Estrelas do aglomerado globular Omega Centauri.

Quais são as estrelas mais próximas do Sol?

Há muitos anos os cientistas estudam as estrelas espalhadas pelo Universo. Descubra quais eles apontam como as que realmente estão mais próximas do Sol.

Estrelas do aglomerado globular Omega Centauri.

Foto de NASA ESA
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 25 de out. de 2023, 14:23 BRT

Na vastidão do Cosmos, as estrelas mais próximas do Sol podem ser vistas a olho nu à noite desde o planeta Terra. Todos esses pontos luminosos que vemos no céu estão a anos-luz de distância e, devido ao imenso tamanho que as estrelas possuem, o brilho que emitem é capaz de percorrer um longo caminho no espaço e, por isso, consegue ser visto pelo olho humano. 

A seguir, conheça uma série de curiosidades e as distâncias que separam o Sol de suas estrelas vizinhas. Desde Proxima Centauri até as estrelas anãs vermelhas que povoam a constelação de Alpha Centauri. 

(Pode te interessar: Como nasce uma estrela

Quais são as três estrelas mais próximas do Sol?

espaço é tão imenso que, se os astrônomos usassem quilômetros como unidade de distância para medir o espaço entre um objeto e outro, alguns resultados produziriam um número com mais de nove dígitos!

Portanto, para simplificar a tarefa e tornar os dados mais fáceis de serem entendidos, as medições são usadas de acordo com distâncias espaciais, como unidades astronômicas (UA) e anos-luz, explica a Agência Espacial Europeia (ESA). 

Para medir a distância entre as estrelas no espaço sideral, a astronomia usa como unidade de medida “anos-luz”, que é o equivalente "a distância que a luz percorre no período de um ano terrestre", explica a agência Nasa. Um ano-luz é equivalente a cerca de 9,46 trilhões de quilômetros no total, o que significa que a luz pode percorrer essa distância em um ano terrestre (365 dias).

Com base nessas unidades de medida, foi estabelecido pelos cientistas quais são as três estrelas que se encontram mais perto do Sol – que é a estrela central e principal do Sistema Solar, no qual a Terra se encontra. Veja quais são:

Proxima Centauri

A estrela mais próxima do Sol é a Proxima Centauri, que está localizada a 4,3 anos-luz de distância. De acordo com a ESA, essa distância é o equivalente a cerca de 38 milhões de milhões de milhões de quilômetros. É a estrela mais fraca da tríade de centauros (Proxima, Alpha Centauri A e B) do Sistema Solar.

Ela está tão distante da Terra que, se uma espaçonave viajasse até essa estrela a uma velocidade constante de 17,3 quilômetros por segundo, a tripulação levaria cerca de 73 mil anos para alcançá-la, segundo estimativas da agência espacial dos EUA, a Nasa. Mesmo que os seres humanos pudessem viajar à velocidade da luz, levariam 4,22 anos para chegar lá.

(Veja também: Quais as maiores estrelas da Via Lactea

Alpha Centauri A e B

Alpha Centauri não é somente uma estrela, mas um sistema estelar composto por duas estrelas. Essas estrelas brilhantes, chamadas Alpha Centauri A e B, formam um sistema binário próximo, em que elas estão separadas por “apenas” 23 vezes a distância existente entre a Terra e o Sol (150 milhões de quilômetros), explica a Nasa

Tanto Alpha Centauri A quanto a Alpha Centauri B estão localizadas a 4,40 anos-luz de distância do Sol e não podem ser vistas do Hemisfério Norte da Terra. Já no Hemisfério Sul, é possível localizar o par de estrelas nas proximidades de outra constelação de estrelas famosa: o Cruzeiro do Sul.

Estrella de Barnard

Como explica a Agência Espacial Europeia, a estrela de Barnard está localizada a 5,94 anos-luz de distância do Sol. É uma estrela anã vermelha onde, há mais de um século, os astrônomos têm o foco de estudo dela ser o local mais provável para encontrar um exoplaneta. 

Em 2018, a Nasa publicou um artigo sobre a tão esperada descoberta. “A ‘grande baleia branca’ dos caçadores de planetas revelou seu segredo”, diz o texto. De acordo com os pesquisadores, a estrela Barnard tem um exoplaneta que a orbita e ele é grande, conforme relatado em um artigo do European Southern Observatory. Os dados coletados pelos pesquisadores indicam que o exoplaneta pode ser uma ‘super-Terra’, com uma massa de, pelo menos, 3,2 vezes a massa da Terra, e que orbita a sua estrela hospedeira com um período de cerca de 233 dias.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados