Uma obra de arte dourada que deu origem do mito de El Dorado

A verdadeira história de El Dorado, a lendária cidade do ouro na América do Sul: ela existiu?

The search for El Dorado wasted lives and even led to deaths. But did it ever exist?

A cena retratada nesta antiga obra de arte, em exibição no Museu do Ouro em Bogotá, Colômbia, mostra a origem do mito de El Dorado. A lenda conta que um rei muisca se cobria de pó de ouro durante os festivais e depois mergulhava de uma jangada no Lago Guatavita, onde hoje fica a Colômbia.

Foto de Mauricio Duenas, AFP via Getty Images
Por Willie Drye
Publicado 11 de set. de 2025, 06:31 BRT

El Dorado, a míticacidade perdida do ouro”, ocupa um lugar de destaque no mundo das lendas. Ela inspirou buscas, livros e filmes ao longo da vida. Mas será que El Dorado é real?

cobiça pelo ouro atravessa todas as épocas, raças e nacionalidades. Possuir qualquer quantidade de ouro parece despertar um desejo insaciável de obter mais.

Ao longo dos séculos, essa paixão deu origem à história duradoura de um lugar de imensa riqueza liderado por um governante banhado em ouro. Nos séculos 16 e 17, os europeus acreditavam que essa cidade dourada existia em algum lugar do Novo Mundo.

As buscas por El Dorado e suas riquezas desperdiçaram inúmeras vidas, levaram pelo menos um homem ao suicídio e colocaram outro sob o machado do carrasco. Mas a cidade mítica nunca foi encontrada.

“El Dorado mudou de localização geográfica até que, finalmente, passou a significar simplesmente uma fonte de riquezas incalculáveis em algum lugar das Américas”, diz Jim Griffith, folclorista em Tucson, Arizona.

Vista da cidade maia antiga de Palenque, no Mexico

Palenque, Méxic: os primeiros maias começaram a se estabelecer nas densas florestas tropicais do sudoeste do México e da Guatemala há cerca de 3.000 anos. Por quase 1.400 anos, assentamentos surgiram em toda a região, com alguns, como Tikal e Palenque (mostrados aqui), expandindo-se para se tornarem grandes e vibrantes cidades-estado.

Foto de Stephen Álvarez

As principais teorias sobre as origens da cidade de El Dorado

As origens de El Dorado estão profundamente enraizadas na América do Sul. E, como todos os mitos duradouros, a história da lendária cidade contém alguns fragmentos de verdade.

Quando os exploradores espanhóis chegaram à América do Sul no início do século 16, ouviram histórias sobre uma tribo de nativos nas montanhas dos Andes, na atual Colômbia. Quando um novo chefe tribal assumiu o poder, seu reinado começou com uma cerimônia no Lago Guatavita.

Os relatos sobre a cerimônia variam, mas todos dizem que o novo governante foi coberto com pó de ouro e que ainda mais ouro, além de joias preciosas foram jogados no lago para apaziguar um deus que vivia debaixo d'água. Os espanhóis começaram a chamar esse chefe dourado de Eldorado, ou “o dourado”, na tradução para o português.

cerimônia do homem dourado supostamente terminou no final do século 15, quando Eldorado e seus súditos foram conquistados por outra tribo. Mas os espanhóis e outros europeus encontraram tanto ouro entre os nativos ao longo da costa norte do continente que acreditaram que deveria haver um lugar de grande riqueza em algum lugar mais no interior do território.

Os espanhóis não encontraram essa cidade dourada. No entanto, encontraram o Lago Guatavita e tentaram drená-lo em 1545. Eles baixaram seu nível o suficiente para achar centenas de pedaços de ouro ao longo de sua margem. Mas o suposto tesouro fabuloso nas águas mais profundas estava além de seu alcance.

mais populares

    veja mais
    Vista aérea de Machu Picchu, cidade histórica do Peru

    Embora a descoberta arqueológica de Machu Picchu tenha ocorrido há quase cem anos, os historiadores ainda não têm certeza da função dessa antiga cidadela inca. Os incas não tinham um sistema de escrita e não deixaram registros escritos, e os arqueólogos tiveram que reunir fragmentos de evidências para descobrir por que Machu Picchu foi construída, qual era sua finalidade e por que foi abandonada tão rapidamente.

    Foto de DAVID EVANS

    As expedição em busca do El Dorado

    Conquistadores espanhóis, incluindo Gonzalo Jiménez de QuesadaFrancisco de Orellana, bem como o explorador alemão Philipp von Hutten, lançaram expedições para procurar a cidade dourada.

    O cortesão inglês Sir Walter Raleigh foi outro que saiu em busca do El Dorado. Ele fez duas viagens à Guiana para procurar a cidade dourada. Durante sua segunda viagem, em 1617, ele enviou seu filho, Watt Raleigh, com uma expedição pelo rio Orinoco

    Mas Walter Raleigh, então um homem idosoficou para trás em um acampamento base na ilha de Trinidad. A expedição foi um desastre, e Watt Raleigh foi morto em uma batalha com os espanhóis.

    Eric Klingelhofer, arqueólogo da Universidade Mercer em Macon, Geórgia, nos Estados Unidos, procurou o local do acampamento base de Raleigh em Trinidad. Ele diz que Walter Raleigh ficou tão furioso com o sobrevivente que o informou da morte de Watt que o acusou de ter deixado seu filho ser morto. “O homem entra em sua cabine no navio e se mata”, diz Klingelhofer.

    Raleigh voltou para a Inglaterra, onde o rei Jaime ordenou que ele fosse decapitado por, entre outras coisas, desobedecer às ordens de evitar conflitos com os espanhóis.

    O impacto da lenda de El Dorado no imaginário: ela continua a inspirar filmes

    Hoje, a cidade indescritível banhada em ouro continua a despertar a imaginação, desde textos clássicos até filmes e videogames modernos.

    A lenda de El Dorado perdura porque “você quer que seja verdade”, diz José Oliver, professor do Instituto de Arqueologia da University College London, na Inglaterra. “Acho que nunca paramos de procurar El Dorado.”

    Então, onde fica essa cidade perdida de ouro? Em seu poema de 1849, “El Dorado”, o escritor Edgar Allan Poe oferece uma sugestão misteriosa e eloquente: “Sobre as montanhas da Lua, descendo o Vale das Sombras, cavalgue, cavalgue com ousadia... se você busca [El Dorado]”.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2025 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados