Bióloga luta há uma década para salvar arara símbolo do sertão nordestino

Erica Pacífico atua na conservação da arara-azul-de-lear, umas das aves mais ameaçadas do Brasil.

Um mês depois do fogo, araras-azuis dão sinais de vida no Pantanal

Pesquisadores temem que o trabalho de mais de 30 anos para salvar a espécie da extinção vá por água abaixo depois da temporada de queimadas que consumiu quase 30% do Pantanal. Mas primeiros indícios mostram resiliência das aves.

Onças-pintadas e outros animais feridos nos incêndios do Pantanal são socorridos por voluntários

A destruição do maior pantanal tropical do mundo pode colocar em risco a biodiversidade e eliminar recursos vitais, animais silvestres e pessoas.

‘Lágrimas de crocodilo’ são surpreendentemente semelhantes às nossas

A descoberta pode contribuir com o desenvolvimento de tratamentos melhores para doenças oculares, segundo novo estudo.

Arara-azul-de-lear

A ave foi muito capturada para criação doméstica e sofreu com a derrubada de árvores, mas tem sido alvo de bem sucedidos esforços de conservação.

Ararajuba

O belo padrão de cores da ave a torna muito visada por traficantes de animais silvestres e colecionadores.

Como o amor desta bióloga pelas araras salvou uma espécie da extinção

Quando Neiva Guedes começou a estudar as araras-azuis, há mais de 30 anos, a espécie estava quase extinta na natureza.

Sete fotos que mostram a beleza e diversidade das araras

As araras estão entre os membros mais coloridos da ordem Psittaciformes. Conheça algumas espécies desses animais encontrados apenas no Novo Mundo.

Ovos desta ave brasileira valem ouro no mercado ilegal da Europa. Veja por que

Alguns fatores têm incentivado traficantes a contrabandear ovos em vez de aves vivas. Entre eles, a facilidade no transporte e a possibilidade de vender os filhotes legalmente como aves de cativeiro.

DNA revela que os povos nativos mais antigos da América importavam papagaios exóticos

Descoberta sugere que araracangas eram criadas em cativeiro para a comercialização muitos séculos antes do que se imagina.