Veneno remédio: como toxinas naturais contribuem para novos medicamentos

Cientistas coletam substâncias tóxicas da natureza para aprender como seus componentes moleculares funcionam – o que pode trazer inovação para analgésicos e tratamentos de doenças.

O câncer era de fato menos comum no período pré-industrial?

Antes do tabaco e das fábricas, a taxa de incidência de câncer na Grã-Bretanha era estimada em 1%. Um novo estudo arqueológico não condiz com essa estimativa.

A vida segue em Chernobyl, 35 anos após o pior acidente nuclear do mundo

Embora tenha havido evacuações em massa após a catástrofe radioativa, Chernobyl nunca ficou totalmente desabitada.

Filhos de sobreviventes de Chernobyl não apresentam excesso de mutações genéticas

O maior e mais avançado estudo desse tipo não apenas atualiza os resultados anteriores, como também apresenta novos detalhes sobre como a chuva radioativa do desastre causou determinados tipos de câncer.

Câncer ameaçador que aflige diabos-da-tasmânia pode estar diminuindo

Novas análises genéticas revelam que a doença, que provoca grandes tumores faciais, é menos infecciosa do que há uma década.

Diabos-da-tasmânia retornam à Austrália continental depois de 3 mil anos

Cientistas esperam que a reintrodução desses animais necrófagos possa equilibrar ecossistemas destruídos por espécies invasoras.

Condições pré-existentes agravam infecção por coronavírus e são surpreendentemente comuns

Diversas pessoas estão em risco de contrair a Covid-19, incluindo aquelas com hipertensão e diabetes. Veja como elas podem se proteger.

Raro e contagioso, câncer cruza o oceano, atinge espécies marinhas e deixa cientistas perplexos

Algumas doenças malignas podem afetar diferentes espécies marinhas, comprova recente série de descobertas que mudou o que sabemos sobre o câncer.

Em caso raro, câncer é descoberto em perna fossilizada de tartaruga

Animal de 240 milhões de anos teria sido acometido por tipo de câncer ósseo semelhante ao que atinge centenas de pessoas todos os anos.

Maior roedor do mundo luta de forma surpreendente contra o câncer

Análise genética da capivara revela como o ícone sul-americano se tornou um gigante gentil e tem se esquivado do risco da doença.