Durante o processo de feitura, o azeite de oliva recém-prensado é coletado em uma bacia antes ...

Qual é a origem do azeite de oliva?

O óleo que é obtido de uma fruta, a azeitona, é rico em benefícios para a saúde e vem sendo usado pela humanidade há mais de 2 mil anos.

Durante o processo de feitura, o azeite de oliva recém-prensado é coletado em uma bacia antes de ser engarrafado. Existen três tipos de azeite de oliva: o virgem, o extra virgem e o óleo de oliva. 

Foto de EVA RENDLE
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 16 de abr. de 2024, 12:00 BRT

azeite de oliva já foi conhecido como “ouro líquido” na Antiguidade, por causa de sua raridadevalor comercial. Isso se deu principalmente na época em que a oliveira, planta de onde se extraem as azeitonas (e, por consequência, seu azeite), ainda se espalhava pela região do Mediterrâneo, como explica a World History Encyclopedia (plataforma de conhecimento dedicada a conteúdos sobre história). 

Desde as incursões fenícias e gregas, que ajudaram a propagar a árvore da Olea europaea – como explica a plataforma, o azeite de oliva foi se popularizando por séculos até hoje ser encontrado em países tão variados como Espanha, Portugal, Estados Unidos e Austrália, por exemplo, como conta a Encyclopedia Britannica (plataforma de conhecimento do Reino Unido).

Atualmente, já se sabe também que o azeite de oliva é considerado um alimento saudável, sendo uma das estrelas da famosa Dieta Mediterrânea

Mas qual é a origem do azeite de oliva? Segundo fontes arqueológicas, as primeiras árvores da oliveira vêm de uma região bastante específica e importante do mundo antigo

O azeite de oliva é considerado um alimento saudável e usado em diversos pratos. Na foto, uma cozinheira despeja azeite de oliva na massa de um pão fermentado.

Foto de Andrea Frazzetta

Afinal, como surgiu o azeite de oliva?  

Segundo a World History Encyclopediaa oliveira foi cultivada pela primeira vez em torno de 5.000 a.C: ela era encontrada na costa do Carmelo, na Israel antiga, uma área com saída para o Mar MediterrâneoPrensas de oliva foram encontradas em um sítio neolítico de Kfar Samir, região que fica a cerca de 90 km da atual Tel Aviv, conta a World History Encyclopedia

A partir de então, o processo de feitura do azeite, ainda rudimentar, foi chegando a lugares como EgitoGrécia no terceiro milênio a.C., com destaque para os gregos. Eles passaram a produzir suas próprias azeitonas nas ilhas de Creta Chipre, ainda no final da Idade do Bronze. Posteriormente, a azeitona também foi para o território grego no continente, incluindo o azeite de oliva na cultura – como mostram passagens da mitologia grega – e nas transações comerciais da época, diz a fonte.  

(Vale a pena ler também: As 7 curiosidades sobre o Império Bizantino, um dos mais poderosos da história)

Qual é o maior produtor de azeite do mundo?  

Verões quentes e chuvas relativamente leves”, conta a plataforma especializada em história, ajudaram Olea europaeacrescer em todo o Mediterrâneo ao longo dos séculos. 

Com a expansão do Império Romano, as oliveiras chegaram também à Hispânia (região da atual Espanha) e, posteriormente, os romanos também levaram a árvore para a Tunísia e a Líbia. Isso se deu por volta dos séculos 1 e 3, sendo Constantinopla um grande consumidor de azeite de oliva. Foi assim que a iguaria também se tornou importante na cultura do Oriente Médio, como hoje se nota em países como Turquia e Líbano, por exemplo, conta a WHE. 

Apesar de toda essa viagem toda da azeitona pelo mundo, hoje a União Européia é quem produz cerca de 67% do azeite de oliva consumido no planeta, como indicam dados da Comissão Europeia para Agricultura e Desenvolvimento Rural. Ainda segundo a mesma fonte, Espanha e Itália, respectivamente, são os países que mais fazem azeite de oliva.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados