Quais foram as primeiras ferramentas de pedra?

Alguns dos primeiros artefatos em pedra foram criados há mais de 2 mil anos, evoluindo a cada era.

Pinturas rupestres de Altamira em Santillana del Mar, Espanha. 

Foto de SHUTTERSTOCK
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 11 de out. de 2023, 15:30 BRT, Atualizado 18 de out. de 2023, 09:38 BRT

Acredita-se que os primeiros objetos de pedras usados como ferramentas primitivas feitas pelos seres humanos podem ter sido desenvolvida há pelo menos 2,6 milhões de anos, como afirma o site do Museu de História Natural do Instituto Smithsoniano de Washington D.C., nos Estados Unidos.

Esses objetos são atribuídos ao período paleolítico, a parte inicial da Idade da Pedra, que se estende de cerca de 2,6 milhões de anos a cerca de 12 mil anos atrás, de acordo com a The World History Encyclopedia, uma organização sem fins lucrativos que visa melhorar o ensino de história em todo o mundo.

Algumas dessas peças resistiram ao tempo e servem, justamente, de base de estudos para os arqueólogos e demais estudiosos como o principal meio para determinar as atividades dos hominídeos na Terra, como explica a Encyclopædia Britannica (plataforma de conhecimento do Reino Unido). 

Veja, a seguir, quais foram as primeiras ferramentas de pedra criadas e quais eram suas utilidades. 

Fragmentos de pedras brancas da fase gravetiana do Homo sapiens.

Foto de MIRCEA ANGHELINU

Primeiras ferramentas de pedra: o kit de ferramentas Oldowan

As mais antigas peças criadas em pedra com função de ferramentas são conhecidas como kit de ferramentas de Oldowan. Conforme explica a Britannica, o conjunto de artefatos foi encontrado na década de 1930 pelos paleoantropólogos L.S.B. Leakey e Mary Douglas Leakey na garganta de Olduvai, um conjunto de sítios paleontológicos e arqueológicos pré-históricos localizados onde atualmente é a Tanzânia (na África Oriental). 

As ferramentas de Oldowan (conhecidas ainda como “indústria de Oldowan”) datam de cerca de 1,8 milhões de anos atrás. Como detalha o site inglês, os artefatos são caracterizados por serem cortes de pedras trabalhados de forma rudimentar do início do Paleolítico, mas que seguem um certo padrão. Elas são feitas de cortes de quartzo, quartzito ou basalto e são lascadas em duas direções para formar ferramentas simples, ásperas e para todos os fins, capazes de picar, raspar ou cortar.

Como exemplifica o Museu de História Natural Instituto Smithsoniano de Washington D.C, as ferramentas de pedra mais antigas (o kit de Oldowan), consistem em peças como:

  • Pedras moldadas rusticamente como um martelo; 
  • Núcleos de pedra que apresentam uma série de lascas ao longo de uma ou mais bordas; 
  • Lascas de pedra afiadas que foram golpeadas a partir dos núcleos e, por isso, apresentam bordas úteis para corte

Encyclopædia Britannica também aponta que as ferramentas Oldowan parecem ter se espalhado para fora da África, talvez transportadas por uma espécie primitiva do gênero Homo. Isso porque ferramentas de pedra semelhantes foram encontradas em locais como Vértesszőllős, onde hoje é a Hungria, e em Chou-k'ou-tien, na atual China.

Especialistas avaliam se há ferramentas de pedra ainda mais antigas

Um artigo da revista científica britânica Nature levanta a questão se realmente as ferramentas Oldowan são os primeiros artefatos de pedra com essa função.

Segundo a Nature, um novo trabalho de campo em Turkana Ocidental, onde hoje é o Quênia, na África, identificou evidências de um comportamento muito anterior dos hominídeos, com a descoberta de Lomekwi 3, que é um sítio arqueológico de 3,3 milhões de anos de idade o qual possuía artefatos de pedra

Por conta disso, especialistas estão estudando e avaliando a evolução dos hominídeos e as origens das técnicas usadas por eles em ferramentas, propondo a essas peças o nome "Lomekwiano". Elas seriam antecessoras do Oldowan em 700 mil anos e marcariam um novo começo para o registro arqueológico conhecido.

A revista científica norte-americana Science também fala sobre a descoberta, relatando que em uma palestra na reunião anual da Sociedade de Paleoantropologia, a arqueóloga Sonia Harmand, da Stony Brook University, de Nova York, descreveu a descoberta de várias ferramentas de pedra no local de Lomekwi 3, a oeste do Lago Turkana, no Quênia, que fica a cerca de 1 mil quilômetros da Garganta de Olduvai.

“Os artefatos foram claramente lapidados [criados de forma intencional] e não são o resultado de uma fratura acidental de rochas”, disse Harmand na reunião. A análise das ferramentas mostrou que elas foram geradas à medida que as lascas eram arrancadas, que é também a forma como as ferramentas Oldowan eram fabricadas.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados