As 14 praias icônicas para visitar pelo menos uma vez na vida, eleitas pela National Geographic
Da areia rosa à preta, passando pela praia que tem areia em forma de estrela, confira uma seleção de praias pelo mundo que são imperdíveis.

Independentemente de sua forma, da extensão de água ou da força de suas ondas, as praias proporcionam uma viagem perfeita reunindo beleza e biodiversidade.
Da Praia de Papakōlea, no Havaí (Estados Unidos), à Praia de Butiama, na Tanzânia, e a Praia Baía do Sancho, em Fernando de Noronha, no Brasil, existem muitas praias incríveis em todo o mundo.
O novo livro da National Geographic, intitulad “100 Beaches of a Lifetime: The World's Ultimate Shorelines” (em tradução livre, "100 Praias para a Vida Toda"), explora todos esses destinos e muito mais. Veja, a seguir, uma seleção de 14 praias que valem, e muito, a viagem para conhecê-las para curtir ao máximo.
(Sobre Viagens, leia também: Que tal unir viagem e leitura? Confira ideias de viagens literárias para todo tipo de amante de livros)
Um praia de areia em formato de estrela: Hoshizuna-No-Hama Beach, em Okinawa, Japão
A região mais exuberante, quente e tropical do Japão, as Ilhas Yaeyama de Okinawa, abrigam um fenômeno incomum em suas praias: areia em forma de estrela.
Mais próxima de Taiwan do que das maiores ilhas do Japão, Taketomijima está entre as ilhas habitadas mais ao sul e oeste do país. É também um dos poucos lugares no mundo com praias compostas por minúsculos grãos de areia branca em formato de estrela.
Esses grãos pontiagudos de carbonato de cálcio, geralmente com apenas alguns milímetros de tamanho, são na verdade os exoesqueletos de uma espécie marinha chamada foraminífero (Baculogypsina sphaerulata), um organismo unicelular. Essa criatura é muito rara e vive em simbiose com os recifes de coral e ervas marinhas do Leste Asiático e em alguns poucos outros lugares do planeta.

Reynisfjara: a praia de atmosfera melancólica fica a cerca de 180 km a sudeste de Reykjavik, na Islândia, perto de uma pequena vila de pescadores chamada Vík í Mýrdal.
A praia de areias pretas que vem mudando sua paisagem recentemente: Reynisfjara, na Islândia
De todas as praias de areia negra da Islândia — e são muitas — Reynisfjara é a mais famosa mundialmente. Para exemplificar: foi escolhida como cenário para a sétima temporada de uma série famosa, Game of Thrones.
Suas formações basálticas únicas e peculiares rochedos à beira-mar, conhecidos localmente como Reynisdrangar (que tem cerca de 66 metros de altura), têm grande importância no folclore islandês, e um passeio por esta costa venerada é complementado com avistamentos de papagaios-do-mar, incursões em cavernas marinhas e ondas perfeitas.
Porém, no início de fevereiro de 2026, a praia de Reynisfjara mudou demais sua configuração após o pior deslizamento de terra visto na sua região, tendo suas colunas de basalto tomadas pelo avanço do oceano. A força do oceano, impulsionada por fortes ventos vindos do leste e ondas de intensidade incomum em janeiro e fevereiro, desencadeou uma erosão costeira massiva.
Os famosos pilares hexagonais de basalto, onde turistas costumavam posar para fotos, agora também estão cercados pelo mar, avançando sobre a areia negra para o interior em alguns pontos, removendo completamente a área de praia habitual.
Quem for à Islândia em busca de praias com areias pretas, vale ir a Reynisfjara porém não é mais a mesma praia que se via em fotos e vídeos – talvez valha a pena ir até outras praias de areias negras que são igualmente lindas, como Kirkjufjara Beach ou Víkurfjara Beach, por exemplo.
Areias rosadas e águas azuis na bela Praia de Elafonisi, Grécia
No extremo sudoeste da ilha de Creta, na Grécia, entre as vilas costeiras de Moni Chrisoskalitissis e Gialos, a Praia de Elafonisi é famosa por sua exótica extensão de areia rosada e lagoa de águas cristalinas azul-turquesa. Sua cor peculiar, assim como a de outras praias de areia rosa ao redor do mundo, é resultado da presença de foraminíferos, microrganismos unicelulares com conchas avermelhadas.
