Ano Novo Chinês 2026: o Ano do Cavalo de Fogo está de volta, pela primeira vez em 60 anos
Além de percorrer um ciclo de 12 animais a cada ano, o zodíaco chinês também alterna entre os cinco elementos tradicionais chineses: terra, madeira, fogo, metal e água.

Um conjunto de lanternas em forma de cavalos durante um espetáculo de lanternas em Nanjing, na província de Jiangsu, no leste da China. Durante o Ano Novo Lunar do Cavalo de Fogo, as lanternas são usadas para simbolizar boa sorte, vitalidade e para homenagear o animal do zodíaco.
Com o início das celebrações do Ano Novo Lunar, também conhecido como Ano Novo Chinês, em todo o mundo (festa que iniciou no dia 17 de fevereiro e vai até 3 de março), 2026 marca o início do Ano do Cavalo — um símbolo de progresso, independência e resistência.
Este ano também marca algo mais raro: o Ano do Cavalo de Fogo — um retorno raro e vibrante que ocorre apenas uma vez a cada 60 anos.
O Ano Novo Lunar acontece entre o final de janeiro e meados de fevereiro, com sua data definida pelo antigo calendário lunissolar da China.
Desde pelo menos o século 2 a.C., cada novo ano recebe o nome de um dos 12 animais do Horóscopo Chinês, que se repetem em um ciclo de 12 anos. Na astrologia chinesa, acredita-se que cada um dos animais do zodíaco que regem os anos possua características distintas que supostamente se refletem nas pessoas nascidas naquele ano correspondente.

Um pacote de chá simbolizando o Ano do Cavalo. O Ano do Cavalo de Fogo é um evento raro, que ocorre a cada 60 anos, associado a intensa energia, paixão e criatividade.
Nas celebrações deste ano, os símbolos do cavalo de fogo estarão por toda parte, adornando decorações festivas, bem como envelopes, cartões e papéis de embrulho que acompanham os presentes do Ano Novo Lunar.
Confira, a seguir, o que o Ano do Cavalo de Fogo simboliza à medida que o Ano Novo Lunar se desenrola.
O que significa o Ano do Cavalo?
O cavalo é reverenciado na cultura chinesa devido ao seu papel histórico na agricultura, no transporte e na guerra, afirma Jonathan H. X. Lee, professor de estudos asiáticos na Universidade Estadual de São Francisco, nos Estados Unidos.
No entanto, no Horóscopo Chinês, esse animal galopante simboliza força, graça, resistência, lealdade, liberdade e sucesso. Sua força, explica Lee, representa possibilidades de crescimento pessoal e sucesso.
Segundo Lee, isso é exemplificado pelo provérbio chinês: "Quando o cavalo chega, o sucesso chega". "A energia do cavalo está associada à energia yang, que é ativa, dinâmica e geradora de vida, e remete à ambição e à vitalidade."
Na astrologia chinesa, os anos do Cavalo favorecem a ação decisiva e a independência, ao mesmo tempo que alertam contra a impulsividade.
(Você pode se interessar: Ano Novo Chinês: os 10 principais dados que você deve saber sobre essa celebração)
Por que o Ano do Cavalo de Fogo é tão raro?
Embora tenham se passado apenas 12 anos desde o último Ano do Cavalo, outros 60 anos se passaram desde o mais recente Ano do Cavalo de Fogo.
Além de alternar entre 12 animais a cada ano, o calendário lunar chinês também alterna entre os cinco elementos tradicionais chineses: terra, madeira, fogo, metal e água. Enquanto o animal muda a cada ano, o elemento muda apenas a cada dois anos.


Fiéis chineses queimam incenso para pedir boa sorte e celebrar o Ano do Cavalo no Templo Yuantong, na cidade de Kunming, província de Yunnan, sudoeste da China.
Artistas folclóricos realizam a dança do cavalo de bambu no segundo dia do Ano Novo Chinês na antiga cidade de Tai'erzhuang, localizada em Zaozhuang, província de Shandong, China.
Por isso, 2024 foi o ano do Dragão de Madeira e 2025 o ano da Serpente de Madeira. Agora, 2026 celebrará o Cavalo de Fogo, antes de 2027 marcar o ano da Cabra de Fogo.
Essa combinação de 12 animais e cinco elementos significa que cada combinação distinta de animal e elemento ocorre apenas uma vez a cada 60 anos. O Ano do Cavalo foi celebrado pela última vez em 2014, quando foi associado ao elemento madeira.
Características do Ano do Cavalo de Fogo
O Ano do Cavalo de Fogo compartilha as características do cavalo: poder, resistência, independência, lealdade e prosperidade, explica Lee. Mas cada característica é amplificada pela sua combinação com o fogo, o mais volátil dos cinco elementos tradicionais chineses.
“A consequência do fogo é o crescimento”, comenta Lee. “Isso significa que haverá muitas oportunidades de crescimento, então os indivíduos são encorajados a seguir em frente com seus objetivos pessoais, abraçar a mudança e perseverar no processo para obter a recompensa final.”
O cavalo de fogo também é um animal veloz, o que indica que 2026 será um ano em que os eventos se desenrolarão rapidamente. Especialistas dizem que o Ano do Cavalo exigirá “ação ousada e tomada de riscos”, em forte contraste com o Ano da Serpente de Madeira de 2025, que foi visto como um período de progresso cauteloso.
Os anos do Cavalo de Fogo, também chamados de anos Bing-Wu, historicamente "desestabilizam a ordem vigente" em nossas sociedades, segundo Xiaohuan Zhao, professor de sinologia da Universidade de Sydney. "Há uma longa associação entre os anos Bing-wu e períodos de instabilidade social ou política na tradição histórica", explica ele.
O último Ano do Cavalo de Fogo foi 1966, ano marcado pelo início da Revolução Cultural Chinesa, pelo desastre de Aberfan no País de Gales e pela escalada da Guerra do Vietnã.