O que aconteceu em Pompeia, local de uma das erupções vulcânicas mais trágicas da história

O local foi encontrado no século 17, soterrado por pelo menos 6 metros de cinzas vulcânicas.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 8 de ago. de 2023, 12:38 BRT
O sol começa a se pôr sobre o Monte Vesúvio coberto de neve, que ainda domina ...

O sol começa a se pôr sobre o Monte Vesúvio coberto de neve, que ainda domina o Templo de Júpiter. Pompéia, Monte Vesúvio, Itália.

Foto de GETTY IMAGES INC

Pompeia é uma cidade italiana que desapareceu no início do século 1, após a erupção do vulcão Vesúvio. Como consequência do evento, os habitantes, suas residências e artefatos foram enterrados sob uma grande camada de cinzas.

O que houve em Pompeia?

Por volta do meio-dia de 24 de agosto de 79, o vulcão Vesúvio entrou em erupção e lançou detritos vulcânicos sobre a cidade de Pompeia. Fragmentos de cinzas, pedras e outros detritos vulcânicos começaram a cair sobre a cidade, cobrindo-a com uma camada de cerca de 3 metros e causando o desabamento dos telhados de muitas casas, relata a Enciclopédia Britannica

Outros fluxos piroclásticos e chuvas de cinzas se seguiram, acrescentando pelo menos mais 3 metros de detritos sobre a cidade. Assim, explica a Britannica, Pompeia permaneceu enterrada sob uma camada de 6 a 7 metros de pedras e cinzas.

De fato, os edifícios foram destruídos, a população foi esmagada ou sufocada e a cidade inteira foi soterrada. Na época do desastre, estima-se que entre 10 000 e 20 000 pessoas viviam no local.

Quando a cidade de Pompeia foi descoberta?

Durante centenas de anos, Pompeia ficou escondida sob as cinzas. Foi somente em meados do século 18 que os restos dessa sofisticada cidade greco-romana vieram à tona novamente, observa a enciclopédia.

As ruínas de Pompeia foram descobertas no final do século 16 pelo arquiteto Domenico Fontana. No entanto, os trabalhos arqueológicos só começaram em 1748. Em 1763, foi encontrada uma inscrição (Rei publicae Pompeianorum) identificando o local.

O que há em Pompeia

Pompeia consiste em uma área escavada de 44 hectares e parece estar congelada no tempo. Os edifícios públicos ainda são visíveis, como o Capitólio, a Basílica, templos, fórum, anfiteatro; vilas e outros tipos de casas antigas; banhos públicos; bem como todos os tipos de instrumentos e ferramentas que faziam parte da vida cotidiana do mundo antigo, diz a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Restos de pessoas que se refugiaram ou fugiram da erupção também foram encontrados no local.

As formas das vítimas de Pompéia ainda são preservadas depois que foram calcificadas pelas cinzas. Pompéia, Itália.

Foto de Rémi Bénali

Além disso, há documentos como papiros ou placas de cera com várias inscrições. A Unesco reconhece a riqueza dos grafites nas paredes do local. Conforme explica, na época da erupção, uma eleição estava prestes a ocorrer. Portanto, havia muitos slogans políticos rabiscados nas paredes, bem como outros escritos de natureza pessoal, muitas vezes difamatórios.

(Talvez você se interesse por: Os 3 principais descobrimentos arqueológicos na América Latina em 2022)

Qual é o valor do sítio arqueológico de Pompeia?

De acordo com a Britannica, o soterramento repentino da cidade serviu para protegê-la durante os 17 séculos seguintes do vandalismo, dos saques e dos efeitos destrutivos do clima.

Pompeia é o único sítio arqueológico do mundo que fornece uma imagem completa de uma antiga cidade romana, de acordo com a Unesco. 

Além de Pompeia, Herculano e Torre Annunziata (dois outros locais que foram destruídos pelo Vesúvio) foram coletivamente designados como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1997.

De acordo com a Britannica, o sítio arqueológico oferece uma fonte única de informações sobre muitos aspectos da vida social, econômica, religiosa e política do mundo antigo.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados