As 5 curiosidades sobre o barbeiro, o inseto que transmite a doença de Chagas

Este inseto alimenta-se do sangue de mamíferos e, dessa forma, transmite a doença de Chagas.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 14 de abr. de 2023, 13:35 BRT

O barbeiro transmite a doença de Chagas por meio de suas fezes ou urina infectadas com Trypanosoma cruzi.

Foto de Planet Earth

Os triatomíneos, popularmente conhecidos no Brasil como “barbeiros”, são insetos identificados como o principal transmissor da doença de Chagas na América Latina, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo a OMS, o protozoário que causa a doença de Chagas é conhecido como Trypanosoma cruzi, sendo transmitido principalmente por meio do contato com as fezes infectadas ou com a urina do barbeiro.

Esses insetos geralmente mordem em áreas expostas da pele (como o rosto) e defecam ou urinam perto da mordida. Quando a pessoa esfrega o local instintivamente,  o Trypanosoma cruzi entra no corpo por meio da lesão.

No Dia Mundial da Doença de Chagas, celebrado em 14 de abril em homenagem a Carlos Chagas, o médico e pesquisador brasileiro que descobriu a doença em 1909, conheça cinco curiosidades sobre o barbeiro.

1. O barbeiro é um inseto noturno

Os barbeiros se escondem durante o dia e se tornam ativos à noite para se alimentarem do sangue de mamíferos, inclusive humanos, explica a OMS.

2. O inseto vive em áreas rurais e suburbanas

Esse inseto geralmente vive em fendas e buracos nas paredes e telhados das casas e estruturas ao ar livre como galinheiros, currais e galpões em áreas rurais e suburbanas, diz a OMS.

3. Até mesmo os filhotes do barbeiro podem transmitir a doença

O Ministério da Saúde da Argentina adverte que os filhotes ou ninfas desses insetos eclodem dos ovos e, como os indivíduos adultos, se alimentam de sangue. Portanto, se estiverem infectados com o Trypanosoma cruzi, também podem transmiti-lo.

O barbeiro vive em áreas rurais e suburbanas e é um inseto noturno.

Foto de Omar Cerna

4. O barbeiro muda de casca

À medida que crescem, os barbeiros sofrem mudanças em seu corpo e trocam de casca. Esse processo é conhecido como "muda", explica o ministério argentino.

5. Os barbeiros não nascem naturalmente com o parasita

Embora os barbeiros sejam identificados como o principal transmissor da doença de Chagas, eles não nascem naturalmente com o parasita, mas se infectam quando mordem um animal ou pessoa que tem o Trypanosoma cruzi em seu sangue.

Como prevenir a propagação do barbeiro

Como indicado pela OMS, ainda não há vacina aprovada contra a doença de Chagas. Logo, o controle do barbeiro é considerado o método de prevenção mais eficaz na região da América Latina, onde vive a grande maioria desses insetos.

Algumas estratégias sugeridas pela organização sanitária para evitar a proliferação do barbeiro (e, portanto, a transmissão do Trypanosoma cruzi) são:

• Pulverizar as casas e seus arredores com inseticidas;
  • Melhorar a estrutura física de moradias, fechando rachaduras e frestas (residências precárias e degradadas são mais suscetíveis à proliferação do inseto);
  • Manter medidas preventivas pessoais como o uso de telas contra insetos nas janelas;
  • Adotar boas práticas de higiene no preparo, transporte, armazenamento e consumo de alimentos (a transmissão da doença também ocorre pela ingestão de alimentos contaminados).