Quais são os símbolos do Sistema Solar, segundo a Nasa?
Estes desenhos representam os principais objetos celestes do Sistema Solar, como a Terra e a Lua, entre outros.
A imagem da Nasa mostra planetas e planetas anões do Sistema Solar com tamanhos mostrados em escala, mas com distâncias comprimidas. A foto mostra os corpos celestes acompanhados pelos símbolos que os representam.
Nem todo mundo sabe, mas os astrônomos usam símbolos para reconhecer os principais objetos celestes do Sistema Solar, como os planetas, a Lua e o Sol. Esses ícones, juntamente com as constelações zodiacais, foram desenvolvidos para uso tanto na astronomia quanto na astrologia, explica a Nasa (agência espacial norte-americana) em seu site.
Eles são desenhos gráficos simples, mas criados com base em uma explicação específica. Muitos deles se referem aos deuses que deram nomes aos planetas ou a características distintas dos corpos celestes em questão.
Acima, uma representação artística do Sistema Solar e de seus planetas, que recebem nomes em homenagem a deuses romanos ou gregos.
Os símbolos do Sistema Solar
Existem diferentes símbolos para representar os corpos celestes do Sistema Solar. De acordo com a descrição da Nasa, veja quais são os mais conhecidos e suas características:
- Sol: consiste em um escudo com um círculo em seu interior. Acredita-se que esse círculo possa significar uma mancha solar, de acordo com a agência espacial norte-americana.
- Mercúrio: representa a cabeça e o chapéu alado de Mercúrio, o deus romano do comércio e da comunicação, na forma de um bastão.
- Vênus: é um símbolo gráfico semelhante ao de Mercúrio. Acredita-se que seja uma representação estilizada do espelho de mão da deusa romana do amor de mesmo nome, a Vênus.
- Terra: o símbolo que representa o nosso planeta mostra um círculo dividido em quatro partes por linhas meridianas, mostrando os quatro pontos cardeais, como descreve a agência espacial.
- Lua: no caso do satélite da Terra, o ícone escolhido é o de uma meia lua e representa a Lua crescente.
(Você pode se interessar: A Lua pode influenciar a saúde humana? Uma nova pesquisa sugere que sim)
- Marte: a representação pictórica consiste em um círculo com uma seta no canto superior direito. De acordo com a Nasa, ela representa o escudo e a lança do deus romano da guerra. É também o símbolo masculino.
- Júpiter: possivelmente um hieróglifo para a águia, o pássaro do deus romano Júpiter, ou a letra inicial de seu deus equivalente grego, Zeus, com uma linha desenhada através dela para indicar sua abreviação.
- Saturno: pode ser uma foice antiga, pois Saturno era o deus romano da agricultura e do tempo.
- Urano: o ícone do sétimo planeta do Sistema Solar consiste em um círculo com um ponto no meio e uma seta projetada para cima. “Ele é representado por dispositivos combinados que indicam o Sol mais a lança de Marte, pois Urano era a personificação do céu na mitologia grega, dominado pela luz do Sol e pelo poder de Marte”, explica a Nasa.
- Netuno: no caso de Netuno, o símbolo que o representa é o tridente de Netuno, o deus romano do mar e dos oceanos.
- Plutão: o planeta-anão tem um monograma (um conjunto de letras que representa um nome abreviado) composto por P e L, as letras iniciais do objeto celeste e também de Percival Lowell, o astrônomo norte-americano que previu a descoberta de Plutão.
Como a Nasa aponta, a União Astronômica Internacional (IAU) – a organização científica responsável por nomear objetos no espaço – desaconselha o uso de símbolos como esses em publicações científicas.