As 5 atrações naturais do Brasil que fogem das recomendações de sempre e você precisa conhecer

Cachoeiras, trilhas, cavernas e muita natureza te esperam em destinos que seguem fora dos radares do turismo de massa.

O Parque do Guartelá possui o sexto maior cânion do mundo em extensão.

Foto de Alessandro Vieira Sedest
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 27 de set. de 2023, 08:00 BRT

Rio de Janeiro, Cataratas do Iguaçu, Fernando de Noronha, Amazônia, Lençóis Maranhenses... É comum que, ao se falar de belezas naturais do Brasil, esses locais venham automaticamente à mente.

Mas para quem procura atrações que vão além das recomendações de sempre, National Geographic Brasil preparou uma lista de cinco destinos brasileiros que ainda não caíram nas rotas do turismo de grandes proporções e são menos concorridos, com lugares para serem desvendados. 

Cada uma das atrações desta seleção possui uma natureza deslumbrante e representa regiões diferentes do país. 

1. Cânion do Guartelá, no Paraná

Quedas d’água, corredeiras, mirantes e trilhas tornam o passeio no cânion do Parque do Guartelá imperdível.

Localizado no município de Tibagi, na parte centro-oeste do Paraná, próximo à cidade de Ponta Grossa, o cânion do Guartelá é o sexto maior do mundo, de acordo com o Instituto Água e Terra (IAT), organização de proteção ambiental do governo paranaense.

Para quem não está familiarizado com o termo, cânions são vales profundos com bordas íngremes. 

No caso da atração paranaense, é possível contemplar a linda paisagem, conhecer espécies da fauna e flora local, banhar-se em águas naturais e ver até mesmo pinturas rupestres feitas há cerca de 7 mil anos. 

2. Caverna do Diabo, em São Paulo

mais populares

    veja mais

    A Caverna do Diabo está localizada em um parque na cidade de Eldorado, em São Paulo.

    Foto de Miguel Schincariol Governo do Estado de São Paulo

    O nome pode assustar, mas a verdade é que a Caverna do Diabo é considerada uma das principais do Brasil por sua beleza e constituição espeleológica. 

    Quem nunca esteve dentro de uma caverna vai se surpreender com as as colunas e espeleotemas (nome dado a determinadas formações rochosas encontradas nesse ambiente).

    A Caverna do Diabo está localizada no Parque Estadual do Diabo, na cidade de Eldorado, no interior de São Paulo. Outras atrações do local incluem também mirantes, cachoeiras e até um circuito por comunidades quilombolas, como informa o site oficial do parque.

    3. Chapada Imperial, no Distrito Federal

    Aves resgatadas do tráfico de espécies são soltas na Chapada Imperial.

    Foto de Ministério do Meio Ambiente no Brasil

    Muita gente pode não imaginar que, a 50 km do centro de Brasília, capital do país, há uma verdadeira preciosidade da natureza.

    A Chapada Imperial é uma reserva natural com vegetação do Cerrado e abriga várias espécies de animais. Os visitantes podem fazer trilhas ecológicas de diferentes extensões (de curta a longa) e aproveitar mais de 30 cachoeiras.

    De acordo com o site oficial da atração, é possível também acampar na Chapada Imperial.

    4. Serra da Barriga, em Alagoas

    A Serra da Barriga está relacionada a uma parte importante do passado do Brasil.

    Foto de Fundação Cultural Palmares Governo Federal do Brasil

    Visitar a Serra da Barriga não é apenas um passeio ao ar livre, mas também um mergulho na história do Brasil.

    Foi na região da Serra da Barriga que se formou, durante o período colonial, o famoso Quilombo dos Palmares, que teve Zumbi como o seu líder mais conhecido.

    “Observam-se, ainda, grande quantidade de palmeiras que, segundo historiadores, deram origem ao nome Palmares. Entre as características da Serra da Barriga estão as nascentes que alimentam um açude e uma lagoa. Esta última, denominada Lagoa dos Negros, é um dos lugares sagrados da Serra, onde os religiosos de matriz africana realizam rituais”, explica um artigo no site do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

    Localizada no município de União dos Palmares, no estado de Alagoas, a Serra da Barriga tem ainda um memorial dedicado ao histórico quilombo. 

    5. Monte Roraima, em Roraima

    A chegada ao Monte Roraima exige de três a quatro dias de caminhada, no mínimo.

    Foto de Empresa Brasileira de Turismo

    No extremo Norte do Brasil, na fronteira com a Venezuela e a Guiana, está o Monte Roraima, localizado a 2.379 metros de altitude.

    Para chegar ao topo, segundo o Ministério do Turismo, são necessários, no mínimo, três ou quatro dias de caminhada em trilhas repletas de rios e cachoeiras. 

    Cercado pela floresta amazônica, o Monte Roraima proporciona um belo espetáculo visual com paredões, formações rochosas de milhões de anos, cristais e espécies endêmicas (que só existem lá).

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados