Descubra 3 fontes termais perto de vulcões que são surpreendentes

Os vulcões não apenas expelem lava, mas também são capazes de deixar quentes e mineralizadas as águas de fontes termais localizadas ao seu redor. Conheça estas maravilhas da natureza localizadas na América Latina.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 27 de jun. de 2023, 16:57 BRT
Fontes termais no Parque Nacional de Yellowstone.

Fontes termais no Parque Nacional de Yellowstone.

Foto de Drew Rush

Os vulcões costumam ser vistos como causadores de desastres naturais irreparáveis, como enfatiza um artigo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) intitulado "Vulcões são fontes de riquezas”. No entanto, a energia que emana das encostas vulcânicas também traz benefícios para o planeta.  

Isso porque essas verdadeiras “caldeiras naturais” expelem diversos tipos de minerais e energia geotérmica diretamente das entranhas da Terra, bem como também são responsáveis por tornar mornas e enriquecidas as águas de piscinas naturais formadas ao redor dos vulcões. 

National Geographic lista três lugares na América Latina com piscinas de águas quentes próximas a vulcões, as quais valem a visita. 

Em áreas onde ocorreram atividades vulcânicas, há uma abundância de rochas no interior da terra que foram submetidas a altas temperaturas pelo magma sob a crosta terrestre. Nesses locais, a água subterrânea também pode ser encontrada. Em alguns casos, ela passa por uma rede de condutos que vai até a superfície, explica a Fundação Aquae, instituição espanhola que trata sobre sustentabilidade e meio ambiente.

Dependendo da pressão e do tamanho desses condutos, a água subterrânea pode emergir da terra na forma de um jato violento, como no caso dos gêiseres, ou estagnar em baixa pressão e formar fontes termais como as descritas abaixo.

1. As fontes termais de Polques, na Bolívia, ficam nas alturas

A oeste de Chalviri, uma cidade em Potosí, na Bolívia, há uma série de piscinas naturais no caminho para a Reserva Nacional Eduardo Avaroa. 

De acordo com o site iBolivia, endereço online dedicado a promover as atrações turísticas do país, as fontes termais de Polques são feitas de "águas vulcânicas e mineralizadas que brotam das entranhas da terra", enfatiza o site. 

As temperaturas dessas fontes tocadas pelo vulcão Polques contrastam com o clima frio dos Andes, onde as piscinas naturais estão localizadas. Elas ficam a quase 5 mil metros acima do nível do mar. 

2. As fontes termais aos pés do vulcão Mama Tungurahua, no Equador

Há um povoado na província de Tungurahua, no Equador, que vive logo abaixo de um vulcão localizado a 5023 metros acima do nível do mar. De acordo com Ministério do Turismo do Equador, o Mama Tungurahua é o vulcão mais ativo do país e a atração turística mais espetacular de Água Santa. 

A cidade equatoriana está localizada a 180 km a sudeste de Quito, a capital do país, e seu vulcão é a fonte de uma série de fontes termais com temperaturas que podem chegar a 54,5°C, de acordo com um documento topográfico publicado pela Unesco em 2004 e chamado "As Montanhas Vulcânicas do Equador". 

(Leia mais: Vulcão das Ilhas Canárias despertou pela primeira vez em 50 anos

3. As águas mineralizadas das termas del Plomo, no Chile

O terceiro destino para quem quiser conhecer piscinas naturais perto de vulcões está localizado a 68 quilômetros de San José de Maipo, uma região do Chile não muito distante da capital Santiago. O vulcão San José, localizado no meio da Cordilheira dos Andes, faz nascer das entranhas do planeta uma série de fontes termais rústicas a 2 mil e 900 metros acima do nível do mar. 

O Serviço Nacional de Turismo do Chile (Sernatur) informa que, além das piscinas termais naturais, os passeios turísticos ao redor da região vulcânica também incluem caminhadas, trekking e belas paisagens para tirar fotos. 

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados