O gengibre tem ação anti-inflamatória, isso porque possui cerca de 400 compostos naturais responsáveis por agir ...

Os 6 benefícios do gengibre para a saúde já estudados pela ciência

A planta de uso milenar tem propriedades que vão além de atuar somente como um bom tempero. Combater náuseas, enjoos e até ter efeitos antioxidantes estão na lista dos benefícios do gengibre.

O gengibre tem ação anti-inflamatória, isso porque possui cerca de 400 compostos naturais responsáveis por agir de forma a ajudar a desinflamar o organismo.

Foto de BLOG DA SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL Governo do México
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 27 de mar. de 2024, 12:00 BRT

Aromático, de sabor picante e bastante versátil quando usado na preparação de comida: para muitos, o gengibre é apenas uma raiz que vai bem como tempero. Mas essa planta é um superalimento, com benefícios comprovados para o bem-estar das pessoas, como explica um artigo da Universidade de Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

O gengibre (cujo nome científico é o Zingiber officinale) vem da família Zingiberaceae, a mesma de plantas como o cardamomo e a cúrcuma, afirma um outro artigo, desta vez publicado na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (na sigla NLM em inglês). Sua origemno entanto, é incerta, segundo a biblioteca norte-americana.

Segundo o NLM, acredita-se que o gengibre já era cultivado e usado por indianos e chineses há cerca de 5 mil anos, com foco em tratar doenças. Ele também teria sido levado da Índia para o Império Romano há mais de 2 mil anos, onde seguia sendo valorizado por seus benefícios medicinais. “Nos séculos 13 e 14, o valor de cerca de 450 gramas de gengibre era equivalente ao custo de uma ovelha”, diz a fonte.

(Talvez você se interesse por: Qual é a origem do pistache?)

Por que o gengibre faz bem para o organismo?

A composição do gengibre explica sua boa aceitação pelo organismo humano, em especial pela maneira como beneficia a região gastrointestinal por causa da presença do gingerol, componente químico natural presente na planta, explica o artigo da Johns Hopkins. 

Segundo a fonte médica, o gingerol ajuda na “velocidade com que os alimentos saem do estômago e continuam o processo digestivo”. Ainda de acordo com o texto, “o consumo de gengibre estimula a digestão eficiente, de modo que os alimentos não permanecem tanto tempo no intestino”.

O gengibre pode ser consumido como chá, como condimento em pratos salgados ou ingrediente de alimentos doces, como o famosos bolo de São Clemente, tradição na Inglaterra. 

Foto de JOHN KERNICK

Os 6 benefícios do gengibre para a saúde

De acordo com a Universidade de Johns Hopkins, estes são alguns dos benefícios já comprovados do gengibre para a saúde, segundo a ciência:

1. Aliviar sensação de náusea: de acordo com a universidade norte-americana, ao incentivar o esvaziamento do estômago, o gengibre pode aliviar desconfortos causados pela náusea;

2. Atuar como coadjuvante para quem faz quimioterapiasegundo a Johns Hopkins, pacientes que recebem quimioterapia para câncer podem usar a planta para aliviar a náusea causada especificamente pelo pós-tratamento, bem como também reduz os efeitos colaterais de remédios anti-náusea.

3. Melhorar o enjoo durante a gravidez: a fonte médica diz que é comum mulheres usarem o gengibre para aliviar o "enjoo matinal", além de outros tipos de náuseas associadas à gravidez. “Até mesmo a Academia Americana de Obstetrícia e Ginecologia menciona o gengibre como um remédio não-farmacêutico aceitável para náuseas e vômitos”, diz a Johns Hopkins.

mais populares

    veja mais

    O gengibre é uma raiz aromática picante, muito versátil e de sabor inconfundível. Na imagem, um prato salgado feito de tripa bovina cozida e temperado com gengibre e cebolinha, em um restaurante chinês de São Francisco, nos Estados Unidos. 

    Foto de CATHERINE KARNOW

    4. Reduzir de inchaço e gases: a fonte médica também informa que estudos mostram como o consumo de gengibre pode reduzir a fermentação, a constipação e mais causas de inchaço e de gases intestinais.

    5. Diminuir o desgaste das células: por conter moléculas antioxidantes, o gengibre ajuda a controlar os radicais livres – são compostos capazes de gerar dano às células quando se reproduzem muito.

    6. Atuar como anti-inflamatório: é possível que o gengibre tenha ação desinflamante, diz a fonte, já que contém mais de 400 compostos naturais – e alguns deles são anti-inflamatórios. No entanto, a fonte indica que mais estudos vêm sendo feitos para saber se o consumo de gengibre tem, de fato, impacto sobre doenças como a artrite reumatóide ou a inflamação respiratória.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados