Os freezers mantidos a -17°C podem preservar os alimentos indefinidamente, embora a forma de armazená-los possa ...

Veja a melhor maneira de congelar e descongelar seus alimentos, de acordo com os especialistas

Quantas vezes os alimentos podem ser descongelados e congelados novamente? As sobras de comida podem ir da geladeira para o freezer? Pedimos a especialistas que respondessem às suas perguntas sobre segurança alimentar no freezer.

Os freezers mantidos a -17°C podem preservar os alimentos indefinidamente, embora a forma de armazená-los possa afetar o sabor e a textura.

Foto de Rebecca Hale, National Geographic
Por Leah Worthington
Publicado 20 de dez. de 2024, 15:00 BRT

Neste período de festas de final de ano, com confraternizações com amigos, almoços e jantares de Natalceia de Ano Novo sempre se faz muita comida… Mas o que fazer com o excedente? Para muitos de nós, os freezers servem como uma espécie de buraco negro para nossas sobras e itens alimentares diversos. Tudo, desde caixas de sorvete comidas pela metade até as sobras do almoço de Natal, tende a encontrar “um lar” no freezer – às vezes indefinidamente. 

Embora seja um local conveniente para guardar alimentos extras, o freezer também pode ser uma fonte de confusão e até mesmo, se usado de forma inadequada, de doenças transmitidas por alimentos. 

Você pode se perguntar, por exemplo, se não há problema em colocar as sobras fumegantes diretamente no freezer. E também: aquele muffin parcialmente cristalizado ainda é seguro para comer? E o que você deve fazer com um molho de tomate não identificável que foi descongelado e recongelado algumas vezes?

Os especialistas avaliam a segurança dos alimentos congelados e as dicas para uma melhor higiene do freezer. 

(Leia também: Quais frutas secas são as melhores para a saúde? A ciência já sabe que elas fazem bem ao organismo)

Os alimentos quentes devem ser resfriados antes de serem congelados? Com que rapidez os alimentos devem ser colocados no freezer?


Deixar os alimentos em temperatura ambiente pode aumentar o risco de contaminação e crescimento de patógenos. Por motivos de segurança, “as sobras devem ser guardadas em até duas horas”, diz Keith Schneider, microbiologista de segurança alimentar e professor de alimentos, ciência e nutrição humana da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos.

Essa regra é especialmente importante para alimentos que exigem refrigeração ou congelamento, como carnes cruas, aves, frutos do mar, ovos e produtos frescos – que não devem “permanecer em temperatura ambiente por mais de duas horas – ou uma hora se a temperatura do ar estiver acima de 32°C”, de acordo com o órgão norte-americano FDA (Food and Drug Administration).

Do ponto de vista da segurança, não há problema em colocar alimentos quentes diretamente no freezer sem resfriá-los primeiro, de acordo com um funcionário da Food and Drug Administration.

Embora seja possível que o armazenamento direto de pratos quentes no freezer possa elevar sua temperatura interna, para cozinheiros e freezers domésticos, o volume de alimentos é geralmente pequeno o suficiente para ter um impacto marginal e temporário, afirma Alejandro Castillo, professor de microbiologia e segurança alimentar da Texas A&M University, Estados Unidos.

Se você quiser ser mais seguro, pode esperar até que o alimento atinja 54°C e/ou dividir o alimento quente em “recipientes menores que permitam o fluxo de ar e a dissipação de calor adequados”, diz Schneider.

Tem algumas sobras refrigeradas que não vai comer tão cedo? É perfeitamente seguro, e até mesmo aconselhável, colocá-las no freezer para armazenamento de longo prazo, de acordo com Castillo. Dito isso, “o congelamento não faz o tempo voltar atrás”, adverte Schneider. Preste atenção às datas: se o alimento já tiver passado dois de seus quatro dias de validade na geladeira, você terá apenas mais dois dias se ele voltar à geladeira para descongelar novamente. 

Por quanto tempo os alimentos podem ser congelados e ainda podem ser descongelados e consumidos?


Embora a qualidade possa se degradar com o tempo, fique tranquilo, pois aquele pãozinho congelado pode ficar em segurança no freezer por anos. A “queimadura de freezer”, quando o alimento congelado desidrata devido à exposição ao ar frio – às vezes aparecendo como uma camada de gelo – não é uma indicação de que o alimento estragou, mas pode afetar seu sabor e textura.

Com o manuseio e o armazenamento adequados dos alimentos, os freezers mantidos a -17°C funcionam como uma espécie de cápsula do tempo, preservando todos os alimentos indefinidamente. “Embora o congelamento não mate a maioria das bactérias, ele impede o crescimento delas”, de acordo com a FDA.

Talvez mais importante do que a técnica de congelamento seja a higiene dos alimentos e da cozinha. “Se você congelar um alimento contaminado, você o preservará com tudo o que está nele”, diz Castillo. Ele recomenda manter a cozinha e a geladeira limpas e separar os alimentos crus dos prontos para consumo para evitar a contaminação cruzada desnecessária.

O acondicionamento adequado preserva a qualidade, evitando a queima no freezer ou outras alterações químicas, diz Schneider. Mas quando se trata de segurança alimentar, ele acrescenta: “Se estiver [abaixo de] 3,3°C, nenhum patógeno vai se desenvolver”. Caso em questão: “Encontrei um filé mignon que eu tinha congelado – eu não ia jogá-lo fora – por dois anos, e ele estava selado a vácuo, e estava saboroso.” 

Mas isso não significa que você deva encher seu freezer com alimentos para o apocalipse. Os freezers dependem de ventiladores que sopram ar frio ao redor dos alimentos e não funcionam tão bem em um ambiente lotado, explica Schneider. “Se você encher demais a geladeira ou o freezer, reduzirá o fluxo de ar e os alimentos não esfriarão rápido o suficiente.”

(Conteúdo relacionado: Dia Mundial da Segurança dos Alimentos: como saber se a carne de frango está contaminada?)

Quais são as melhores práticas de segurança para descongelar alimentos?


Como regra geral, o descongelamento deve ocorrer da forma mais rápida e uniforme possível para evitar o crescimento de bactérias. A FDA recomenda três métodos principais de descongelamento: na geladeiraem água fria ou no micro-ondas

Qualquer coisa descongelada em água fria ou no micro-ondas deve ser cozida imediatamente, e os alimentos nunca devem ser descongelados em temperatura ambiente, inclusive na bancada.

“O motivo é que, mesmo enquanto estiver descongelando, você não quer aquecer a parte externa da carne enquanto a parte interna permanece fria”, comenta Schneider. Isso significaria que a parte externa atingiria uma faixa de temperatura favorável ao crescimento bacteriano enquanto a parte interna continuaria descongelando. Ele sugere o uso de um banho de água fria para descongelar os alimentos em uma temperatura consistente que evite essa “zona de perigo”.

Se o tempo não for um problema, as geladeiras são ideais para o descongelamento em uma temperatura segura e constante, de acordo com a FDA. Mas, eles acrescentam, “se você precisar de um item imediatamente, opte por cozinhar alimentos congelados”.

É seguro descongelar alimentos e depois congelá-los novamente?


De acordo com os especialistas, o descongelamento e o recongelamento requerem cuidado. Toda vez que você descongela um item, ele entra na zona de temperatura “perigosa”, onde os micróbios podem começar a crescer e produzir toxinas, gerando uma possível contaminação

Os alimentos descongelados na geladeira podem ser recongelados com segurança sem cozimento, mas tudo o que for descongelado em água fria ou no micro-ondas deve ser cozido antes de voltar ao freezer, afirma a FDA.

Embora não haja um número absoluto, “você não quer congelar e descongelar com muita frequência”, diz Schneider. Ele recomenda não descongelar e recongelar mais de duas ou três vezes, embora a quantidade exata dependa da velocidade e do método de descongelamento. “Especialmente se levar muito tempo para descongelar”, diz ele, as bactérias podem começar a se proliferar. 

Por quanto tempo os alimentos congelados são seguros em uma queda de energia?


Se você conseguir manter a porta do freezer fechada, seus produtos congelados podem durar pelo menos alguns dias em caso de queda de energia elétrica.

“Levará vários dias para que o freezer atinja 4,4ºC”, explica Schneider. “Quando chegar a esse ponto, você terá que começar a se preocupar com a proliferação de bactérias ou patógenos.”

Nesse caso, um freezer superlotado pode realmente ser útil. “Se ele estiver abarrotado de coisas, a quantidade de gelo ou de produtos congelados manterá os outros produtos frescos.” De acordo com a FDA, os alimentos podem durar até 48 horas em um freezer cheio24 horas em um freezer meio cheio.

A FDA recomenda colocar um termômetro no freezer para verificar a temperatura interna. Se a temperatura estiver abaixo de 4,4° C quando a energia for ligada novamente, o alimento poderá ser recongelado com segurança.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2025 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados