Os 7 fatos que você não sabia sobre a vida dos astronautas no espaço

Ir ao banheiro, exercitar-se ou dormir podem ser experiências muito diferentes na ausência da gravidade – não apenas para os astronautas, mas também para o funcionamento de seus corpos.

Dois astronautas realizam uma caminhada espacial para instalar uma caixa de ferramentas robótica da Agência Espacial Canadense na Estação Espacial Internacional

Foto de NASA
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 28 de ago. de 2023, 12:44 BRT

Durante uma missão no Espaço, os astronautas precisam levar uma vida cotidiana praticamente igual às que têm na Terra. Eles precisam tomar banho, usar o banheiro, comer e até mesmo dormir por longos períodos de tempo. Entretanto, o fator principal que torna todas essas atividades um desafio para toda a tripulação é a ausência da gravidade zero

De acordo com especialistas consultados pela Agência Espacial Europeia (ESA) – em conjunto com a agência norte-americana, a Nasa – o caso mais comum para narrar o cotidiano no espaço é o que ocorre na Agência Espacial Internacional (ISS). Baseado no dia a dia na ISS, descubra como é a vida dos astronautas, a 400 quilômetros de distância da Terra. 

(Talvez você se interesse por: Quais animais foram enviados ao espaço

1. Como um astronauta escova os dentes

Assim como na Terra, os astronautas devem limpar seus corpos todos os dias. Um documento da ESA afirma que eles precisam manter na rotina os atos de escovar os dentes, usar o banheiro e vestir roupas "razoavelmente limpas". Em um espaço tão confinado, compartilhado com pelo menos 13 outras pessoas como no caso da Estação Espacial Internacional, por exemplo, deixar de se higienizar pode ser um problema para a missão.

Como a ISS orbita a Terra a uma velocidade de 28 mil quilômetros por hora e a uma altitude de 400 quilômetros, a ESA aponta que tanto a pasta de dente quanto a água que eles acabam flutuando, pois não há peso para empurrar os objetos para baixo. 

Nesse caso, a pasta de dente pode ser engolida após a escovação (o produto usado pelos astronautas é comestível) e a boca é limpa com toalhas molhadas. Os astronautas devem escovar os dentes com a boca o mais fechada possível, para evitar que a pasta de dente voe para todos os lados. 

2. Como ir ao banheiro no espaço

Caso precise ir ao banheiro, a Estação Espacial Internacional tem um banheiro espacial no módulo russo Zvezda, de acordo com a ESA. Para não flutuar enquanto estão sentados nele, os astronautas devem se amarrar ao vaso sanitário

Em vez de esgotos, o suporte do vaso sanitário na ISS tem um tubo de sucção que move os resíduos para baixo em uma corrente de ar. Enquanto os dejetos sólidos são comprimidos e armazenados para posterior descarte, a urina é coletada para reciclagem, conclui a agência espacial. 

3. Alimentação a bordo da Estação Espacial Internacional

dieta no espaço desempenha um papel importante na manutenção do bem-estar físico e mental dos astronautas, diz a ESA, especialmente no combate à perda de massa muscular e óssea causada por estadias prolongadas em microgravidade ou ausência de peso. 

As refeições, no entanto, devem ser preparadas e armazenadas de acordo com padrões nutricionais e de cuidados rigorosos para não causar imprevistos. Os astronautas fazem três refeições por dia e precisam ingerir um total de 2.500 a 3 mil calorias por dia. Além disso, eles devem beber de três a cinco litros de água diariamente. 

Para corresponder a essa ingestão diária de calorias, os cientistas responsáveis pelo cardápio espacial dividem a refeição em três terços. De acordo com as diretrizes da ESA e da Nasa, duas partes são provenientes do suprimento básico de alimentos que a agência espacial americana pré-seleciona e embala para cada missão espacial. O terço restante vem de alimentos que cada astronauta escolhe de acordo com seus gostos. Pode ser comida tradicional americana, de lugares de Europa, ou ainda russa e japonesa.

A primeira vez que uma pessoa foi alimentada fora da Terra foi em 12 de abril de 1961. De acordo com a ESA, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin entrou para a história da corrida espacial não apenas por ser o primeiro ser humano no espaço, mas também por ser a primeira pessoa a se alimentar fora do globo terrestre.

(Saiba mais: O que os astronautas comem no espaço

4. A gravidade no Espaço pode alterar a saúde dos astronautas

Retrato de uma astronauta que bateu o recorde de voo espacial mais longo realizado por uma mulher e fará parte da missão Artemis II, Johnson Space Center, Houston, Texas, EUA.

Foto de Dan Winters

De acordo com um artigo publicado pela Nasa chamado “Viver e trabalhar no espaço”, de 2006, a gravidade zero aliada a um nascer do sol a cada 90 minutos pode alterar a saúde física e mental do astronauta. A tripulação precisa combater o enjoo, a claustrofobia e a saudade da vida que tem na Terra. Portanto, os tripulantes espaciais devem estar preparados para qualquer emergência médica.

Quanto aos germes, embora eles não existam como na Terra, a Nasa diz que são os próprios astronautas que atuam como hospedeiros das bactérias que viajam com eles para a ISS e coexistem com seu ambiente. A ausência de peso faz até mesmo com que os fluidos de seus corpos subam para suas cabeças, causando uma sensação semelhante a um resfriado constante. 

5. Os astronautas precisam manter o condicionamento físico

Devido à neutralização da força gravitacional que puxa a massa de um objeto em direção ao seu centro de gravidade, os ossos e os músculos dos astronautas que flutuam na ISS mudam consideravelmente. A Nasa diz que a tripulação não usa muito as pernas e começa a perder músculos; a parte inferior das costas também passa a perder força e os ossos se enfraquecem e afinam. 

Considerando os danos que a fadiga em seus corpos pode causar quando retornam à Terra, os especialistas encarregados das missões da Estação Internacional Espacial obrigam os astronautas a se exercitarem diariamente por pelo menos duas horas. Eles têm esteiras e bicicletas ergométricas. 

O exercício é, inclusive, uma maneira de muitos no Espaço relaxarem a mente e o corpo das tarefas diárias que desafiam a mente. 

6. No espaço, o sangue dos astronautas corre para a cabeça

De acordo com a Nasa, o coração tem que trabalhar mais contra a gravidade para mover o sangue por todo o corpo. No espaço, sem a atração gravitacional, o sangue se desloca para a parte superior do corpo e faz com que o rosto dos astronautas pareça inchado. 

sangue e a água estão entre os fluidos mais comuns do corpo, diz a Nasa. Sem gravidade, eles se movem da parte inferior do corpo para a superior. Mas no espaço, o cérebro acha que há excesso de fluido. Assim, ele diz ao corpo para produzir menos e, quando os astronautas retornam à Terra, eles não têm fluidos suficientes em seus sistemas. 

Isso faz com que precisem de alguns dias para repor os níveis de sangue e água em seus corpos, o que leva a uma sensação de cansaço e, muitas vezes, a desmaios. 

7. É possível dormir no espaço?

mais populares

    veja mais

    O astronauta Terry Virts está preso em seu compartimento de dormir na Estação Espacial Internacional.

    Foto de TERRY VIRTS NASA

    Depois de um dia de trabalho árduo, nada melhor do que um merecido descanso. Seja no Espaço e na Terra, os trabalhadores vão para a cama em horários determinados para que, uma vez descansados, possam acordar e continuar com seu trabalho diário, diz a Nasa. 

    No espaço, entretanto, não há subida ou descida, mas há microgravidade. Portanto, os astronautas não têm peso e podem dormir sob qualquer orientação. Mas eles precisam se segurar para não flutuar durante o sono e esbarrar em um objeto delicado. 

    Na ISS, a tripulação dorme em sacos de dormir dentro de pequenas cabines, cada uma com tamanho suficiente para acomodar apenas uma pessoa. Embora o horário de sono prescrito seja de oito horas, os astronautas podem acordar para ir ao banheiro ou até irem dormir mais até tarde, como fariam na vida cotidiana na Terra.

    A Nasa diz que, além da vontade de ir ao banheiro, há outros fatores que podem perturbar o sono de um astronauta: excitação e enjoo. Há casos de tripulantes especiais que relataram ter sonhos e pesadelos. Outros podem até roncar.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados