A palavra pistache vem do grego pistákion, que significa “noz verde”.

Qual é a origem do pistache?

Presente na dieta alimentar de nobres e plebeus de Oriente Médio e Europa desde a Antiguidade, o pistache já foi visto como remédio, afrodisíaco e noz premiada para quem vivia na Roma do passado.

A palavra pistache vem do grego pistákion, que significa “noz verde”.

Foto de Rebecca Hale
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 26 de fev. de 2024, 12:00 BRT

pistache é um fruto seco que acompanha a humanidade há centenas de anos, e que já foi usado tanto como remédio e também no papel de substância afrodisíaca. A informação é da Biblioteca Nacional de Medicina (National Library of Medicine, NIH) dos Estados Unidos.

O alimento tem inclusive uma data que promove sua valorização: todo 26 de fevereiro se celebra o Dia Mundial do Pistache, noz que comprovadamente traz benefícios para a saúde quando ingerido. 

Tão popular atualmente na dieta de populações de diversos países, o pistache faz sucesso desde a Antiguidade. Descubra mais sobre qual é a origem do pistache

Entre todas as nozes, o pistache é a que possui os níveis mais altos de potássio. 

Foto de Rebecca Hale

Qual é a origem do pistache? 

O pistache é um tipo de noz que vem da Pistacia Verauma planta originária do Oriente Médio, mais especificamente de áreas montanhosas de Síria, Turquia, Irã e Afeganistão, diz um artigo da National Geographic Espanha sobre o alimento. Ela floresce em climas quentes. 

Ainda que não se saiba exatamente quando passou a ser usado pelas pessoas, um manuscrito do início do século 6 a.C. já menciona a presença do pistache na Europa. “Outras histórias falam de sua presença nos Jardins Suspensos da Babilônia, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo”, afirma o texto espanhol. 

Em certas culturas do Oriente Médiosentar-se abaixo de árvores de pistache ouvir o som da fruta madura se abrindo era sinal de boa sorte, segue contando o artigo da NatGeo Espanha. Mas sabe-se também que ele foi amplamente cultivado no antigo Império Persa, como  conta o site da Biblioteca Nacional de Medicina norte-americana.

Por sua vez, a Oxford Academic (plataforma da Universidade de Oxford, do Reino Unido, que promove a educação), relembra uma lenda sobre o consumo de pistache na Antiguidade na qual a Rainha de Sabá (reino que ficava na região sul da península Arábica, próximo ao Mar Vermelho) teria decretado o alimento como sendo exclusivo da realeza.

A fonte também ressalta que, no século 1 d.C., os pistaches eram vistos como uma noz “premiada” em Roma.

Atualmente, com a grande comercialização do pistache, as plantações do fruto já extrapolaram essas regiões originárias e ele é produzido em outros lugares do mundo, como Austrália, México, Espanha e Estados Unidos. O Irãa Califórnia são os maiores produtores de pistache do mundo, cada um produzindo várias centenas de milhões de libras por ano, diz a Oxford Academic.

mais populares

    veja mais

    Segundo um artigo da Oxford Academic, o pistache é verde e roxo (em algumas de suas partes internas), como resultado da ação de duas substâncias: a luteína (um carotenóide de tom e amarelo-limão) e a antocianina (responsável por dar cor arroxeado aos alimentos).

    Foto de Rebecca Hale

    Por que o pistache é verde? 

    Rico em nutrientes – como ácidos graxos saudáveis para o coraçãopotássiomagnésiovitamina K e vários tipos de fitoquímicos (compostos químicos vindos de plantas) – o pistache tem uma coloração característica

    O artigo sobre o alimento da Oxford Academic explica ainda que o pistache é verde (e roxo, em algumas de suas partes internas), como resultado da ação de duas substâncias: a luteína (um carotenóide de tom e amarelo-limão encontrado também em vegetais como espinafre, abobrinha, couve-flor, ervilha, brócolis, por exemplo); e a antocianina,  composto químico que dá tom arroxeado aos alimentos (e está presente na groselha e no mirtilo). 

    A Oxford Academic afirma que entre todas as nozes, o pistache é a que possui os níveis mais altos de potássio. A fonte detalha que os pistaches crescem em cachos semelhantes aos das uvas, mas tal como as amêndoas, são envoltos por uma “casca carnuda”. As nozes verdes ficam maduras no final do verão (ou no início do outono), e suas cascas tornam-se rosadas. A casca interna, então, se divide naturalmente protegendo seu precioso interior esverdeado. 

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados