Sabor de chocolate? Conheça 5 frutas exóticas

Essas frutas são ricas em vitamina C, fibras e potássio. A aparência e o sabor delas as tornam incomuns.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 27 de set. de 2023, 15:00 BRT

Carambola amarela exótica pendurada em um galho, Waipio Valley, Ilha do Havaí, Havaí.

Foto de Chris Bickford

O consumo diário de frutas e legumes é uma excelente forma de incorporar vitaminas, minerais, fibras e uma série de antioxidantes e nutrientes essenciais para o corpo. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo desses alimentos pode prevenir vários males humanos, como doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer

A seguir, a National Geographic apresenta uma lista de cinco frutas que possuem uma aparência curiosa e são ricas em proteínas.  Uma delas fornece três vezes mais vitamina C do que uma laranja. 

1. Pitaia 

Hylocereus undatus é a planta que dá origem à fruta popularmente conhecida como pitaia ou fruta-do-dragão. É a espécie mais amplamente cultivada do gênero Hylocereus. Embora seja nativa da América Central, pode ser encontrada em regiões tropicais de todo o mundo. 

Atualmente, é produzida na Nicarágua e na Colômbia, enquanto o Vietnã é o maior produtor da Ásia e também pode ser encontrada em Israel, na África do Sul e na Austrália, diz a Encyclopedia of Life (EOL), base de dados online sobre seres vivos, incluindo plantas. 

A pitaia é cultivada como planta para consumo. A baga, que tem entre 6 e 12 centímetros de diâmetro, fica vermelha ou amarela quando madura. Em seu interior, a polpa tem aparência transparente e se distingue pelas numerosas sementes pretas que contrastam com sua cor. 

2. Rambutão

Um agricultor segura um saco de rambutan, também conhecido como lichia peluda, Nova Califórnia, Rondônia, Brasil.

Foto de Luisa Dörr

Originária da Ásia, a rambuteira (Nephelium lappaceum) é uma árvore tropical de tamanho médio pertencente à família Sapindaceae. Seu fruto, o rambutão, é do tipo drupa oval (fruta carnuda que envolve um caroço, como o pêssego) de 3 a 6 centímetros de diâmetro que cresce em grupos de 10 a 20 unidades juntas, explica a EOL.

Sua casca avermelhada, amarela e alaranjada é coberta de espinhos. Dentro da fruta há uma polpa macia e suculenta que pode ser azeda, doce e melada. Entretanto, a semente é venenosa, por isso o consumo não é indicado.

Uma árvore adulta pode produzir até 400 quilos de frutos anualmente, pois é uma planta perene, ou seja, pode dar frutos mais de uma vez por ano.

3. Carambola

mais populares

    veja mais

    A carambola é produzida pela árvore Averrhoa carambola, da família Oxalidaceae, nativa da Indonésia, Índia, Tailândia e Sri Lanka. 

    No entanto, a EOL explica que ela é amplamente distribuída nas Américas, desde o sul dos Estados Unidos até o Brasil.

    Outro nome popular da carambola é fruta-estrela, pois, quando cortada transversalmente, seu formato de cinco pontas dá a aparência de uma estrela. De acordo com a EOL, além de ser consumida em sua forma natural, ela é usada para produzir suco. 

    De cor amarela ou laranja, a carambola cresce em cachos. Sua polpa suculenta e ácida contém vitamina A, C, fósforo e potássio. 

    4. Pepino-africano

    O pepino-africano (Cucumis metuliferus), também chamado de kiwano, é uma espécie de planta trepadeira da família Cucurbitaceae, a mesma espécie que inclui o melão. Seu fruto comestível tem o formato de um melão oval com espinhos semelhantes a chifres.

    Embora seja nativo da África, também é cultivado na Nova Zelândia, Austrália, Israel, Espanha, Chile, Argentina e Venezuela

    A enciclopédia afirma que o kiwano tem um sabor exótico: ele se assemelha ao kiwi e à banana quando consumido com açúcar. Por outro lado, quando está em uma salada, seu sabor é mais parecido com o do pepino, embora seja "mais refrescante". Quando madura, a fruta também é usada como decoração em arranjos de mesa.

    5. Sapota-preta

    A última fruta da lista é conhecida por seu sabor semelhante ao do chocolate. A sapota-preta, também conhecida como a fruta do pudim de chocolate, vem da árvore Diospyros nigra, nativa da América Central e da Colômbia. De acordo com a EOLDiospyros significa "fruto divino" e inclui muitas outras espécies de árvores frutíferas, além da sapota-preta.

    Na aparência, o fruto é semelhante ao tomate. Ele pode medir entre 5 e 10 centímetros de diâmetro e tem uma casca que muda de cor oliva para amarelo quando está maduro e pronto para ser consumido. Entretanto, sua casca não é comestível, de acordo com a EOL

    À medida que amadurece, a polpa assume um sabor, cor e textura que se comparam ao pudim de chocolate – daí o apelido. De acordo com a EOL, a sapota-preta "tem três vezes mais vitamina C do que uma laranja", além de ser rica em fibras e potássio.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados