No Dia Mundial da Ciência, veja 3 descobertas científicas que marcaram o século 21

A ciência serve à humanidade em muitas áreas e pode contribuir para a paz e o desenvolvimento. Devido ao seu impacto no mundo, um dia mundial é comemorado em 10 de novembro para destacar sua importância e relevância na vida cotidiana.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 9 de nov. de 2023, 17:42 BRT
Um pesquisador coleta amostras de DNA: o mapeamento completo do genoma humano é uma das conquistas ...

Um pesquisador coleta amostras de DNA: o mapeamento completo do genoma humano é uma das conquistas da ciência no século 21.

Foto de Jasper Doest

ciência é uma ferramenta criada pelos seres humanos para entender o mundo ao seu redor e para aplicar esse conhecimento em seu benefício, como define a Organização das Nações Unidas (ONU). Por isso mesmo, o Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento, comemorado em 10 de novembro, foi criado para promover a conscientização pública sobre as descobertas científicas. 

A data tem o intuito de mobilizar as pessoas em torno do tema da ciência, lembrando que os avanços científicos devem encontrar soluções para novos desafios econômicos, sociais e ambientais, além de ajudar a construir um futuro sustentável.

Todos os anos são feitos avanços nas mais diversas áreas da ciência, com grande impacto na vida das pessoas. E o século 21, em especial, está repleto dessas grandes descobertas. É o caso do trabalho dos cientistas Katalin Karikó e Drew Weissman, que ganharam recentemente o Prêmio Nobel de Medicina com seus estudos sobre modificações de bases nucleotídicas. Foram essas pesquisas que levaram ao desenvolvimento de vacinas eficazes de RNA mensageiro (mRNA) contra a Covid-19, por exemplo.

Outros avanços científicos promissores dos últimos tempos estão relacionados ao desenvolvimento de novas vacinas contra o câncer, aplicações de inteligência artificial ou uma melhor compreensão do universo.

Para marcar a efeméride, National Geographic separou três descobertas do século 21 destacadas, entre outras, pela Aquae Foundation, uma uma organização que é referência na promoção da educação, no apoio à sustentabilidade e na disseminação do conhecimento pelo mundo.

Na medicina, a decodificação completa do genoma humano

O Projeto Genoma Humano foi criado na década de 1990 com o objetivo de decifrar o genoma humano. A missão atingiu seu clímax em 2003, quando um consórcio internacional de cientistas de seis países decifrou, dois anos antes do previsto, a sequência completa (99,99%) do chamado “livro da vida”. 

Como explica Aquae, "escondidos na longa fita em forma de hélice do DNA estão milhares de genes que contêm as instruções para o funcionamento de um ser humano".

Essa descoberta é uma das conquistas científicas mais influentes para o desenvolvimento de terapias gênicas.

A investigação detalhada de um dos hominídeos mais antigos marcou a arqueologia

Uma equipe liderada pelo paleoantropólogo norte-americano Tim White descobriu os primeiros fósseis do Ardipithecus ramidus, considerado um ancestral dos seres humanos, na área de Middle Awash, na Etiópia, entre 1992 e 1994, como conta o Museu Smithsonian de História Natural dos Estados Unidos.

Mas foi em 2009 que uma equipe internacional de cientistas publicou uma descrição detalhada do esqueleto, chamado Ardi, na revista Science. Trata-se de uma fêmea que pesa aproximadamente 50 quilos e tem cerca de 120 centímetros de altura.

Um macho Ardipithecus ramidus oferece nozes a uma fêmea no chão.

Arte de JON FOSTER

De acordo com a Aquae Foundation, este é o mais antigo ancestral dos humanos e estima-se que tenha vivido há 4,4 milhões de anos. Essa é uma das descobertas científicas mais importantes deste século no campo da arqueologia e da antropologia.

A descoberta de água em Marte foi um marco na ciência espacial

mais populares

    veja mais

    Uma imagem de Marte feita a partir de uma compilação de fotos capturadas pela espaçonave Viking Orbiter 1, da Nasa.

    Foto de NASA USGS

    Há uma série de descobertas astronômicas notáveis no século 21, mas entre elas é  impossível não destacar a descoberta de água em Marte, anunciada em 2008 pela Nasa, a agência espacial norte-americana. 

    Isso porque os cientistas vinham investigando esse fato em Marte há muito tempo. Estudos anteriores indicavam que isso era possível, mas faltava a prova física, que se tornou realidade graças à sonda Phoenix. Esse veículo espacial, lançado em 4 de agosto de 2007, encontrou gelo próximo ao polo norte marciano.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados