Como os feromônios ajudam as abelhas-rainhas a governar e os lêmures a ‘flertar’

Os sinais químicos transmitidos pelo odor exercem uma forte influência sobre o comportamento de vários animais silvestres.

Mamangavas furam as plantas para fazê-las desabrochar mais cedo, surpreendendo cientistas

Como de fato isso ocorre ainda é um mistério, mas se essa técnica for replicada pelos humanos, pode beneficiar a agricultura.

Moda das 'vespas assassinas' destaca riscos provocados pelo medo de insetos e aranhas

Hostilidade e ignorância culturalmente enraizadas em relação aos insetos podem ser prejudiciais para eles e para nós.

Abelhas mamangavas estão entrando em extinção em meio ao caos climático

A perda de agentes polinizadores imprescindíveis, causada em parte por flutuações e picos nas temperaturas, pode surtir efeitos terríveis para os ecossistemas e a agricultura.
Ciência

Encontrados os mais antigos vestígios das abelhas modernas na Argentina

As tocas de 100 milhões de anos confirmam que a diversificação das abelhas acompanhou as primeiras plantas floríferas.

Aumento de 50 vezes no uso de agrotóxicos pode levar a apocalipse de insetos

Abelhas, borboletas e outros insetos estão sendo atacados pelas próprias plantas que lhes servem de alimento enquanto a agricultura dos Estados Unidos insiste em utilizar produtos químicos sabidamente mortais.

Doces e cheias de graça: O esplendor das abelhas em 10 imagens

Elas são fonte de vida e essenciais para a economia: confira nossas fotos favoritas desses queridos insetos.

Populações de inseto estão despencando – saiba os motivos e a importância disso

Estudo sugere que 40% das espécies de insetos estão em declínio, uma descoberta preocupante que assustou pesquisadores no mundo todo.

Como as abelhas adquirem suas funções?

Cada abelha possui sua função dentro da colmeia. Algumas precisam limpar, outras alimentar a rainha e outras protegem as entradas da colônia.

Antes considerada extinta, maior abelha do mundo é filmada viva na natureza

A abelha-gigante-de-Wallace desapareceu há mais de um século. Agora está de volta e já sendo vendida online por ao menos um colecionador.