Eclipse solar anular: o que é e quando poderá ser visto
Saiba o dia do eclipse solar anular e qual cuidado tomar para observá-lo com segurança.
Erupções coronais e espectros no eclipse solar visto do Ártico, em 2015, na Noruega.
Uma das atividades que mais fascinam a humanidade é olhar para os céus e observar fenômenos astronômicos, da passagem de cometas aos eclipses solares e lunares.
Em 2024, em diferentes pontos das Américas do Norte será possível ver o eclipse solar total em abril – evento que atrai a atenção de estudiosos e curiosos em diferentes países.
O que é o eclipse solar anular?
“Um eclipse solar anular ocorre quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, no momento em que está em seu ponto mais distante do planeta ou próximo a ele. A Lua parece menor que o Sol e não o cobre completamente”.
É dessa forma que a Nasa, a agência espacial norte-americana, define o fenômeno. Em outras palavras, será possível observar uma parte do Sol sendo coberta por uma espécie de “círculo negro” – círculo que é, justamente, a Lua.
Quando será o próximo eclipse solar anular?
Fotografias feitas em intervalos de cinco minutos mostram a progressão de um eclipse em Moose River, Ontário, Canadá.
Um eclipse solar anular ocorreu no dia 14 de outubro de 2023, um sábado.
De acordo com um mapa disponibilizado no site da Nasa, o fenômeno pode ser visto em grande parte do Brasil.
No entanto, alguns estados do Norte e Nordeste, como Amazonas, Pará, Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba, tiveram uma visibilidade melhor do que outras regiões do país.
Foi possível ver o fenômeno no decorrer do dia, mas o horário exato depende do município e do estado em que a pessoa está.
Obviamente, situações como chuvas, tempestades e neblina podem atrapalhar a observação de qualquer tipo de eclipse.
Cuidado na hora de observar o eclipse solar anular
A Nasa faz o alerta de que não se deve olhar diretamente para o Sol na tentativa de visualizar o eclipse. Ao fazer isso, a pessoa corre o risco de ter lesões oculares graves.
“Ao ver um eclipse solar anular diretamente com seus olhos, você deve olhar, o tempo todo, por meio de óculos de visualização solar seguros (‘óculos de eclipse’) ou de um visualizador solar portátil”, orienta a agência.
Os óculos aos que a Nasa se refere são diferentes dos óculos de sol usados no dia a dia. Por mais escuros que estes sejam, eles não são apropriados para a visualização do eclipse solar anular.
Câmeras, binóculos e telescópios comuns, sem o filtro adequado, também trazem riscos à visão e não devem ser utilizados.