
Dia Mundial da Saúde Mental: o canto dos pássaros realmente acalma o cérebro – a ciência explica o motivo
Um pardal-de-garganta-branca (Zonotrichia albicollis) canta em Manitoba, no Canadá, onde um novo chamado característico substituiu o anterior.
A cada primavera, quando bilhões de pássaros voam para o norte durante o pico da migração, seus cantos melódicos tornam-se impossíveis de ignorar, não que você queira fazê-lo. Seu “coro matinal” sinaliza que dias mais claros e quentes chegaram. É também um bálsamo – cientificamente comprovado – para o seu cérebro.
Neste Dia Mundial da Saúde Mental, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrada a cada 10 de outubro, descubra como o som do canto emitido pelos pássaros pode fazer bem para a sua mente e até aliviar sintomas de ansiedade e depressão.
Os cientistas sabem que a natureza é um bálsamo para a alma. Sair ao ar livre mantém seu corpo ativo. Passar tempo na floresta reduz o estresse, a frequência cardíaca e a pressão arterial. Contemplar flores silvestres vívidas em plena floração pode provocar admiração, uma sensação distinta de maravilha que faz com que você — e os problemas que rodopiam em sua cabeça — se sintam como uma pequena parte de algo imensamente vasto.
Mas por que o canto dos pássaros parece tão especial? Como criaturas sociais, “somos programados para querer nos conectar com as coisas”, diz Cindy Frantz, psicóloga social e ambiental e presidente do departamento de psicologia da Oberlin College and Conservatory, nos Estados Unidos. As partes do nosso cérebro que usamos para formar relacionamentos com as pessoas também nos ajudam a criar laços com a natureza — incluindo os pássaros.
Eis porque prestar atenção aos seus sons divertidos, assobios agitados e chamados caprichosos é realmente tão revigorante quanto parece.
(Sobre Ciência, leia também: Por que cada pessoa tem uma voz diferente? A ciência explica por que a voz humana é tão única e versátil)

Um pássaro pisco-de-peito-ruivo, Erithacus rubecula, canta em uma árvore em Norfolk, Inglaterra. Estudos relacionaram o som do canto dos pássaros à redução dos níveis de depressão e ansiedade
Como o canto dos pássaros melhora nossa saúde mental
Um número crescente de pesquisas sugere que o canto dos pássaros é uma porta de entrada para os muitos benefícios da natureza, quer você more em uma cidade rural ou em uma cidade agitada.
Para um estudo de 2022 publicado na revista Scientific Reports, os pesquisadores pediram a cerca de 1.300 pessoas que registrassem informações sobre seu ambiente e como se sentiam três vezes ao dia durante duas semanas.
Quando relataram ter visto ou ouvido pássaros, elas tiveram uma sensação significativamente melhor de bem-estar mental, mesmo depois que os pesquisadores levaram em consideração os benefícios de estar perto de espaços verdes e azuis (como ver árvores ou ouvir água). O aumento e melhora da saúde mental proporcionado pelo contato com pássaros também perdurou por horas.
Os pesquisadores observaram que os participantes estavam cientes dos objetivos principais do estudo, o que pode tê-los tornado mais conscientes e tendenciosos em relação aos seus próprios sentimentos. Além disso, o estudo foi realizado durante o auge da pandemia da Covid-19, o que provavelmente afetou os níveis básicos de estresse dos participantes e sua resposta emocional aos pássaros.
(Você pode se interessar também: A natureza é um bom remédio para o corpo e a mente. A ciência explica o porquê)
No entanto, outro estudo de 2022 publicado na mesma revista também destacou o contraste entre ouvir os sons da natureza e os ambientes urbanos. Entre 295 participantes, aqueles que ouviram 6 minutos de canto de pássaros através de fones de ouvido relataram sentir-se menos deprimidos, ansiosos e paranóicos.
E quanto mais vibrante o canto dos pássaros, melhor: a redução da depressão foi especificamente associada a ouvir uma variedade de espécies cantando juntas, em comparação com aqueles que ouviram apenas o canto de duas espécies. Já os outros participantes que foram submetidos a 6 minutos de ruído do trânsito, sem surpresa, sentiram-se mais deprimidos.
Um estudo de 2020 da California Polytechnic State University (Estados Unidos) chegou a conclusões semelhantes depois que os pesquisadores tocaram um “coro fantasma” ao longo de 400 metros de duas trilhas de caminhada em Boulder, Colorado. Eles esconderam alto-falantes onde os pássaros residiriam naturalmente e transmitiram uma variedade de cantos para simular uma maior biodiversidade.
“Tivemos que usar algum tipo de artifício”, diz o autor do estudo, Clinton Francis, professor associado que pesquisa ecologia aviária e evolutiva no departamento de ciências biológicas da Cal Poly. “Um dos meus alunos de pós-graduação estava tão nervoso que um eBirder incrivelmente bom iria encontrar um alto-falante e ficar indignado.” (Pelo que sabem, os alto-falantes não foram detectados pelos visitantes das trilhas.)
Depois que os visitantes saíram das trilhas, eles foram convidados a preencher um questionário elaborado para descobrir como se sentiam mentalmente. Vale ressaltar que os dados auto-relatados, em geral, são limitados, pois as pessoas podem ter dificuldade para lembrar e interpretar com precisão seus próprios pensamentos e emoções.
Ainda assim, os resultados foram animadores: as pessoas que experimentaram o “coro fantasma”, que durou apenas cerca de 10 minutos, sentiram uma maior sensação de restauração cognitiva — uma “limpeza da mente”, segundo Francis — do que aquelas que caminharam pelas trilhas com os alto-falantes desligados.
Os cientistas não entendem completamente por que ouvir mais espécies de pássaros cantando pode levar a um maior aumento do bem-estar, mas têm esperança de que estudos futuros continuem a explorar essa ligação.

Um tico-tico-dos-pântanos, pássaro conhecido por cantar uma antiga melodia, aqui procura alimento no Refúgio Nacional de Vida Silvestre Blackwater em Maryland, Estados Unidos.
O que há no canto dos pássaros que acalma o nosso cérebro?
Muitos especialistas acreditam que o canto dos pássaros sinaliza segurança. Imagine-se nervoso ao caminhar por uma floresta supostamente silenciosa: “Você percebe que todos os pássaros pararam de cantar”, explica Francis.
“Isso é um sinal de que pode haver um predador ou outra fonte de perigo por perto. Portanto, pode ser que o canto dos pássaros, ao longo da nossa história, tenha sido um sinal confiável de que o mundo está tranquilo e podemos relaxar.”
E quanto ao aumento da clareza mental? Os pesquisadores ainda não descobriram como o canto dos pássaros, especificamente, refresca a mente; alguns estudos indicam que a exposição à natureza reduz a atividade em partes do cérebro associadas ao estresse e à ruminação, ou seja, pensar repetidamente de forma negativa sobre si mesmo. O mundo natural suprime a autoconsciência porque nos permite esquecer de nós mesmos, afirma Frantz.
“O canto dos pássaros, ao longo da nossa história, tenha sido um sinal confiável de que o mundo está tranquilo e podemos relaxar.”
Sintonizar-se com os pássaros também é uma forma de atenção plena, porque nos mantém no momento presente, como na meditação, acrescenta ela. Estar em comunhão com a natureza encanta os seus sentidos com o que os cientistas chamam de “fascínio suave”, o que significa que captura a sua atenção, mas não a sobrecarrega.
As imagens, os cheiros e os sons do ar livre são extremamente delicados em comparação com as luzes piscantes e as buzinas estridentes. Observar os botões de uma planta se abrirem, absorver o cheiro após a chuva, ouvir o arrulho suave de um pássaro rola-turca: “Talvez isso apenas nos faça sentir que estamos realmente vivendo”, diz Francis.
(Conteúdo relacionado: Acalmar a mente para meditar pode ser difícil. Veja como o som pode ajudar)
Como escutar mais o canto dos pássaros em sua vida?
Embora estudos tenham comprovado que gravações de cantos de pássaros beneficiam a saúde mental, Francis enfatiza que nada se compara à experiência real.
Ainda assim, “a natureza não precisa ser extensa ou intocada”, comenta Frantz. Coloque um comedouro inteligente para pássaros em seu quintal ou baixe um aplicativo como o Merlin Bird ID, que identifica pássaros com base em seus cantos. Ela teoriza que aprender os nomes das diferentes espécies pode ajudar você a se sentir ainda mais conectado a elas.
E da próxima vez que você ouvir uma sinfonia de pardais-de-garganta-branca ou avistar um pássaro canoro chamativo cantando no topo de uma árvore, pare e aprecie a magia — afinal, os sons da primavera são passageiros.
