
Quais são os diferentes tipos de vinagre e suas principais características?
Uma seleção de diferentes tipos de vinagres (com variadas fontes vegetais e cores) e azeites para degustação.
Presente há muitos séculos na rotina alimentar, o vinagre é um usado de diferentes formas, seja em saladas, marinadas ou ainda para fazer conservas de alimentos. Ele é um alimento que combina os sabores azedo e ácido e é produzido em um processo de dupla fermentação contendo álcool e ácido acético como elementos químicos principais, explica a Encyclopædia Britannica (plataforma de conhecimento do Reino Unido).
O vinagre pode ser produzido a partir de uma variedade de fontes vegetais ou seus subprodutos, como de maçãs ou uvas (vinagre de vinho ou de maçã); cevada maltada ou aveia (vinagre de malte); e álcool industrial (vinagre branco destilado). Há também vinagres feitos de cerveja, açúcares, arroz e outras substâncias, de acordo com a Britannica.
Descubra, a seguir, os vários tipos de vinagre encontrados e suas principais características – e veja qual é o ideal para o ser usado em diferentes situações.

Uma salada de frutas e flores sendo temperada por um exótico vinagre de coco em um restaurante na Filadélfia, Estados Unidos.
Conheça os diferentes tipos de vinagre
Há vários tipos de vinagres disponíveis no mercado e em cada país é possível encontrar mais de um ou outro, de acordo com a disponibilidade local. Os vinagres especiais podem ter ervas adicionadas, como manjericão, cravo ou canela, ou são adoçados com sucos de frutas – esses contém açúcar, os demais não costumam ter, conforme explica o site The Nutrition Source, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
Veja, a seguir, os tipos mais comuns de vinagre e como eles são usados:
- Vinagre de álcool: é produzido pela fermentação de um álcool destilado, que geralmente se origina de grãos fermentados. Em sua produção, o papel dos grãos é apenas indireto para produzir álcool etílico quase puro, seguido da fermentação em uma solução de ácido acético também quase puro diluído em água.
Esse processo é responsável pela ausência de sabores salgados e aromáticos encontrados nos vinagres de vinho, por exemplo, segundo a fonte de Harvard. É um tipo de vinagre para quem busca um ingrediente que não mude muito o sabor dos outros alimentos.
(Conteúdo relacionado: Vinagre: do que ele é composto e quais são seus principais usos?)

Acima, vemos três tipos populares de vinagre encontrados atualmente: vinagre balsâmico, de vinho tinto e de vinho branco.
- Vinagre de maçã: um tipo que se tornou famoso por alguns mitos relacionados a seu uso, bem como a benefícios reais que é capaz de produzir. Ele é feito com o líquido alcoólico resultante de maçãs esmagadas e tem acidez mais baixa do que outros tipos, além de um leve sabor de maçã. Usado em saladas, molhos, marinadas e pratos mais doces.
- Vinagre balsâmico: também conhecido como “aceto balsâmico”, ele é feito de mosto de uva fermentado (uvas inteiras prensadas). Esse vinagre é marrom escuro e espesso, e pode ter um sabor um pouco mais doce e suave em comparação com outros vinagres.
O balsâmico pode ser usado em molhos para saladas e marinadas, ou ainda, ser cozido em fogo brando em um molho espesso chamado de “redução” para ser regado em pratos salgados ou em frutas e sorvetes.
- Vinagre de vinho: ele é feito de vinho tinto ou branco e possui um sabor ácido acentuado que varia de acordo com o tipo de vinho utilizado em sua produção. Pode ser usado em marinadas, molhos de salada e no preparo de carnes e peixes.
- Vinagre de arroz: esse é um vinagre feito de arroz fermentado. Não é muito ácido e tem um sabor mais suave e doce. Usado para pratos com sabores asiáticos, como sushi, legumes em conserva e frituras.
- Vinagre de malte: feito de cerveja fermentada sem lúpulo, tem um forte sabor ácido e costuma ser adicionado em molhos ou cremes.
- Vinagres especiais aromatizados: trata-se de uma base de vinagre (geralmente vinagre de vinho) que é infundida com sucos de frutas ou ervas, como alecrim ou sálvia, para criar sabores exclusivos para molhos vinagrete e marinadas.
