Quais são as picadas mais perigosas do mundo

Um dos insetos no topo da lista é conhecido como "formiga das 24 horas" porque o veneno de sua picada pode causar dor por um dia inteiro.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 12 de set. de 2023, 08:00 BRT
Uma vespa se alimenta de pólen de serralha.

Uma vespa se alimenta de pólen de serralha.

Foto de Mark Moffett

Em 1983, o entomologista norte-americano Justin Schmidt (1947-2023) empreendeu a dolorosa aventura de se submeter a uma série de ataques de insetos a fim de registrar sua própria experiência com picadas, classificá-las e descrever a dor causada por elas, relata o National History Museum do Reino Unido. Graças à experiência, é possível saber quais picadas são as mais dolorosas.

A escala de Schmidt para a dor causada por uma picada

Usando uma escala de 0 a 4, o entomologista mediu o nível de dor causado pelas picadas de insetos da ordem Hymenoptera, da mais baixa para a mais alta, e compilou cada uma de suas reações em um trabalho conhecido como Índice de dor por picada. 

De acordo com a Encyclopedia of Life (EOL), os Hymenoptera são uma ordem de mais de 125 000 espécies de insetos, incluindo vespas, abelhas e formigas. A National Geographic compilou uma lista dos três insetos cujas picadas estão entre as mais dolorosas do mundo. De acordo com a escala de Schmidt, isso equivale a uma dor de nível 4 (o número máximo que uma picada pode receber). 

Marimbondo 

O primeiro inseto da lista é o marimbondo Synoeca septentrionalis. De acordo Schmidt, "sua picada é uma tortura. É como estar acorrentado no fluxo de um vulcão ativo". 

De aparência metálica e escura, é uma espécie neotropical encontrada nas Américas Central e do Sul, especialmente em países como Costa Rica, Panamá, Colômbia, Guatemala, México e Venezuela, de acordo com a Encyclopaedia of Life

Eles costumam construir ninhos em troncos de árvores, o que é uma das características mais populares da espécie. Em relação à picada, a EOL indica que eles são insetos fundamentalmente agressivos e ativam seu principal mecanismo de defesa quando sentem que um ataque é iminente. Esses marimbondos às vezes picam pássaros que fazem seus ninhos no alto das árvores.

A enciclopédia afirma que sua picada é "incrivelmente dolorosa" e que, em humanos, seu ataque pode exigir atenção médica.  

(Talvez você se interesse por: Como reconhecer se uma cobra é venenosa?)

Formiga-bala

Uma formiga-bala coletada no ecossistema da Estação de Biodiversidade Tiputini, Parque Nacional Yasuní, Equador.

Foto de David Liittschwager

De acordo com Schmidt, a picada da formiga-bala (Paraponera clavata) gera uma dor intensa. O entomologista a compara a "andar sobre carvão em brasa com um prego de 5 centímetros cravado no calcanhar". 

O inseto habita as regiões úmidas e tropicais da América Central e do Sul, principalmente no Brasil, Bolívia e Peru, bem como na Venezuela, Honduras e Costa Rica. 

A formiga-bala é reconhecida em seu habitat por diferentes nomes, todos relacionados ao seu potencial de picada e limiar de dor, diz a EOL. Na Venezuela, ela é chamada de "formiga 24 horas", devido ao número de horas que uma pessoa pode sentir a dor de sua picada. Outros nomes para o inseto são: formiga-cabo-verde, formigão ou formigão-preto. 

No idioma tupi-guarani, a formiga-bala é conhecida como tocanquibira, que significa "aquela que fere profundamente". Além do julgamento científico de Schmidt, outras vítimas classificaram a picada do inseto como algo semelhante a um tiro; daí seu nome popular. 

Quando a formiga ataca, a picada provoca ondas de dor ardente e latejante que podem durar até um dia, diz a EOL. A principal neurotoxina produzida pelo inseto é chamada de poneratoxina. Trata-se de um peptídeo paralisante do veneno que, além da dor devastadora, causa retenção de líquidos (edema), aumento da frequência cardíaca (taquicardia) e expulsão de sangue junto com as fezes humanas.

Vespa-aranha

mais populares

    veja mais

    Uma vespa-aranha paralisa uma aranha-lobo. Esta vespa enterra a aranha viva junto com um punhado de ovos. Assim que as vespas jovens eclodirem, elas consumirão o inseto.

    Foto de Anand Varma

    Por último, mas não menos importante, uma espécie de vespa está na lista dos insetos com as picadas mais dolorosas do mundo. A Pepsis thisbe é uma espécie de vespa-aranha da família Pompilidae. De acordo com a enciclopédia, o inseto também é conhecido popularmente como gavião da tarântula.

    Seu ferrão é "ofuscante e feroz, surpreendentemente elétrico", diz Schmidt. Se a vespa-aranha atacar um ser humano, a vítima pode se sentir como se estivesse tomando banho e, de repente, um secador de cabelo ligado caísse na água, conclui o especialista em picadas.

    Esse tipo de vespa pode ser encontrado na América do Norte, principalmente na área que abrange os estados norte-americanos do Texas, Califórnia e Nebraska, e também em parte do México.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados