Como interpretar o passado a partir de objetos arqueológicos

Arqueólogo discorre sobre as técnicas e processos utilizados para compreender como viviam os antigos habitantes da Amazônia.

Fotos de esqueletos ganham vida com uso de gelatina

Técnica produz imagens detalhadas e sobrenaturais que cientistas utilizam para estudar anatomia animal.

Estudo de DNA aumenta mistério sobre lago dos esqueletos

Os inúmeros corpos encontrados no Lago Roopkund eram de peregrinos que morreram após um temporal no Himalaia há mais de cem anos — ou assim pensavam os pesquisadores.

Quem foram os primeiros europeus?

Novos exames de restos mortais de antigos povoadores comprovam que a Europa sempre abrigou diferentes povos, mesclando legados genéticos de imigrantes vindos da África, do Oriente Médio e das pradarias da atual Rússia.

Esse esqueleto medieval de 500 anos foi encontrado com as botas calçadas nos pés

Ossos de um homem descobertos ao lado do Rio Tâmisa, em Londres, revelam sinais de uma vida difícil e uma morte misteriosa.

DNA da sífilis é extraído de ossos da era colonial

Os genes de 350 anos podem ajudar pesquisadores a encerrarem o debate sobre a origem da doença.

Veja esqueletos queimados são resquícios raros de antiga invasão gótica

Uma criança e dois adultos viviam em cidade antiga na região onde hoje fica a Bulgária, antes de ser conquistada por um exército germânico há 1,7 anos.

Esqueletos queimados são resquícios raros de antiga invasão gótica

Uma criança e dois adultos viviam em cidade antiga na região onde hoje fica a Bulgária, antes de ser conquistada por um exército germânico há 1,7 mil anos.

Ancestral humano de 3,6 milhões de anos é revelado ao público

A montagem do "Pé Pequeno", o esqueleto hominídeo mais antigo já encontrado na África Austral, foi um esforço que demorou mais de 20 anos.