Sapinho que brilha secretamente no escuro descoberto na Mata Atlântica

O anfíbio do tamanho de uma unha do polegar perdeu 93% de sua cobertura florestal.

Descubra como o café pode acelerar a recuperação de florestas

Resíduos do processo da produção de café podem contribuir para que florestas destruídas sejam recuperadas.

Antonio Nobre: O planeta está enfermo – é preciso 'reajardiná-lo'

Em entrevista exclusiva, o cientista propagador da Teoria de Gaia fala sobre a importância da cosmovisão indígena e oferece uma solução simples para salvar o planeta das mudanças climáticas: replantar as trilhões de árvores que derrubamos.

Opinião: Rico é o país que protege seus manguezais

Em nome de um suposto desenvolvimento econômico, o governo removeu a proteção de mais de 1 milhão de hectares de manguezais em 2020. Mas esses ecossistemas geram maior valor agregado quando estão vivos, defende pesquisador.

Insetos estão desaparecendo a um ritmo alarmante – mas podemos salvá-los

Insetos são fundamentais para o planeta e nosso abastecimento alimentar, e cientistas afirmam que todos nós podemos ajudar a protegê-los.

Um paraíso no Brasil que (talvez) você ainda não conheça

Parque estadual repleto de biodiversidade na maior região de savana da América do Sul ostenta nascentes, dunas de areia e cachoeiras impressionantes.

Exploração de ouro na Amazônia provoca surtos de malária entre povos indígenas

A preocupante conexão entre desmatamento, mineração e malária pode desencadear surtos mais graves ainda em 2020.

Enquanto desmatamento dispara, pesquisadores alertam para o risco de novas epidemias

Cientistas explicam por que a perturbação dos ecossistemas é o fator principal na passagem de doenças de animais para seres humanos.

Conheça o gato-chileno, felino com menos de 3 kg ameaçado de extinção

O menor felino selvagem das Américas está finalmente ganhando notoriedade, sendo a imagem de número 10 mil do projeto Arca de Fotos, que busca documentar todas as espécies em cativeiro da Terra.

Com extrativismo sustentável, povos da floresta resistem ao desmatamento

Seringueiros, coletores de castanha e indígenas resistem às margens do rio Roosevelt, em uma das últimas porções de floresta contínua e preservada entre Mato Grosso, Rondônia e Amazonas.

Retratos de luta e resistência nos caminhos da expedição Roosevelt-Rondon

No caminho da histórica expedição pelo rio Roosevelt, na Amazônia, ribeirinhos e indígenas tentam preservar seus modos de vida tradicionais e sustentáveis.

Fotos antigas mostram histórica expedição Roosevelt-Rondon na Amazônia

A convite do coronel Rondon, o ex-presidente dos Estados Unidos participou de uma expedição para mapear o então desconhecido Rio da Dúvida.

O esforço heroico para salvar a maior águia do mundo na Amazônia

Coletores de castanha-do-pará, proprietários de terras e operadores de ecoturismo estão unindo forças em um programa inovador para salvar o gavião-real.

Famosos lêmures de Madagascar correm risco de perder sua floresta até 2080

O desmatamento e as mudanças climáticas podem devastar grande parte das florestas tropicais, segundo novo modelo.

Mudança na regularização fundiária pode estimular a grilagem, diz pesquisadora

Na indústria da especulação de terra, o grileiro primeiro identifica uma área pública e expulsa quem estiver nela. Depois, desmata para sinalizar que o terreno está em uso e, por último, tenta legalizá-lo com a ajuda de novas leis.

Por dentro de um garimpo ilegal na Amazônia

Entre risco de morte e clandestinidade, pequenos garimpeiros buscam ouro em uma corrida que já dura mais de 40 anos.

Desmatamento está causando aumento de doenças infecciosas em humanos

Com o aumento na derrubada das florestas ao redor do mundo, os cientistas temem que a próxima pandemia mortal possa surgir de dentro desses ambientes.

Imagens aéreas mostram o impacto da mineração na Amazônia

O fotógrafo Araquém de Alcântara sobrevoou áreas de floresta no Pará e no Mato Grosso e flagrou atividades de mineração dentro de unidades de conservação.