Quantas espécies de ursos existem no mundo?

Distribuídos em diferentes continentes, esses mamíferos são tão diversos quanto únicos: podem ser enormes ou pequenos, e comem de insetos a outros mamíferos e peixes.

Publicado 22 de mar. de 2024, 12:00 BRT

Um urso panda (Ailuropoda melanoleuca) come bambu dentro de um recinto no Centro de Conservação e Pesquisa de Wolong, na província chinesa de Sichuan.

Foto de Ami Vitale

O mundo comemora o Dia Mundial do Urso, uma ocasião especial celebrada anualmente em 23 de março, dedicada a homenagear esses mamíferos fascinantes que instigam a humanidade há séculos. A data também representa uma oportunidade única de destacar diversidade de espécies de urso que povoam o planeta e de refletir sobre seu papel crucial nos ecossistemas que habitam.

Das tundras congeladas do Ártico às densas florestas tropicais, os ursos adaptaram suas habilidades e comportamentos a uma grande variedade de ambientes, tornando-se símbolos da força da natureza e da fragilidade dos ecossistemas em que prosperam.

Na data da efeméride destinada aos ursosa National Geographic detalha a beleza desses animais e também os desafios que eles enfrentam em um mundo cada vez mais mutável.

Quantas espécies de ursos existem no mundo?

De acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), existem oito espécies de ursos no planeta hoje. Conheça cada uma delas e suas principais características:

1. Urso marrom

O urso marrom (Ursus arctos) é o urso mais amplamente distribuído no mundo. Aqui, um urso atravessa uma estrada no Parque Nacional Grand Teton, Wyoming, EUA.

Foto de Charlie Hamilton James

O urso marrom (Ursus arctosvive nas florestas e montanhas do norte da América do Norte, mas é encontrado também na Europa e na Ásia. Esse predador do topo da cadeia alimentar é o mais amplamente distribuído no mundo.

Esses gigantes onívoros costumam comer desde nozes, bagas, frutas, folhas e raízes, além de roedores e até alces, observa um artigo da National Geographic Estados Unidos.

2. Urso polar

O pelo branco do urso polar (Ursus maritimus) ajuda o mamífero a se camuflar no gelo do Ártico.

Foto de SCOTT KISH

O urso polar (Ursus maritimusvive entre as camadas de gelo do Ártico e caça nadando nas águas geladas da região. Essa espécie possui uma espessa camada de pelo que funciona como isolante para a temperatura fria ao cobrir uma camada gordura corporal.

Seu pelo branco também proporciona camuflagem na neve e no gelo. Ele costuma caçar focas, observa o mesmo artigo de NatGeo.

3. Urso-negro

O urso-negro (Ursus americanus) é o urso mais comum e conhecido da América do Norte. Ele geralmente vive em florestas e é um excelente escalador de árvores, embora também seja encontrado em montanhas e pântanos.

Um urso negro americano (Ursus americanus) pesca salmão na floresta Great Bear Rainforest, na Colúmbia Britânica, Canadá.

Foto de Paul Nicklen

A maior parte de sua dieta consiste em gramíneas, raízes, bagas e insetos. Ele também come peixes, outros mamíferos e desenvolveu gosto por comida humana e lixo, um hábito muito perigoso, diz o texto da  NatGeo norte-americana.

4. Urso-negro-asiático

Embora tenham sido encontrados restos fósseis em locais na Europa, o urso-negro-asiático (Ursus thibetanus) é restrito ao continente asiático. Ele se desloca para diferentes habitats, acompanhando as mudanças na abundância de alimentos.

Sua dieta varia de acordo com as estações do ano. Ela inclui vegetação suculenta (brotos, gramíneas e folhas) na primavera, insetos e uma variedade de frutas de árvores e arbustos no verão e frutas secas (nozes) no outono, diz a IUCN.

5. Urso malaio

O Helarctos malayanus é o menor membro da família dos ursos e leva uma vida insular nas densas florestas de planície do sudeste asiático.

Também conhecido como "urso do sol", esse mamífero recebe esse nome devido à mancha dourada em forma de peito em seu peito. Eles caminham pesadamente pelas florestas à noite, comendo frutas, bagas, raízes, insetos, pequenos pássaros, lagartos e roedores. Eles têm um excelente olfato e garras extremamente longas, descreve Nat Geo.

6. Urso-de-óculos

O chamado urso-de-óculos (Tremarctos ornatus) é uma espécie minúscula encontrada nas densas florestas andinas da América do Sul e tem a distinção de ser o único urso do continente.

O urso-de-óculos (Tremarctos ornatus) é o único urso encontrado na América do Sul. Na foto, a ursa Billie Jean com seus dois filhotes de 18 semanas, fotografados em 2015 no Smithsonian National Zoo, nos Estados Unidos.

Foto de CONNOR MALLON Smithsonian's National Zoo, Photos for News Media

Um urso negro asiático (Ursus thibetanus) resgatado em agosto de 2017 mergulha suas patas na água em Al Ma'Wa for Nature and Wildlife, Jerash, Jordânia.

Foto de Muhammed Muheisen

Também chamados de ursos andinos, eles são conhecidos por serem muito tímidos. Geralmente noturnos e principalmente vegetarianos, eles coletam frutas, bagas, cactos e mel, de acordo com o artigo mencionado acima.

7. Urso-preguiça

O solitário urso-preguiça (Melursus ursinus) vive nas florestas do sul da Ásia. Emitindo grunhidos e bufos barulhentos, ele anda sozinho, geralmente à noite, em busca de frutas frescas e insetos, incluindo cupins e formigas.

O Melursus ursinus emprega um método específico de procurar alimento na natureza: usa suas garras longas e curvas para penetrar nos montes de ninhos, que podem ser duros como pedra.

8. Urso panda

Na natureza, o urso panda (Ailuropoda melanoleuca) vive apenas em regiões montanhosas remotas da China central e tem um apetite insaciável por bambu.

Ele pode subir a até 3.900 metros de altura para se alimentar nas encostas das montanhas durante o verão. Embora pareça ser sedentário, é um alpinista habilidoso e um nadador eficiente, conclui a Nat Geo.