Harry Houdini pouco antes de saltar da ponte Harvard Bridge, em Boston, para o rio Charles ...

Mistério de Halloween: os segredos sobre a morte de Harry Houdini, o mágico mais famoso da história

Houdini, cujo nome verdadeiro era Ehrich Weiss, transformou-se num dos melhores mágicos da história e nunca revelou seus truques. O “rei da magia”, como era conhecido, morreu justamente no Dia das Bruxas.

Harry Houdini pouco antes de saltar da ponte Harvard Bridge, em Boston, para o rio Charles congelado, em 1908.

Foto de Domínio público
Por Redação National Geographic
Publicado 22 de out. de 2025, 17:02 BRT

Ele é o mágico mais famoso que já existiu, mas poucos sabem que Harry Houdini (1874–1926) nasceu como Ehrich Weiss, filho de um rabino de Budapeste, na Hungria. Depois de se mudar para os Estados Unidos ainda criança, ele logo começou a se apresentar no circo do bairro como “Ehrich, o Príncipe do Ar”.

Em pouco tempo, ele estava fazendo turnês por circos e circuitos de vaudeville pelos Estados Unidos como Houdini, um nome inspirado no pai francês da magia moderna, Jean-Eugène Robert-Houdin

Conheça a vida agitada do homem que ficou conhecido no mundo inteiro como o “rei da magia”o mistério acerca de sua morte, que aconteceu justamente em um Halloween

Harry Houdini acorrentado em uma de suas apresentações, por volta de 1900.

Harry Houdini acorrentado em uma de suas apresentações, por volta de 1900.

Foto de Look and Learn, Bridgeman Images

O começo da carreira de Houdini

Após anos de sucesso mínimoHoudini e sua esposaBess, começaram a experimentar uma rotina ilusionismo de fuga que envolvia algemas e baús trancados. Em 1899, um produtor de vaudeville os descobriu, e Houdini foi catapultado para os maiores palcos da época. No ano seguinte, ele partiu para a Inglaterra e a Europa, onde divulgava seus shows visitando delegacias de polícia locais e escapando de suas celas e algemas.

Logo, Houdini ficou conhecido em todo o mundo como o “rei das algemas”. Preso por grilhõescordas e algemas, ele era trancado dentro de uma caixa e colocado sempre em alguma  situação extrema — debaixo d'águade cabeça para baixo, debaixo da terra, pendurado em alturas impossíveis — da qual ele escapava rapidamente

Com o tempo, ele escapou das algemas mais seguras do mundo, de uma famosa prisão em Washington, D.C., e também de um caixão de bronze hermético. O talento de Houdini para escapar só era igualado por sua habilidade para se autopromover. A época adorava um temerário, e Houdini era a história de sucesso norte-americana definitiva. 

Ele foi um dos primeiros a adotar patrocínios corporativos — por exemplo, convidando cervejarias para fabricar os barris dos quais ele escaparia para oportunidades de promoção cruzada — e usou a imprensa para plantar históriasboas e ruins, sobre seu ato. Muitas vezes, as apresentações de Houdini atraíam o escárnio público daqueles que queriam desafiá-lo, embora hoje se acredite que ele mesmo tenha plantado muitos desses desafiantes para chamar atenção.

mais populares

    veja mais
    O ilusionista Harry Houdini acreditava que todo truque tinha uma explicação e passou os últimos anos ...

    O ilusionista Harry Houdini acreditava que todo truque tinha uma explicação e passou os últimos anos de sua vida desmentindo alegações paranormais. Ele até fez sua própria falsificação de dupla exposição para demonstrar como os médiuns criavam aparições falsas, como a do espírito de Abraham Lincoln.

    Foto de Bettmann Getty Images

    Houdini se torna o “rei da magia”


    À medida que a fama de Houdini crescia, também cresciam suas ousadas acrobacias públicas. Em 1908, ele ofereceu uma recompensa de 1 mil dólares  a quem conseguisse construir um dispositivo capaz de prendê-lo com sucesso. Parece que ninguém jamais reivindicou o prêmio. 

    Uma década depois, Houdini fez um elefante desaparecer ao girar lentamente o enorme armário em que ele estava no palco do Hippodrome Theater, em Nova York. Com o surgimento do cinema, Houdini também se aventurou no mundo das telas, aparecendo em vários filmes repletos de acrobacias. Mas ele nunca se tornou uma estrela do cinema.

    fama de Houdini amplificou sua cruzada contra os médiuns espiritualistas populares no final do século 19 e início do século 20. Seus esforços inspirariam gerações de mágicos a se manifestarem contra fraudes e vigaristas, incluindo figuras religiosas que afirmavam canalizar espíritos ou possuir poderes de leitura da mente.

    (Conteúdo relacionado: Como o Ouija, que é parecido com o Jogo do Copo, se tornou o tabuleiro de espíritos mais temido da história)

    A misteriosa morte de Houdini em pleno Halloween

    Suas acrobacias não eram isentas de riscos reais, e Houdini frequentemente se machucava durante suas apresentações, chegando a romper um rim quando um estivador o amarrou com muita força. Mas aparentemente nada conseguia abalar sua imagem de invulnerabilidade. 

    Embora Houdini nunca tenha sido considerado tão habilidoso na arte da magia técnica quanto alguns de seus contemporâneos, seu compromisso com acrobacias ousadas e audaciosas faz com que muitos se lembrem dele como o maior mágico do mundo.

    morte de Houdini no Halloween de 1926 foi tão misteriosa quanto sua vida repleta de truques. Sua morte é atribuída a complicações decorrentes de uma apendicite, que provavelmente teve origem em uma palestra na Universidade McGill, em Montreal, no Canadá, semanas antes, onde um aluno desafiou a afirmação de Houdini de que ele poderia resistir a socos e o golpeou com força no estômago. 

    Mas nenhuma autópsia foi realizada, e então os rumores sobre a causa de sua morte continuam a circular. Alguns até especulam que inimigos do movimento espírita planejaram seu assassinato.

    Embora nunca tenha acreditado nas alegações dos espíritasHoudini prometeu à sua esposa, Bess, que comunicaria um código secreto a ela do além, se pudesse. Durante uma década, Bess participou de sessões espíritas na esperança de receber um sinal dele, mas sua voz havia sido silenciada pela morte.

    * Este trecho foi extraído do livro “Book of Magic and the Occult: A Visual History”, da National Geographic.

     

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Saúde

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2025 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados