Biomas
Sétimo bioma brasileiro esconde tesouro de peixes, mamíferos, aves e algas
Sistema Costeiro-Marinho foi incorporado ao mapa de biomas brasileiros pelo IBGE em 2019.
Posso Explicar
A inteligência artificial ainda vai dominar humanos?
A inteligência artificial que temos hoje ainda é muito restrita. Um programa desenvolvido para jogar xadrez, por exemplo, pode ganhar dos melhores enxadristas do mundo, mas não identifica um objeto numa imagem.
Como os sonhos podem prever o futuro
Segundo o neurocientista Sidarta Ribeiro, os sonhos evoluíram nos mamíferos há 200 milhões de anos como um oráculo biológico probabilístico – uma ferramenta poderosa, mas subestimada pelos humanos modernos.
Quando a humanidade pisará em Marte?
Segundo Ivair Gontijo, engenheiro brasileiro da Nasa, esse dia vai chegar, mas demora. Enquanto isso, jipe-robô que ele ajudou a projetar leva nossos olhos – e ouvidos – ao Planeta Vermelho.
Como os rios voadores da Amazônia levam água para o resto do Brasil
Umidade da floresta explica por que o resto do Brasil não é um deserto como a Austrália. Destruição do bioma pode mudar tudo.
Os dinossauros ainda vivem entre nós?
Ainda hoje convivemos com animais que evoluíram a partir de um grupo de dinossauros com penas que sobreviveu ao impacto de um asteroide há 66 milhões de anos.
Edição genética pode tratar doenças e viabilizar transplantes entre porcos e humanos
Técnica conhecida como Cripsr tem avançado a passos ligeiros e poderá, em breve, tratar câncer e zerar filas de transplante de órgãos.
Biomas
Amazônia é megabiodiversa. O quanto? Ninguém sabe
Maior bioma brasileiro é também um dos mais diversos do planeta, mas pesquisa esbarra em uma infinidade de entraves para precisar o quanto. Por causa do vácuo informacional, espécies desaparecem antes mesmo de serem catalogadas.
Bioma mais devastado, Mata Atlântica reduz desmatamento e volta a respirar
Com a menor cobertura de vegetação original, a região litorânea onde deu-se início a colonização portuguesa é mais estudada por cientistas que a Amazônia.
Único bioma 100% brasileiro, Caatinga esconde riquezas naturais subestimadas
Para muito além de cactos e solo rachado, o semiárido com maior densidade populacional do mundo abriga alto índice de espécies endêmicas, mas perdeu mais de 40% da vegetação nativa.
Savana com flora mais biodiversa do mundo, Cerrado perde área para agropecuária
Presente em todas as regiões e ocupando um quarto do país, bioma recebe menos atenção que ecossistemas amazônicos e Mata Atlântica. Pelo menos 50% da vegetação original já não existe.
Santuário da biodiversidade brasileira, Pantanal sofre com a ação humana
Conhecido pelos répteis, aves e vida aquática abundante, bioma apresenta maior densidade de espécies de mamíferos por km² do mundo.
Com diversidade de gramíneas e leguminosas, Pampa permite pecuária sustentável
Ignorada por décadas e restrita no Brasil apenas ao Rio Grande do Sul, a região campestre era sequer reconhecida como um bioma até 2004. Novos levantamentos de fauna e flora revelam riqueza da biodiversidade.