Quem foi Nicolau Copérnico e qual é sua principal contribuição para a ciência?

Copérnico nasceu na Polônia, no século 15, e seu principal estudo revolucionou a astronomia e a concepção do Sistema Solar.

Ilustração do Sistema Solar.

Arte de DANA BERRY
Publicado 25 de ago. de 2023, 13:08 BRT

Copérnico (1473-1543) foi um astrônomo polonês e uma das figuras mais fascinantes do Renascimento, observa o Museu Nicolaus Copernicus, uma instituição governamental dedicada ao cientista e localizada em Warmia e Masuria, na Polônia.

Uma das contribuições mais importantes de Copérnico para a ciência foi a postulação da teoria heliocêntrica, que sustenta que os planetas giram em torno do Sol.

Quem foi Nicolau Copérnico?

Nicolau Copérnico (cujo nome em polonês é Mikołaj Kopernik) era filho do comerciante Nicolau Copérnico e de Barbara Watzenrode, que também era de uma importante família de comerciantes, segundo informações do museu polonês.

Quando Copérnico tinha 10 anos de idade, seu pai morreu e a família ficou sob os cuidados de seu tio materno Lucas Watzenrode, que mais tarde se tornou bispo de Warmia, cidade no norte da Polônia. O fato ocorreu em 1489 e permitiu que Copérnico recebesse uma boa educação.

Como o Museu indica, o jovem estudou na Academia de Cracóvia, na Polônia, onde adquiriu um amplo conhecimento das ciências humanas e uma grande paixão pelo estudo da astronomia. Ele também foi educado na Itália, onde estudou direito e medicina e obteve um doutorado em direito canônico em 1503.

No mesmo ano, ele deixou a Itália e voltou para Warmia. Seu tio conseguiu um emprego para Copérnico como professor em Wroclaw (cidade no sudoeste da Polônia), embora, na realidade, ele tenha se dedicado principalmente a trabalhos administrativos e médicos.

Como cônego da igreja, Copérnico assumiu várias tarefas, entre elas a cobrança de aluguéis de terras da igreja e a supervisão das finanças, como revela a plataforma educacional Encyclopaedia Britannica. De acordo com a Nasa, o gênio usou a renda do cargo para ajudar a pagar seus estudos.

Além disso, Copérnico se dedicava também a trabalhos astronômicos em seu tempo livre.

Na foto, um antigo mapa da Terra feito em 1585.

Foto de Stuart Conway

Qual foi a contribuição de Nicolau Copérnico para a ciência?

Na época de Copérnico, a maioria das pessoas acreditava na teoria do astrônomo grego Cláudio Ptolomeu, que mais de mil anos antes havia dito que a Terra era o centro do Universo e que o planeta permanecia imóvel, como explica a Nasa.

De acordo com a agência norte-americana, Copérnico achava que a teoria de Ptolomeu estava incorreta. Assim, em algum momento entre 1507 e 1515, ele divulgou pela primeira vez os princípios de sua teoria heliocêntrica.

O astrônomo propôs que a Terra e os demais planetas giravam em torno do Sol e que, além de orbitar anualmente em torno do Sol, a Terra girava uma vez por dia em seu próprio eixo. Ele também argumentou que mudanças lentas de longo prazo na direção do eixo da Terra explicavam a precessão dos equinócios, informa a Britannica.

De acordo com a enciclopédia, "a teoria de Copérnico teve consequências importantes para pensadores posteriores da Revolução Científica, incluindo figuras relevantes como Galileu Galilei, Johannes Kepler, René Descartes e Isaac Newton".

Além disso, a Nasa ressalta que as observações de Copérnico sobre os céus foram feitas a olho nu, pois o telescópio não existia até então.

O astrônomo expressou a teoria heliocêntrica em sua principal obra – “Sobre as Revoluções dos Orbes Celestes” – escrita em latim, e cujo manuscrito foi concluído em 1530, embora não tenha decidido publicá-la por muito tempo.

Copérnico só publicou seus estudos ao chegar a Frombork (uma outra cidade polonesa, que fica no norte do país) e por insistência de seu discípulo, o astrônomo e matemático George Joachim von Lauchen (cujo nome real era Georg Joachim Rheticus), Foi ele que persuadiu Copérnico a publicar o trabalho em papel, segundo as observações do museu.

O estudo completo  de Nicolau Copérnico foi impresso em 1543 em Nuremberg, o principal centro de impressão da Alemanha. No mesmo ano, provavelmente em 21 de maio, Copérnico morreu de um derrame, informa a Encyclopaedia Britannica.