Os visitantes ficam encantados com as cores vibrantes da praia, em tons de rosa e azul, as dunas ondulantes e as montanhas imponentes. No verão, a orla fica repleta de cadeiras de praia e guarda-sóis, sendo um destino popular para os moradores de Chania, a principal cidade de Creta, nos fins de semana. Algumas horas ao sol combinam perfeitamente com um jantar de frutos do mar e um bom vinho grego em uma taverna próxima.
(Você pode se interessar também: As 7 maravilhas naturais do Brasil para conhecer em 2026 escolhidas por National Geographic)
Um ilha distante, quase deserta? Vá à Praia de Butiama, na Tanzânia
Se você sempre sonhou em escapar para uma ilha pouco visitada para ver o maior peixe do mundo, a Praia de Butiama é o lugar certo. Essa faixa de areia fica na costa oeste da maior ilha do Arquipélago da Máfia, bem perto da costa da Tanzânia continental.
Os visitantes que viajam até essa ilha pouco explorada passam os dias de férias relaxando na areia, curtindo vilarejos tranquilos e, para os mais corajosos, mergulhando com majestosos tubarões-baleia de 12 metros. Esses gigantes gentis retornam à ilha todos os verões para se alimentar do plâncton local.
Patrimônio da Unesco: a impressionante Praia de Durdle Door, na Inglaterra
Na magnífica Costa Jurássica de Dorset — que é um Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) ao longo da costa sudeste da Inglaterra — esta praia e seu arco de calcário homônimo são absolutamente deslumbrantes.
O mundialmente famoso arco de Durdle Door foi formado ao longo de milhões de anos pela erosão causada pelo impacto do mar. Seu nome apropriado vem da palavra do inglês antigo "thirl", que significa "furar ou perfurar".
Muito além dos dragões de Komodo: a exuberância da Praia Merah, na Indonésia
Quando se pensa na Ilha de Komodo, na Indonésia, a maioria das pessoas pensa no parque nacional homônimo e em seus lagartos gigantes, mundialmente famosos: os Dragões de Komodo.
Mas existe uma atração natural menos conhecida que certamente se destaca: Pantai Merah, mais conhecida como Praia Rosa, é uma das apenas cerca de 12 praias no mundo com uma faixa litorânea rosada.
A tonalidade única da areia provém do acúmulo de fragmentos de coral vermelho e conchas deixados por foraminíferos — minúsculas criaturas marinhas com conchas vermelhas e rosadas. Esses organismos microscópicos vivem nos recifes de coral próximos à costa e, após morrerem, seus fragmentos de conchas são levados pela maré e se misturam à areia da praia.
(Conteúdo relacionado: Uma semana perfeita na Costa Verde brasileira, entre Rio de Janeiro e São Paulo)
A exclusiva e isolada Praia Anse Chastanet, na ilha de Santa Lúcia, Caribe
Considerada por muitos a melhor praia da ilha de Santa Lúcia, no Caribe, para mergulho livre e autônomo, a Praia Anse Chastanet também é imperdível pelas vistas deslumbrantes da floresta tropical ao longo da costa. E, claro, pelo seu cenário icônico: os Pitons.
Localizada em Soufrière, na costa sudoeste de Santa Lúcia, essa é uma praia isolada, mas recebe um grande número de visitantes, dada a sua posição como um dos principais destinos românticos da região.
A Praia de Anse Chastanet faz parte de um resort de luxo homônimo, conhecido pela gentileza de seus funcionários e práticas ecologicamente corretas, incluindo projetos de restauração de recifes de coral.

Para chegar à Praia Baía do Sancho, os visitantes devem voar do Brasil continental, partindo de Recife ou Natal, até a ilha principal de Fernando de Noronha.
Um das mais belas do mundo: Praia Baía do Sancho, em Fernando de Noronha, Brasil
A cerca de 525 km da costa do Brasil, o arquipélago vulcânico de Fernando de Noronha é repleto de praias encantadoras. Porém, a Praia Baía do Sancho é a mais bela de todas. Muitos visitantes a consideram a melhor praia do mundo, e por anos ela ostentou esse título no TripAdvisor (site especializado em turismo).
Isso provavelmente se deve à sua beleza e ao seu isolamento. A faixa de areia branca e macia fica aos pés de altas falésias escarpadas, cobertas por densos bosques de árvores frutíferas, de nozes e arbustos medicinais.
Além disso, tartarugas marinhas e botos frequentam essas águas, assim como aves marinhas que visitam regularmente as falésias. Mas poucas pessoas chegam a esse santuário tropical, que faz parte do primeiro parque nacional marinho do Brasil e é Patrimônio Mundial da Unesco.
A intocada e tranquila Praia de Bowman, na Flórida, Estados Unidos
A Praia de Bowman, que fica na Ilha de Sanibel, na Flórida, é uma faixa de areia intocada, coberta por um tapete de diferentes conchas: falsas asas de anjo, coquinas, búzios, búzios-do-mar, junonias, berbigões, dólares-da-areia e tulipas-listradas, para citar algumas. Uma caminhada de 400 metros a partir da estrada confere à praia um ar de lugar escondido, mas entre os catadores de conchas, ela é famosa.
Considerada uma das melhores praias para coleta de conchas dos Estados Unidos, Bowman se beneficia de sua geografia, já que uma plataforma subaquática recolhe as conchas de gastrópodes e bivalves na costa como uma entrega especial dos próprios deuses do oceano.
A remota e impresionante Praia de Anse Source d'Argent, nas Ilhas Seychelles
A Praia Anse Source d’Argent lhe parece familiar? Deveria. Esta enseada remota e encantadora em La Digue, uma das 115 ilhas que compõem as Ilhas Seychelles, país da África Oriental, é uma das praias mais fotografadas do planeta — e com razão: sua incrível beleza.
Definida por suas águas cristalinas azul-esverdeadas, areia rosada e formações rochosas fantásticas, esta é certamente uma das praias mais belas do mundo, e figura com destaque em campanhas publicitárias que buscam evocar o paraíso.

A imponente Praia da Marinha, no Algarve, em Portugal, com suas falésias, areais douradas e águas cristalinas.
A beleza das falésias da Praia da Marinha, no Algarve, Portugal
Este trecho espetacular do litoral do Algarve, ao sul de Portugal, está entre os mais deslumbrantes do mundo e isso é fácil de ser observado quando se chega à Praia da Marinha, em Lagoa.
Suas imponentes falésias de arenito, arcos e pilares aparecem em inúmeros materiais promocionais da região, então o número impressionante de turistas que a visitam, principalmente no verão, não é surpreendente. Mas vale a pena enfrentar a multidão para vivenciar essa beleza estonteante.
Uma praia de areias verdes? Sim, é a Praia de Papakōlea, no Havaí, Estados Unidos
Existem apenas quatro praias de areia verde no mundo. A Praia de Papakōlea, no extremo sul da ilha do Havaí,nos Estados Unidos, é de longe a mais popular. Sua areia brilhante é composta por cristais de olivina formados há cerca de 49 mil anos com a erupção do vulcão Pu‘u Mahana.
O cone vulcânico lançou lava no mar. Ao longo de milênios, ondas poderosas erodiram a lava endurecida, mas a olivina, um elemento relativamente pesado, permaneceu na praia.
Os amantes do surf vão adorar a Praia de Chesterman, no Canadá
O Canadá geralmente não é o primeiro lugar que vem à mente quando pensamos em aprender a surfar. Mas se você estiver disposto a vestir uma roupa de neoprene e viajar até a ponta da deslumbrante Ilha de Vancouver, a Praia de Chesterman é praticamente um paraíso para iniciantes no surfe.
Além disso, é um destino imperdível para observadores de tempestades, um centro de artesãos que apreciam esculturas em madeira, um ótimo lugar para explorar poças de maré e cavernas marinhas, e um local privilegiado para assistir ao pôr do sol.
A imponente Barreira de Corais vista na Praia de Whitehaven, Austrália
Ao largo da costa de Queensland, no litoral leste da Austrália, as Ilhas Whitsunday (74 no total) fazem parte de um dos parques nacionais mais reverenciados do país e do Patrimônio Mundial da Unesco, a Grande Barreira de Corais.
Dentro deste arquipélago internacionalmente reconhecido, com seus recifes de coral, manguezais, montanhas exuberantes e recifes de barreira de biodiversidade singular, a Praia de Whitehaven é o destino mais famoso das ilhas.
Esta história foi adaptada do livro da National Geographic "100 Beaches of a Lifetime: The World's Ultimate Shorelines", de Freda Moon e Ashley Harrell.