Easter

Páscoa é tempo de comer chocolate, certo? Confira as sobremesas preferidas de oito chefs de cozinha para esse feriado

De fondants e brownies a um biscoito mexicano com nozes, alguns chefs de cozinha compartilham suas maneiras favoritas de saborear o chocolate. Veja as sugestões e escolha qual doce de chocolate pode ser o seu preferido para a Páscoa!

Ganache de chocolate é a escolha da chef de cozinha inglesa Helen Graham.

Foto de Getty Images
Por National Geographic Traveller Food
Publicado 27 de mar. de 2024, 08:00 BRT

Páscoa é celebrada em diversas partes do mundo e, além de seu simbolismo religioso, possui vários outros costumes que fazem parte da comemoração em muitos lugares. 

Além do coelho da Páscoa e o hábito de comer peixe, presentear as pessoas com Ovos de Páscoa de chocolate é uma forte tradição. Aliás, comer chocolate já virou algo comum nessa época. Por conta disso, a National Geographic Traveller selecionou oito grandes chefs de cozinha para contar quais são seus doces preferidos com chocolate. Confira e escolha o seu também! 

1. Mousse de chocolate

“Eu adoro doces com bastante chocolate, mas eles também precisam ser leves. Eu detestaria uma esponja de chocolate, por exemplo, mas adoro uma mousse de chocolate – sei que é um doce um tanto antiquado, mas é a minha sobremesa preferida. É leve, mas também tem um sabor muito forte de chocolate. Em nossa empresa de entrega em domicílio, a Made in Oldstead, fazemos um pavê de chocolate – que é uma versão mais fofa de um mousse com ovos e creme. A incrível textura deixa toda a sobremesa mais leve, de modo que a sensação na boca é realmente luxuosa, com muito sabor. Eu consigo comer uma quantidade enorme.”

Tommy Banks, chef de cozinha do The Black Swan at Oldstead e do Roots, ambos em York, na Inglaterra.

2. Brownie

“Sei que pode parecer básico, mas adoro fazer e comer um brownie de chocolate e manteiga de amendoim. Adoro a combinação de sal e doce, além de temperaturas quentes e frias em uma sobremesa. Os brownies são tão reconfortantes por natureza e a camada superior crocante que cobre o centro cremoso é o epítome do sabor. Normalmente, sirvo o brownie direto do forno com sorvete de baunilha. É incrivelmente saboroso e deixa você com a sensação de que cada mordida vale cada caloria.”

April Jackson, proprietária do restaurante Wood & Water, em Sherman Oaks, na Califórnia, nos Estados Unidos.

3. Ganache de chocolate

Adoro tudo o que é feito com chocolate e quase sempre peço uma sobremesa de chocolate. Recentemente, comi uma sobremesa incrível no Brawn, que fica no leste de Londres (Inglaterra): era uma colher de ganache rico e sedoso, coberto com um pouco de sal marinho e um belo azeite de oliva frutado. É um prato bastante simples, mas a combinação de sabores funciona muito bem. Também sou culpada por comer – com frequência – as trufas de caramelo salgado e rosas do restaurante Bubala.

Helen Graham, que foi chef executiva por cinco anos do restaurante Bubala, em Londres.

4. Fondant de chocolate

“O fondant de chocolate é um prato com o qual todos nós estamos familiarizados e que já comemos de muitas formas diferentes, mas ainda é a minha escolha quando o vejo em um cardápio. Ele pode ser simples e clássico ou elevado usando chocolate de todo o mundo com sabores mais exclusivos e refinados. De qualquer forma, você pode criar algo realmente indulgente, mas ao mesmo tempo reconfortante, simplesmente usando chocolate amargo de alta qualidade. Eu também adoro o contraste de texturas; a esponja leve com o chocolate luxuoso e derretido no meio.”

James Knappett, chef de cozinha do restaurante Kitchen Table, de Londres, na Inglaterra.

5. Mousse de chocolate

“Minha atividade favorita com chocolate é fazer uma boa mousse de chocolate. Aperfeiçoar minha receita foi um processo demorado: ela tinha que ser deliciosamente rica e, ao mesmo tempo, leve e, além disso, eu queria que ela tivesse uma certa densidade. Minha outra ambição era garantir que ela se mantivesse em forma livre, depois de resfriada e colocada nos pratos. O resultado final se baseia simplesmente em chocolate amargo de boa qualidade, ovos orgânicos caipiras separados, açúcar refinado e uma pitada de sal marinho. Adoro acrescentar um toque elegante de fumaça fazendo caramelo queimado para acompanhá-lo e, é claro, o creme é sempre indispensável.”

Skye Gyngell, chef de cozinha australiana dos restaurantes SpringHeckfield Place.

Chocolate Wagyu: a criativa sobremesa do restaurante RAI, de Londres, na Inglaterra.

Foto de Tony Briscoe

6. Chocolate Wagyu 

“No restaurante RAI criamos uma sobremesa incomum de chocolate, bem diferente: o chocolate wagyu. Ele é feito com 35% de gordura da carne wagyu japonesa (o grau mais alto), misturado com chocolate branco orgânico da Suíça. Além de incluir alecrim, tomilho, cranberry, pistache e framboesa acrescentam sabor e uma leve crocância, enquanto as raspas de limão, limayuzu acrescentam frescor. Mas você ainda sente um toque de wagyu.”

Padam Raj Rai, chef executivo do restaurante RAI, de Londres (Inglaterra). 

7. Milo

“Não tenho certeza se isso conta como um prato, mas meu doce favorito com chocolate é o Milo. É uma bebida de malte de chocolate e eu gosto dela fria com gelo. Essa é a bebida da minha infância na Malásia e guarda ótimas lembranças de casa.”

Sugen Gopal, chef e proprietário do restaurante Roti King, em Londres.

8. Alegria

“Minha comida favorita com chocolate é um biscoito bem mexicano feito de amaranto tufado, chocolate e uma mistura de sementes e nozes. É quase uma barra energética e eu a faço em casa o tempo todo – é muito fácil. É chamado de alegria, que se traduz ao comer  como uma 'felicidade'.”

Adriana Cavita, chef e proprietária do restaurante mexicano Cavita, em Londres.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados