Bolsonaro prometeu explorar os recursos da Amazônia – mas ele pode fazer isso?
O presidente eleito quer extrair as riquezas da floresta equatorial, despertando receio entre ambientalistas e comunidades indígenas. O medo é justificado?
Publicado 31 de out. de 2018, 18:19 BRT

Plantações fazem divisa com floresta natural no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. Conservacionistas se preocupam com o que acontecerá na região após as eleições nacionais.
Jair Bolsonaro, do Partido Social Liberal (PSL), acena para apoiadores durante evento de campanha em Taguatinga, Distrito Federal.
Foto de Andre Coelho, Bloomberg via Getty ImagesApoiadores de Bolsonaro celebram a vitória em frente sua casa no Rio de Janeiro. O deputado de extrema direita e capitão reformado do exército ganhou as eleições depois de anos de crise política no Brasil.
Foto de Leo Correa, ApTrens com quilômetros de extensão lotados com minério de ferro passam trepidam pelas comunidades indígenas de Posto Awá e Tiracambu, depois de sair da maior mina de minério de ferro a céu aberto do mundo a caminho do porto localizado em São Luís do Maranhão, onde o minério é carregado em navios, muitos destinados à China. Quando a ferrovia foi construída nos anos 1970 e 1980, ela atravessava as áreas tradicionais de ocupação do povo awá.
Foto de Charlie Hamilton James, Nat Geo Image Collection