Um dia perfeito na cidade de São Paulo

Mosaico de criatividade, vitalidade e cultura, a maior capital brasileira oferece uma infinidade de aventuras diárias.

Por Juliana A. Saad
Publicado 6 de fev. de 2019, 11:07 BRST, Atualizado 5 de nov. de 2020, 03:22 BRT
Embora São Paulo seja uma das maiores cidades do Brasil, cada bairro tem um gosto distinto ...
Embora São Paulo seja uma das maiores cidades do Brasil, cada bairro tem um gosto distinto e eclético.
Foto de Nathaniel Noir, Alamy Stock Photo

Metrópole vibrante, com população em constante crescimento (são mais de 12 milhões de pessoas), São Paulo é a maior cidade do Brasil e capital do estado mais rico do país. Mosaico de influências do mundo todo, essa mistura abriga imigrantes e culturas de muitos lugares, como Japão, Itália, Líbano e França. Tais impressões fazem do dia-a-dia desta cidade uma das mais diversas e ricas experiências do país.

A jornalista Juliana A. Saad dá aqui dicas de como aproveitar um dia em Sampa, como a cidade é carinhosamente chamada pelos moradores da cidade.

De manhã

Não se pode começar um dia em Sampa sem o gosto de um adequado café de padaria, que consiste de pão com manteiga na chapa e café com um pingo de leite. Meu local favorito é o Deli Garage, uma cafeteria e delicatessen localizada no boêmio bairro da Vila Madalena, onde a chef Fernanda Valdívia serve um cardápio de pães e massas doces e salgadas tão delicioso que lhe rendeu o prêmio de melhor padaria em 2018. Enquanto estiver curtindo a Vila Madalena, visite o Beco do Batman para se perder pelas ruelas repletas de grafites.

Sua próxima parada é na Pinacoteca, o museu de arte mais antigo do município, abrigado em um incrível prédio que é ponto de referência da arquitetura da cidade, datado de 1900, no âmago do centro velho, cercado pelo Jardim da Luz. A Pina tem um excelente acervo permanente de arte brasileira e exposições contemporâneas que atraem multidões de toda a América do Sul e do resto do mundo.

Próximo dali, visite a Estação da Luz (cujo prédio foi montado em Glasgow e enviado ao Brasil no início do século 20) para admirar a arquitetura monumental e contrastante. Mas não se esqueça de dobrar a esquina, cruzar a rua e terminar sua visita na Estação Pinacoteca, um anexo do museu da Pina, para vislumbrar grandes exposições temporárias.

O Deli Garage oferece assados caseiros e petiscos artesanais na cidade de São Paulo.
Foto de Deli Garage

Nesse ponto, você já estará com fome! Já que estará no centro, dê uma passada na Casa do Porco Bar (aonde vão todos os chefs locais e convidados) para tomar uma caipirinha—a bebida nacional brasileira—e provar os deliciosos lanches e criativos pratos com carne de porco do aclamado chef Jefferson Rueda.  Espere por uma fila neste gastropub brasileiro, cuja fama é merecida.

Para absorver por completo a vibração de São Paulo, dê uma caminhada para poder apreciar o sinuoso Edifício Copan, uma obra-prima modernista que apresenta a curva suave em concreto que é a assinatura do super arquiteto brasileiro Oscar Niemayer. Se quiser dispensar as filas da Casa do Porco, reserve uma mesa no jardim do Maní e experimente os pratos brasileiros contemporâneos da estrela da cozinha Helena Rizzo (participante do The Final Table, do Netflix, e na lista das 50 Melhores Chefes Femininas do Mundo em 2014).

À tarde

Comece a tarde na Avenida Paulista, passando pelo Museu de Arte de São Paulo (Masp), um estonteante projeto da renomada arquiteta Lina Bo Bardi que ostenta acervos altamente inspiradores e importantes. Se quiser ver algumas das obras de arte mais reconhecidas do Brasil, visite também o Instituto Moreira Salles (IMS), um prédio novo onde você encontrará acervos permanentes de fotografia, música, literatura, iconografia e pintura em grande escala.

Não precisa estar com fome para beliscar uns dadinhos de tapioca, cubos de queijo feitos com farinha de tapioca brasileira no Balaio, o popular restaurante do piso térreo do IMS. O Balaio é uma derivação do famoso restaurante Mocotó, do chef Rodrigo Oliveira, que atrai multidões ávidas a provar seus pratos brasileiros contemporâneos.

mais populares

    veja mais
    Repleto de cores vibrantes, o Beco do Batman é o local para ver um pouco da arte de rua de São Paulo.
    Foto de Diego Grandi, Alamy Stock Photo

    Em seguida, explore o bairro Jardins, com suas alamedas cercadas de lojas, principalmente se quiser adquirir aquele presente único para alguém especial. Lembre-se de passar numa loja exclusiva da marca Havaianas e enlouqueça com os chinelos. Dirija-se à Granado-Phebo para mergulhar num mundo cheiroso de produtos de beleza genuinamente brasileiros envoltos em embalagens vintage. Se estiver com desejo de provar um pedaço do pão de queijo mais gostoso da cidade, faça uma parada na Pão de Queijo Haddock Lobo e não se intimide na comilança.

    A fim de comprar joias brasileiras? Escolha um item de Miriam Mamber; seus designs exclusivos e preciosos atiçam a curiosidade de quem olha, da prata ao ouro, numa gama de opções estonteantes. Se estiver procurando a última palavra em moda brasileira, vá até a Adriana Barra, com seus vestidos de estampas coloridas, e à Adriana Degreas, onde encontrará trajes de banho.

    Você é mais do tipo minimalista esportivo? A Osklen terá algo que combine com você. Cris Barros é reconhecida por suas criações boho chic. Para quem é mais ligado à arte, visite a nova galeria de arte SIM Galeria, para descobrir artistas brasileiros contemporâneos (como Romy Poctzaruk).

    Nesse momento, já será hora de tomar um drink. Procure o lobby do Hotel Fasano, peça um dry martini e aprecie o frescor da ambiência idealizada pelo lendário restaurateur de luxo e hoteleiro Rogério Fasano e projetada pelos astros da arquitetura Isay Weinfeld e Marcio Kogan. Hora de considerar as opções para a noite.

    Pessoas curtindo a vista a partir do terraço do Instituto Moreira Salles (IMS), em São Paulo.
    Foto de Foto Arena LTDA, Alamy Stock Photo

    À noite

    Fique no Fasano e desfrute de um excepcional jantar italiano no incrível Restaurante Fasano, onde são servidos incríveis pratos preparados pelo chef Luca Gozzani, além de vinhos escolhidos pelo sommelier Manoel Beato, num perfeito balé coordenado por Mâitre Almir Paiva.

    Ou, se estiver a fim da culinária brasileira contemporânea, ceie no ótimo restaurante D.O.M., do chef Alex Atala. Nome fixo na lista de "Melhores Restaurantes do Mundo", Atala tem paixão por tudo que é brasileiro. A descoberta do cardápio de degustação é equiparada à altura pela sommelière Gabriela Monteleone. E, em construção: o tão esperado Hotel D.O.M.

    O Drosophyla compreende um bar e um restaurante, localizado numa casa estilo "cottage" dos anos 1920, restaurada, no centro de São Paulo.
    Foto de Drosophyla

    Feche com chave de ouro o dia perfeito em São Paulo no Drosophyla, um bar da madrugada abrigado numa antiga mansão no centro, com música ao vivo e a recepção da graciosa proprietária Madame Lili. Um segredo bem guardado com a galera mais legal da cidade de Sampa, local para onde o Bono Vox foi com o U2 comemorar o último show no Brasil.

    E isso é só um pedacinho do que São Paulo tem para oferecer.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados