10 descobertas científicas incríveis que passaram despercebidas em 2020

Desde a descoberta de uma poeira estelar mais antiga que o sol até os primeiros embriões de tiranossauro, confira algumas descobertas fascinantes que podem ter sido ofuscadas este ano.

Tubarões em grave declínio em recifes de todo o mundo

No maior estudo do gênero, cientistas constataram ausência de tubarões que vivem próximos a recifes de coral em 58 países. Mas ainda há esperança.

Corais no litoral do Nordeste estão sofrendo branqueamento em massa, alertam pesquisadores

O evento, resultado do aumento da temperatura da água, foi registrado em recifes desde o norte da Bahia até o Rio Grande do Norte e pode matar as colônias por completo.

Imagens de drone mostram corais branqueados em Pernambuco

Vídeo do programa Peld-TAMS. Stress causado por fatores como o aumento da temperatura do mar fazem os corais expulsar as algas simbiontes, o que os deixa completamente brancos e vulneráveis a doenças e competição por alimentos.

Para recuperar a paisagem marinha do Brasil, esta pesquisadora une ciência e saber popular

A bióloga Beatrice Padovani conta com um interesse em comum entre pescadores e conservacionistas – a reabilitação de estoques de peixes – para salvar manguezais, recifes de coral e todo o bioma marinho costeiro.

Estes corais preferem consumir plástico a alimento

Estudo sugere que minúsculas partículas de plástico também podem conter micróbios que causam doenças ou até a morte de corais.
Meio Ambiente

Lama tóxica da barragem de Mariana contaminou corais de Abrolhos, diz novo estudo

Pesquisadores da UERJ constataram que chegada de pluma de sedimentos ao parque nacional, no litoral sul da Bahia, ameaça espécies nativas.
Meio Ambiente

Conheça o audacioso plano de mapear todos os recifes de corais do mundo a partir do espaço

Para construir o inovador sistema de monitoramento, pesquisadores atravessaram momentos de dificuldade — inclusive o falecimento de dois dos fundadores do projeto.

32 fotos incríveis de uma carreira vivenciada embaixo d’água

O fotógrafo David Doubilet quer impressionar as pessoas com suas imagens – e inspirar a conservação. Veja como nesta galeria retrospectiva.

Como um país está recuperando suas águas poluídas

Belize foi criticado por colocar em risco seus recifes de corais e outros recursos marinhos. O país respondeu com soluções inovadoras.

As joias submarinas de Cuba estão na rota do turismo

Os Jardines de la Reina, a imensa reserva marinha de Cuba, são um paraíso do mergulho agora na rota do turismo.

Como o coração dos corais das Filipinas continua batendo?

Com corais do mundo todo sendo atacados, é impressionante ver como o Recife de Tubbataha continua intacto. Por quê?

Veja o intrigante buraco azul da Grande Barreira de Coral australiana

Um dos grandes buracos azuis na Grande Barreira de Coral, na Austrália, é um dos únicos pontos onde as espécies ainda estão preservadas, mesmo depois da passagem de um grande ciclone em 2017.

Como peixes exóticos de recifes de coral vão parar em aquários

Um grupo de conservacionistas rastreou cada passo do processo, desde a captura até a exibição dos animais.

Como peixes exóticos de recifes de coral vão parar em aquários

2017 foi o ano mais quente já registrado no oceano

O aquecimento das águas do oceano pode ter impactos nocivos em habitats como recifes de corais e gelo marinho.

Explore um dos recifes de coral mais antigos do mundo

O Tubbataha das Filipinas é o lar de mais 600 espécies de peixes, 13 de baleias e golfinhos e 360 de corais.

Um vibrante recife de coral prospera em meio à lama do Rio Amazonas

Corais coloridos, peixes e gigantes esponjas foram encontradas em águas escuras. Uma das pesquisadores diz que o recife tem os animais mais incríveis que ela já viu em uma expedição.