Quais são os resultados de se exercitar de manhã ou à noite?

Ambos os momentos do dia produzem efeitos diversos no corpo e na vida cotidiana, embora os especialistas enfatizem que cada um deles varia de acordo com a pessoa, o horário e a intensidade da atividade física.

Um adolescente se exercita na garagem dos pais durante a pandemia de Covid-19, Grand Island, Nebraska, EUA (2020).

Foto de David Guttenfelder
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 9 de jun. de 2023, 09:41 BRT

exercício diário é uma das ferramentas para melhorar a qualidade de vida em relação à saúde física e mental. É o que afirma uma pesquisa publicada pela Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA (NIH) intitulada "Effects of exercise on night-time sleep" (Efeitos do exercício no sono noturno)

No entanto, a atividade física diurna ou matinal pode ter efeitos diferentes, dependendo da duração do exercício, do horário e do indivíduo

Quais são os benefícios da atividade física à noite? 

De acordo com o estudo da NIH, exercitar-se por uma hora à noite aumenta a sensação de sono na hora de dormir e, consequentemente, diminui a sonolência no dia seguinte, durante o dia. "O exercício no final da noite tem um bom efeito não apenas na sensação subjetiva de sonolência pela manhã, mas também na redução da sonolência diurna", detalha a pesquisa. 

Além disso, as pessoas que se exercitam à noite tendem a dormir mais tarde e terem mais tempo de sono, em média 30 minutos a mais por noite. Consequentemente, começam o dia mais tarde. 

Além disso, os exercícios de resistência que melhoram a força e aumentam a massa muscular apresentam melhores resultados entre aqueles que realizam esses exercícios repetitivos à noite, em comparação com o treinamento de força pela manhã, conclui o NIH. 

(Relacionado: O que é plogging? Como se juntar à essa tendência na próxima vez que sair de férias)

Como a atividade física diurna e noturna influencia a perda de peso

O artigo da NIH "Effects of morning and evening exercise on energy balance" (Efeitos do exercício matutino e noturno no balanço energético) indica que os adultos jovens diagnosticados com sobrepeso e obesidade que participaram do estudo exercitando-se com atividade aeróbica pela manhã perderam significativamente mais peso em comparação com as pessoas que realizaram o mesmo exercício à noite. 

Esses resultados se baseiam em uma atividade diurna que exige a remoção de um total de 2000 a 3000 calorias por semana, distribuídas em uma série de quatro sessões. Além disso, os praticantes de exercícios diurnos têm maior probabilidade de adormecer no início da noite e levantar cedo pela manhã para retomar os exercícios. 

No caso das pessoas que pedalam pela manhã, o desempenho delas em comparação com as que pedalam à noite varia de acordo com um aumento de 65% no consumo de oxigênio do corpo e com uma alta da frequência cardíaca.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados