Abelhas mamangavas estão entrando em extinção em meio ao caos climático

A perda de agentes polinizadores imprescindíveis, causada em parte por flutuações e picos nas temperaturas, pode surtir efeitos terríveis para os ecossistemas e a agricultura.
Ciência

Encontrados os mais antigos vestígios das abelhas modernas na Argentina

As tocas de 100 milhões de anos confirmam que a diversificação das abelhas acompanhou as primeiras plantas floríferas.

Aumento de 50 vezes no uso de agrotóxicos pode levar a apocalipse de insetos

Abelhas, borboletas e outros insetos estão sendo atacados pelas próprias plantas que lhes servem de alimento enquanto a agricultura dos Estados Unidos insiste em utilizar produtos químicos sabidamente mortais.
Doces e cheias de graça: O esplendor das abelhas em 10 imagens
Elas são fonte de vida e essenciais para a economia: confira nossas fotos favoritas desses queridos insetos.

Populações de inseto estão despencando – saiba os motivos e a importância disso

Estudo sugere que 40% das espécies de insetos estão em declínio, uma descoberta preocupante que assustou pesquisadores no mundo todo.

Como as abelhas adquirem suas funções?

Cada abelha possui sua função dentro da colmeia. Algumas precisam limpar, outras alimentar a rainha e outras protegem as entradas da colônia.

Antes considerada extinta, maior abelha do mundo é filmada viva na natureza

A abelha-gigante-de-Wallace desapareceu há mais de um século. Agora está de volta e já sendo vendida online por ao menos um colecionador.
Ciência

Flores podem 'ouvir' o zumbido de abelhas — e deixar seu néctar mais doce

“É preciso entender que a audição não é exclusividade dos ouvidos”, diz pesquisadora.

Sexo, mentiras e larvas: como os escaravelhos parasitas enganam as abelhas

O ciclo de vida de um escaravelho da família Meloidae não é apenas fascinante: pode também estar nos mostrando como uma nova espécie se forma.

Veja por que estas abelhas constroem colmeias espiraladas