Ciência

A década passada foi a mais quente já registrada

Os últimos 10 anos mostram que as mudanças climáticas já estão acontecendo, segundo novo relatório da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos.
Ciência

Intensos incêndios na Austrália afetarão a disponibilidade de água potável

Quando os grandes volumes de cinzas forem despejados nos rios, represas e mares, provavelmente as reservas de água ficarão poluídas e a fauna aquática morrerá.

Cidade de São Paulo proíbe distribuição de talheres, copos e pratos de plástico

O município, que já havia banido os canudos, agora inclui outros utensílios plásticos entre os itens cujo fornecimento está proibido.

Para recuperar a paisagem marinha do Brasil, esta pesquisadora une ciência e saber popular

A bióloga Beatrice Padovani conta com um interesse em comum entre pescadores e conservacionistas – a reabilitação de estoques de peixes – para salvar manguezais, recifes de coral e todo o bioma marinho costeiro.

O inexplicável e iminente apocalipse dos mexilhões de água doce

Será a poluição, as mudanças climáticas, alguma doença desconhecida? Cientistas tentam desvendar o mistério.

Por que os animais marinhos comem plástico?

Baleias aparecem com o estômago repleto de plástico no mundo todo. Veja o que sabemos sobre o assunto.

Mudanças climáticas estão levando planeta a “ponto de inflexão” perigoso

Cientistas acreditam que as pessoas não se deram conta do pouco tempo que resta para deter mudanças irreversíveis e desastrosas nos sistemas climáticos da Terra. Mas há esperança.

Raro e contagioso, câncer cruza o oceano, atinge espécies marinhas e deixa cientistas perplexos

Algumas doenças malignas podem afetar diferentes espécies marinhas, comprova recente série de descobertas que mudou o que sabemos sobre o câncer.

Por que há mais plástico no Ártico do que em outros lugares da Terra?

As correntes oceânicas e o ar transportam o plástico até o extremo norte, onde ele se acumula - inclusive no organismo dos animais que lá habitam.

Quanto maior a profundidade em que esse polvo roxo vive, mais rugosa é a sua pele

Polvos lisos e rugosos nas profundezas do Pacífico confundiram os cientistas por muito tempo: são da mesma espécie? Agora finalmente temos uma resposta.

Perseguição em Alto Mar: Espécies em Risco

Grupo de cientistas, jornalistas e agentes tenta resgatar a baleia mais ameaçada e rara da Terra.

Bali luta para conservar suas lindas praias repensando o lixo plástico

Seja proibindo plásticos descartáveis ou implementando medidas educativas, Bali não mede esforços para manter sua imaculada reputação e salvar seu turismo.
As mulheres que lutam pela conservação de espécies símbolos da fauna brasileira
Por trás dos mais importantes projetos de pesquisa sobre harpias, araras, antas, cobras e tamanduás, estão mulheres determinadas a proteger a biodiversidade.

Uso excessivo de águas subterrâneas está prejudicando nossos rios

Até 2050, milhares de rios e córregos em todo o mundo poderão atingir um limiar ecológico crítico, de acordo com novas pesquisas.

O rio mais sagrado da Índia está secando

Em um santuário natural no rio Ganges, golfinhos e pessoas correm perigo.

Quanto vale uma baleia?

Os benefícios proporcionados pelas grandes baleias, incluindo a captura de carbono, são argumentos poderosos para protegê-las, segundo economistas.

Supermães do oceano: recuperação de elefantes-marinhos deve-se a esforço brutal das fêmeas

Quase extintos devido à caça no início do século 20, a espécie está se recuperando, e essas mães formidáveis podem ajudar a explicar o porquê.

Pulsos magnéticos misteriosos descobertos em Marte

Os eventos noturnos estão entre os resultados iniciais da sonda InSight, que também encontrou pistas de que o Planeta Vermelho pode hospedar um reservatório global de água líquida logo abaixo da superfície.

Águas-vivas reinam em raros lagos marinhos da Indonésia

Elas são muito comuns nos oceanos, mas são poucos os lagos que abrigam populações de águas-vivas.