Biomas

Sétimo bioma brasileiro esconde tesouro de peixes, mamíferos, aves e algas

Sétimo bioma brasileiro esconde tesouro de peixes, mamíferos, aves e algas

Sistema Costeiro-Marinho foi incorporado ao mapa de biomas brasileiros pelo IBGE em 2019.

Posso Explicar

A inteligência artificial ainda vai dominar humanos?

A inteligência artificial que temos hoje ainda é muito restrita. Um programa desenvolvido para jogar xadrez, por exemplo, pode ganhar dos melhores enxadristas do mundo, mas não identifica um objeto numa imagem.

Como os sonhos podem prever o futuro

Segundo o neurocientista Sidarta Ribeiro, os sonhos evoluíram nos mamíferos há 200 milhões de anos como um oráculo biológico probabilístico – uma ferramenta poderosa, mas subestimada pelos humanos modernos.

Quando a humanidade pisará em Marte?

Segundo Ivair Gontijo, engenheiro brasileiro da Nasa, esse dia vai chegar, mas demora. Enquanto isso, jipe-robô que ele ajudou a projetar leva nossos olhos – e ouvidos – ao Planeta Vermelho.

Como os rios voadores da Amazônia levam água para o resto do Brasil

Umidade da floresta explica por que o resto do Brasil não é um deserto como a Austrália. Destruição do bioma pode mudar tudo.

Os dinossauros ainda vivem entre nós?

Ainda hoje convivemos com animais que evoluíram a partir de um grupo de dinossauros com penas que sobreviveu ao impacto de um asteroide há 66 milhões de anos.

Edição genética pode tratar doenças e viabilizar transplantes entre porcos e humanos

Técnica conhecida como Cripsr tem avançado a passos ligeiros e poderá, em breve, tratar câncer e zerar filas de transplante de órgãos.

Biomas

Amazônia é megabiodiversa. O quanto? Ninguém sabe

Maior bioma brasileiro é também um dos mais diversos do planeta, mas pesquisa esbarra em uma infinidade de entraves para precisar o quanto. Por causa do vácuo informacional, espécies desaparecem antes mesmo de serem catalogadas.

Bioma mais devastado, Mata Atlântica reduz desmatamento e volta a respirar

Com a menor cobertura de vegetação original, a região litorânea onde deu-se início a colonização portuguesa é mais estudada por cientistas que a Amazônia.

Único bioma 100% brasileiro, Caatinga esconde riquezas naturais subestimadas

Para muito além de cactos e solo rachado, o semiárido com maior densidade populacional do mundo abriga alto índice de espécies endêmicas, mas perdeu mais de 40% da vegetação nativa.

Savana com flora mais biodiversa do mundo, Cerrado perde área para agropecuária

Presente em todas as regiões e ocupando um quarto do país, bioma recebe menos atenção que ecossistemas amazônicos e Mata Atlântica. Pelo menos 50% da vegetação original já não existe.

Santuário da biodiversidade brasileira, Pantanal sofre com a ação humana

Conhecido pelos répteis, aves e vida aquática abundante, bioma apresenta maior densidade de espécies de mamíferos por km² do mundo.

Com diversidade de gramíneas e leguminosas, Pampa permite pecuária sustentável

Ignorada por décadas e restrita no Brasil apenas ao Rio Grande do Sul, a região campestre era sequer reconhecida como um bioma até 2004. Novos levantamentos de fauna e flora revelam riqueza da biodiversidade.

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2017 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados