Estes são alguns dos maiores insetos da América Latina
Uma vespa se alimenta de pólen de serralha.
De todas as formas, aparências e cores, os insetos são parte fundamental para o equilíbrio do ecossistema e estão presentes em quase todos os habitats.
Na região neotropical (que abrange o México, a América Central e a América do Sul, incluindo o Brasil), há exemplares que chamam a atenção pelo tamanho.
De acordo com Jorge Frana, agrônomo, entomologista e membro da Sociedade Entomológica Argentina, estes são alguns dos maiores insetos da América Latina:
Gafanhoto-gigante
As fêmeas do gafanhoto-gigante (Tropidacris collaris) podem medir até 12 centímetros de comprimento, afirma o especialista.
A espécie habita a maior parte da América do Sul, desde a Colômbia e a Venezuela até a Argentina.
Tanto as ninfas (estágio imaturo ou juvenil dos insetos com metamorfose incompleta) quanto os adultos se alimentam de plantas como quebracho-branco, quebracho-vermelho, alfarroba e mistol.
Mariposa-bruxa
A mariposa-bruxa (Ascalapha odorata), também conhecida como bruxa-negra, pode medir até 20 centímetros com as asas abertas.
Ela habita toda a região neotropical e se alimenta de folhas de Fabaceae, uma família de plantas que inclui árvores, arbustos e ervas facilmente reconhecíveis por seus frutos semelhantes a leguminosas, relata Frana.
Besouro Macrodontia cervicornis
O besouro Macrodontia cervicornis é encontrado em toda a região neotropical, embora seja mais fácil encontrá-lo nas florestas tropicais.
De acordo com o entomologista argentino, esse inseto pode permanecer em estágio larval por até dez anos e, nessa fase, atingir 21 centímetros de comprimento.
Já os indivíduos adultos apresentam cerca de 17 centímetros (ou seja, são um pouco menores do que as larvas).
Barata-d’água Lethocerus maximus
O Lethocerus maximus é uma barata-d’água que pode alcançar 11,5 centímetros, alimentando-se de peixes, anfíbios e outros animais aquáticos. Essa espécie pode ser encontrada na Venezuela e no Brasil.
Besouro-hércules
O besouro-hércules (Dynastes hercules) é um dos maiores insetos voadores da Terra, de acordo com um artigo de 2018 da National Geographic. Eles podem medir até 17 centímetros de comprimento e as larvas, acrescenta Frana, chegam a 11 centímetros.
Visualmente, eles são caracterizados por um chifre brilhante que usam para agarrar outros machos e jogá-los para fora das árvores com o objetivo de obter as melhores posições no local de alimentação, diz o artigo.
Vespa-caçadora
Conhecidos no Brasil pelos nomes de vespa-caçadora, marimbondo-caçador e cavalo-do-cão, os insetos do gênero Pepsis podem medir até 11 centímetros, afirma Frana.
De acordo com o Museu de História Natural de Londres (NHM, na sigla em inglês), essas vespas têm o nome de “caçadora” devido ao hábito de caçar tarântulas.
Elas são encontradas na América Central, América do Sul e também no sul dos Estados Unidos.
Borboleta-caixão-de-defunto
O Heraclides thoas, popularmente chamado de borboleta-caixão-de-defunto, é encontrado no México, Peru, Equador, Bolívia, Brasil e Argentina.
Estima-se que os adultos possam atingir uma envergadura de 10 a 13 centímetros e suas larvas são normalmente encontradas em árvores cítricas, conclui Frana.