Se encante com 10 belas decorações iluminadas de fim de ano em todo o mundo

Decorações de Natal iluminam as cidades, celebram tradições consagradas pelo tempo e enchem de alegria os corredores movimentados em diferentes lugares.

Por Starlight Williams
Publicado 23 de dez. de 2024, 11:30 BRT

Na época das festas de fim de ano, milhões de luzes cintilantes iluminam cidades em todo o mundo, com decorações cada vez mais elaboradas a cada ano. Nos Estados Unidos, estima-se que 150 milhões de conjuntos de luzes sejam vendidos a cada ano. Recentemente, as vendas de luzes aumentaram (em novembro de 2020, elas cresceram 201% em relação ao ano anterior).

Mas as festas de fim de ano nem sempre foram tão brilhantes. Antes de existirem luzes elétricas, as velas iluminavam o caminho para as festas de fim de ano. Durante o século 17, as famílias alemãs prendiam velas acesas em suas árvores de Natal para iluminar suas decorações artesanais. Apesar de ser um risco de incêndio, essa prática se espalhou rapidamente pela Europa e, posteriormente, pelos Estados Unidos. 

(Você pode se interessar:  Os 10 pratos natalinos famosos pelo mundo)

O costume permaneceu praticamente o mesmo até 1882, quando Edward Johnson, amigo e colega de Thomas Edison, viu um uso festivo para a lâmpada que Edison havia inventado três anos antes. Ele conectou manualmente 80 lâmpadas vermelhas, brancas e azuis e as enrolou em uma árvore de Natal em sua casa em Nova York, nos Estados Unidos. 

Os espectadores se aglomeravam para ver a exibição chamativa, mas a prática não pegou imediatamente. Havia muita desconfiança em relação à eletricidade, e as luzes sazonais eram muito caras para serem consideradas uma tradição natalina. A prática tornou-se popular entre as famílias ricas, quando o norte-americano presidente Grover Cleveland usou luzes elétricas para decorar a árvore de Natal da família na Casa Branca em 1895. 

SIM-740758-BSP

Gotemburgo, Suécia - O aroma de amêndoas torradas e glogg (vinho quente) anuncia a chegada da Santa Lúcia a essa charmosa cidade fluvial. As luzes brilham nos prédios e nas centenas de árvores de Natal no Mercado de Natal do Parque de Diversões Liseberg, o maior da Escandinávia. Os corais cantam e os namorados se beijam ao longo da Lane of Lights (Rua das Luzes) de três quilômetros que leva ao porto.

Foto de Roberto Rinaldi, SIME

Dezenas de lojas de departamentos usaram luzes de Natal para animar suas vitrines de fim de ano e atrair clientes. Ainda assim, em 1900, um cordão de luzes para decoração era caro, custava cerca de 12 dólares, o que as tornava impraticáveis para o americano médio. 

Foi somente na década de 1920 que essas decorações brilhantes se tornaram um símbolo do Natal para as massas. Nos Estados Unidos, várias empresas de manufatura se fundiram para formar a National Outfit Manufacturers Association, criando conjuntos acessíveis que dominariam o mercado de luzes sazonais por décadas. 

Na década de 1930, um cordão de luzes custava muito menos que anteriormente nos Estados Unidos, cerca de 1,75 dólares, transformando-as rapidamente em um fenômeno mundial

De lâmpadas cintilantes ao som de música festiva em Hong Kong a uma explosão de cores iluminadas na Colômbia, veja aqui estão 10 lugares para admirar as luzes deslumbrantes nesta temporada de festas.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2025 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados