Planetas em que os seres humanos poderiam viver

Descubra quais critérios a Nasa usa para definir um planeta fora do Sistema Solar como habitável para as pessoas.

Publicado 15 de mai. de 2023, 13:32 BRT

Arte retratando a colonização de Marte.

Arte de STEPHAN MARTINIERE

Para procurar planetas onde os seres humanos possam viver, a agência espacial norte-americana Nasa usa a Terra como exemplo porque é o único planeta onde se sabe que existe vida biológica (animal, vegetal, fungo, protista e monera) em todo o seu esplendor. Saiba abaixo quais planetas poderiam ser habitáveis para os seres humanos.

Dois exoplanetas possivelmente habitáveis

Em 24 de janeiro de 2023, a Nasa divulgou a descoberta sobre dois exoplanetas que, embora estejam a 16 anos-luz de distância da Terra, são um parâmetro próximo em escalas astronômicas. São os planetas GJ 1002 B e C, que são tão maciços quanto a Terra e orbitam uma estrela anã vermelha dentro de sua zona habitável.

Devido à frequência com que uma anã vermelha emite brilho, que é pouca e muito espaçada, ao contrário do Sol, sua "zona habitável" deve ser muito mais próxima em comparação com a distância entre a Terra e o centro do Sistema Solar. É por isso que GJ 1002 B, o planeta mais próximo da anã vermelha, tem uma órbita que dura apenas 10 dias. O planeta C, por outro lado, leva 20 dias para completar uma órbita completa em torno de sua estrela.

Essa dupla de planetas, argumenta a agência norte-americana, junta-se a uma lista de 10 corpos celestes que possuem características propícias para talvez abrigar vida. Essa lista consiste em "pequenos mundos em uma zona habitável que têm menos de 1,5 vez o tamanho da Terra ou menos de cinco vezes a sua massa".

O que é uma zona habitável?

De acordo com a agência espacial norte-americana, uma "zona habitável" é uma região do Sistema Solar onde poderia existir água líquida na superfície de um planeta em órbita de uma estrela. Essas regiões, também conhecidas como "cachinhos dourados", têm condições climáticas adequadas para a vida porque não são nem muito quentes nem muito frias.

água da Terra é essencial para a vida, diz a Nasa, e observa que todas as estrelas do Universo têm uma zona habitável, mas ela varia em distâncias de acordo com o tamanho e o brilho da estrela naquele sistema estelar. Além disso, é necessário considerar o tipo de planeta que orbita essa zona habitável para determinar a possibilidade de existência de vida no local.

Gigantes gasosos como Júpiter, por exemplo, não têm chance de conter vida em seu interior devido às condições climáticas e ao tipo de atmosfera que possuem.

(Curiosidades: Veja o que aconteceria se o Sol se apagasse

O que torna um planeta habitável?

Para que um planeta fora do Sistema Solar seja considerado habitável, a Nasa usa uma série de determinações em sua análise, incluindo as seguintes condições:

• A vida requer água líquida, energia solar e nutrientes;
  • O planeta deve estar localizado na região habitável da órbita com sua estrela, cuja temperatura é propícia para conter vida de qualquer tipo;
  • Um planeta habitável precisa de uma atmosfera para filtrar os altos níveis de raios X e raios UV que emanam da estrela que ele orbita;
  • O planeta dentro da zona habitável pode ser quente, mas não tem ar. É por isso que a Nasa adverte que nem todo corpo terrestre que orbita a zona habitável é adequado para a vida;
  • Os planetas rochosos são os candidatos mais bem posicionados para a vida, desde que também contenham as condições acima;
  • Como o Sol alimentou a vida na Terra por mais de 4 bilhões de anos, a Nasa sugere que as estrelas do tipo G, como a do Sistema Solar, são potencialmente as mais comuns para que os planetas que as orbitam contenham vida.