Um jovem canguru vermelho parece assumir uma posição defensiva no deserto rochoso de Sturt, na Austrália.

Os cangurus são canhotos? Veja o curioso caso destes marsupiais que intrigam a ciência

No Dia Mundial dos Cangurus, celebrado no dia 24 de outubro, descubra uma curiosidade sobre este animal nativo da Austrália: alguns cangurus são quase exclusivamente canhotos.

Um jovem canguru vermelho parece assumir uma posição defensiva no deserto rochoso de Sturt, na Austrália.

Foto de Jami Tarris, Corbis
Por Carrie Arnold
Publicado 24 de out. de 2025, 06:44 BRT

O canguru é um animal diferente por natureza, nativo da Austrália e só encontrado livremente no país, ele tem a preferência por usar a mão esquerda. A escolha deste marsupial da família Macropodidae provavelmente surgiu depois que os cangurus vermelhos e cinzentos orientais começaram a andar eretos, assim como aconteceu com os seres humanos, afirma um novo estudo.

Isso pode não parecer tão revolucionário. Mas, durante décadas, os pesquisadores acreditavam que a lateralidade — a ideia de que a maioria dos membros de uma espécie usa a mesma mão para fazer quase tudo — existia apenas em grandes primatas, incluindo os seres humanos.

Porém, não é bem assim não. Ao combinar centenas de observações de marsupiais selvagens, os cientistas relatam que os cangurus vermelhos e os cangurus cinzentos orientais — duas espécies icônicas da Austrália — quase sempre usam suas patas esquerdas.

Essa lateralidade, diz o líder do estudo, Yegor Malashichev, zoólogo da Universidade Estadual de São Petersburgo, na Rússia, provavelmente surgiu depois que essas espécies de cangurus começaram a andar sobre duas patas, de forma ereta, assim como aconteceu com os seres humanos.

Parece que não somos mais tão únicos assim”, disse Malashichev, cujo estudo foi publicado na revista científica Current Biology.

(Sobre Animais, leia também: Em busca do leopardo-das-neves: a aventura de um biólogo brasileiro nos Himalaias atrás do grande felino em extinção)

O equilíbrio encontrado pelos cangurus


Entre os animais quadrúpedes, a lateralidade nunca foi documentada, provavelmente porque eles precisam de todos os seus membros para se moverem.

Mas em espécies como os seres humanos e os cangurus, que desenvolveram a capacidade de andar sobre duas patas, as mãos ficam livres para realizar outras tarefas.

Malashichev iniciou sua pesquisa depois de descobrir que um tipo de marsupial chamado canguru-de-pescoço-vermelho demonstrava preferência por uma das mãos ao andar sobre duas patas, mas não quando andava sobre quatro. Essas descobertas foram publicadas na revista Animal Behaviour em 2012.

Para seu estudo, cujo trabalho de campo foi financiado pelo Comitê de Pesquisa e Exploração da National Geographic, Malashichev e seus colegas registraram a preferência de membros em três espécies de marsupiais selvagens na Tasmânia e na Austrália continentalcanguru-de-pescoço-vermelhocanguru-vermelhocanguru-cinza-oriental.

A equipe também observou cangurus-arborícolas-de-Goodfellow, que vivem em cativeiro em zoológicos em Sydney e na Europa. Essa espécie, nativa das florestas da Papua-Nova Guiné e que geralmente precisa dos quatro membros para escalar, não mostrou nenhum sinal de lateralidade

Um canguru olha para a câmera ao pôr do sol na Ilha Kangaroo.

Um canguru olha para a câmera ao pôr do sol na Ilha Kangaroo.

Foto de SHUTTERSTOCK

Os cangurus de pescoço vermelho, observou a equipe, usavam a mão esquerda quando estavam em pé sobre dois membros e se alimentavam ou se limpavam.

Mas os cangurus vermelhos e cinzentos se destacaram: eles preferiam se limpar e também comer usando sempre a mão esquerda, independentemente de estarem em pé sobre duas ou quatro patas.

“É sem dúvida um trabalho importante, e fiquei bastante surpreso com a quantidade desses animais canhotos, considerando o quão atrofiadas e inúteis são suas patas dianteiras”, disse Paul MacNeilage, biólogo da Universidade do Texas em Austin, Estados Unidos, que não participou do estudo.

“Mas eu gostaria que eles tivessem analisado uma variedade maior de espécies animais, em vez de se concentrarem apenas nos marsupiais.”

(Você pode se interessar também: Dia Mundial do Canhoto: os 4 fatos surpreendentes sobre quem tem a mão esquerda como dominante)

Dando uma mãozinha à evolução


Malashichev acredita que a lateralidade em humanos e cangurus evoluiu devido a diferenças antigas no funcionamento dos lados direito e esquerdo do cérebro.

Por exemplo, muitos animais, mesmo aqueles sem lateralidade, geralmente preferem usar o lado direito para tarefas cotidianas, que é controlado pelo hemisfério esquerdo do cérebro.

As chamadas tarefas de emergência, como fugir de predadores, são delegadas ao lado esquerdo do corpo e ao hemisfério direito do cérebro.

Essas diferenças neurais se tornaram cada vez maiores quando os ancestrais dos seres humanos e dos cangurus começaram a andar eretos.

Então, por que esses marsupiais preferem a mão esquerda quando cerca de 90% dos seres humanos são destros? MacNeilage tem uma hipótese possível.

Os ancestrais dos cangurus vermelhos e cinzentos, que viviam em árvores, dependiam principalmente do lado direito para se locomoverem pelas copas das árvores, o que significava que apenas as mãos esquerdas ficavam livres para se limparem e se alimentarem. 

Portanto, se você se deparar com um canguru ao longo da vida, fique atento ao seu gancho de esquerda.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Saúde

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2025 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados