No deslumbrante horizonte de Manhattan, os arranha-céus Empire State Building e One Vanderbilt exibem as cores do arco-íris ...

Destinos imperdíveis para a comunidade LGBTQIA+ pelo mundo para todo tipo de viajante

Da Nova Escócia (no Canadá) a Phnom Penh (Camboja), em cidades pequenas ou grandes. Confira uma seleção de lugares que apoiam e recebem bem os viajantes com orgulho.

No deslumbrante horizonte de Manhattan, os arranha-céus Empire State BuildingOne Vanderbilt exibem as cores do arco-íris no mês do Orgulho: junho. A cidade de Nova York é apenas um dos destinos que há muito tempo recebe viajantes LGBTQIA+.

Foto de francois-roux, Getty Images
Por Amy B. Scher, Mark Jason Williams
Publicado 9 de jun. de 2024, 07:00 BRT

Como viajantes de longa data, adoramos um animado show de drags ou uma parada do Orgulho LGBTQIA+, mas também queremos ir além do óbvio para descobrir cidades pequenas e bonitas, aventuras em safáris e lugares ao redor do mundo que ofereçam experiências mais completas – sem deixar de sermos nós mesmos. 

(Veja também: Conheça 10 eventos LGBTQIA+ imperdíveis para conhecer na América Latina)

Foi isso que nos levou a escrever o livroOut in the World” da National Geographic, um guia de viagem que apoia os viajantes LGBTQIA+ e nossos aliados de maneiras significativas – incluindo empresas de propriedade de pessoas queer e acolhedoras, e atividades memoráveis em que todos se sintam parte de uma comunidade.

Aqui estão 10 destinos interessantes (além de nossas dicas de hospedagem em cada um deles), desde pequenas cidades surpreendentes e grandes metrópoles empolgantes, até praias românticasparques nacionais selvagens.   

(Você pode se interessar: Parques Nacionais da América Latina: 3 destinos imperdíveis no Brasil, Argentina, Equador e Chile)  

Grande Barreira de Corais, Austrália

O bodião-cabeçudo é uma das 1.600 espécies de peixes que vivem na Grande Barreira de Corais, na costa de Queensland, na Austrália.

Foto de Steffen Binke, Alamy

Localizado na costa de Queensland, na Austrália, o maior sistema de recifes de coral do mundo abriga 1.600 espécies de peixes, 134 espécies de tubarões e raias, 30 espécies de baleias e golfinhos e 700 espécies de corais duros e moles. 

Se você estiver interessado em mergulhar com snorkel, reserve um passeio de um dia com a Wavelength Reef Cruises, uma empresa com certificação ecológica que oferece excursões para grupos menores e é de propriedade de biólogos marinhos locais

A empresa visita recifes de coral populares, como Tongue, Opal e St. Crispin (avistamos golfinhos e baleias no caminho), com o capitão escolhendo o melhor local com base nas condições do dia. Outras empresas, como a Quicksilver Cruises, oferecem excursões em que você pode escolher entre mergulho autônomo e mergulho com snorkel.

** Dicas para a comunidade LGBTQIA+: Cairns e Port Douglas, porta de entrada para a Grande Barreira de Corais, são muito amigáveis para os gays. 

** Onde se hospedar: O Pink Flamingo Resort, exclusivo para adultos, em Port Douglas, oferece vilas privativas coloridas (com chuveiro ao ar livre e rede). O Turtle Cove é um resort à beira-mar somente para adultos em Wangetti (a cerca de 30 minutos de Port Douglas). O Gunnadoo Holiday tem vista para o mar da Barreira de Corais, fica próximo à floresta tropical Daintree, em Rocky Point.

Nova York, Estados Unidos

história da cidade de Nova York, especialmente do bairro Greenwich Village, pode ser explorada por meio da Christopher Street Tours, que oferece informações privilegiadas sobre locais históricos e pioneiros ativistas LGBTQIA+

Poderíamos passar o dia todo observando as pessoas no Washington Square Park, mas há muitos outros locais excelentes nas proximidades: o Stonewall Inn, um marco histórico onde os distúrbios de 1969 ajudaram a lançar o movimento pelos direitos dos homossexuais; o Marie's Crisis Café, um clássico piano bar LGBTQIA+ (que remonta a 1929), onde você pode cantar músicas de shows; e o Henrietta Hudson para karaokê e dança lésbica. 

E não deixe de visitar o Museum of the City of New York, que detalha a história da cidade e tem uma exposição comovente sobre o progresso dos direitos LGBTQIA+.

** Dicas para a comunidade LGBTQIA+: A cidade de Nova York tem a maior população queer dos Estados Unidos e é um local essencial do movimento pelos direitos LGBTQIA+ no país. 

Phnom Penh, Camboja

mais populares

    veja mais

    Phnom Penh, a capital do Camboja, marca sua semana do Orgulho tipicamente em maio. 

    Foto de Per-andre Hoffmann, Picture Press, Redux

    No Camboja, a atividade entre pessoas do mesmo sexo é legal e os relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo são amplamente aceitos, especialmente nas grandes cidades. A agitada capital Phnom Penh tem uma pequena cena LGBTQIA+, com alguns bares e restaurantes que são fundamentais para a comunidade. 

    Para tomar um drinque, vá ao Blue Chilli, o bar LGBTQIA+ mais antigo do país, com shows de drags, dança e coquetéis. No Space Hair Salon and Bar, você pode arrumar o cabelo e beber alguma coisa em um só lugar; o Pride of Phnom Penh é um bar de música com público LGBTQIA+; e o Toolbox é “voltado” para homens gays.

    ** Dicas para a comunidade LGBTQIA+: A semana do Orgulho é geralmente em maio. Quando estiver nos templos, certifique-se de usar roupas apropriadas que cubram seus ombros. Assim como em algumas outras áreas da Ásia, as demonstrações públicas de afeto não são especialmente incentivadas (para qualquer tipo de casal).

    ** Onde se hospedarArthur & Paul é um hotel butique com spa somente para homens. O Mad Monkey Hostel tem dormitórios coletivos e quartos privativos, além de uma cervejaria, restaurante e piscina. O lugar  também organiza eventos do mês do Orgulho e retribui à comunidade com projetos de água limpa e limpeza de praias. O Palace Gate Hotel & Resort fica à beira do rio, com quartos sofisticados e uma exuberante área de piscina.

    Rio de Janeiro, Brasil

    As pessoas enchem as ruas para a Parada do Orgulho LGBTQIA+ na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, Brasil. A comemoração do orgulho na cidade geralmente ocorre entre setembro e outubro.

    Foto de TERCIO TEIXEIRA, AFP via Getty Images

    Rio de Janeiro é mundialmente conhecido por sua festa de Carnaval, mas suas praias, montanhas e outros espaços naturais atraem o ano todo. Comece pela Praia de Ipanema, um ponto de encontro da comunidade queer e uma das praias mais agitadas da cidade (aqui você encontrará a Rua Farme de Amoedo, uma famosa rua LGBTQIA+ com algumas das melhores vidas noturnas queer da cidade). 

    Confira também a famosa Praia de Copacabana, que também tem um público queer animado, música, restaurantes e bares. Ou visite a Praia do Abricó, a única opção de nudismo da cidade. 

    ** Dicas para a comunidade LGBTQIA+: O Rio de Janeiro é a meca queer do Brasil, orgulhando-se de iniciativas como cursos de treinamento vocacional para pessoas trans, projetos anti-bullying para apoiar estudantes queer e legislação que proíbe a discriminação nas casas noturnas da cidade.

    ** Onde se hospedar: O Praia Ipanema Hotel tem quartos modernos e varandas com vistas deslumbrantes da praia. O MGallery Santa Teresa Hotel é um hotel boutique de luxo em uma fazenda histórica de café que remonta à década de 1850. Ele possui um spa e um restaurante listado pela Michelin. Ou experimente o LaSuite by Dussol, um hotel minimalista e moderno com vista para a praia, a estátua do Cristo Redentor e as Ilhas Cagarras.

    Cape Winelands, África do Sul

    A primeira rota do vinho da África do Sul pode ser encontrada em Stellenbosch, parte da região de Cape Winelands, a um dia de viagem da Cidade do Cabo.

    Foto de Jon Hicks, Getty Images

    Além de centenas de vinícolas (incluindo algumas das mais antigas fora da Europa), Cape Winelands, na África do Sul, oferece extensas propriedades e cidades históricas a apenas uma hora de distância da Cidade do Cabo. As premiadas Cabernet Sauvignon, Chenin Blanc e Pinotage estão entre as variedades da M'hudi Wines, a primeira fazenda de enoturismo de propriedade totalmente negra na África do Sul.

    Entre a Cidade do Cabo e a região de Cape Winelands, não deixe de visitar a Steenberg Farm, a primeira vinícola da África do Sul a se associar à International LGBTQ+Travel Association (IGLTA). Fundada em 1682, a Steenberg Farm tem algumas das melhores vistas de vinícolas e de produção de Sauvignon Blanc do país. Durante o passeio pelas vinícolas, deixe que outra pessoa dirija com o Vine Hopper (Stellenbosch) ou o divertido Franschhoek Wine Tram.

    ** Dicas para a comunidade LGBTQIA+: A África do Sul alterou sua constituição em 1996 para proibir a discriminação com base na orientação sexual (o primeiro país a fazer isso) e legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em 2006. Ainda assim, há incidentes contínuos de racismo e homofobia, portanto, visite o país com cautela.

    ** Onde se hospedar: A Maison Chablis Guest House é uma casa de campo pitoresca e convidativa, com piscina. O Holden Manz Wine Estate, de propriedade de bichas, é uma joia escondida onde você pode saborear um Merlot ou Syrah, além de vinhos e jantares no Franschhoek Kitchen. O Sugarbird Manor na Protea Heights Farm tem vistas serenas e uma incrível piscina de borda infinita em meio a vinhedos.

    Nova Escócia, Canadá

    Nova Escócia, no Canadá, é conhecida por seu litoral acidentado, colinas onduladas, lagosta mundialmente famosacaminhadas e ciclismo ao ar livrefaróis e as marés mais altas do mundo. Em 2023, sediou os Jogos Indígenas da América do Norte, reunindo 756 nações para competir e se conectar por meio de esportes em 21 locais.

    ** Dicas para a comunidade LGBTQIA+: A Nova Escócia é um destino acolhedor, com a maior população de pessoas trans e não binárias do Canadá e amplas proteções para pessoas queer. Também possui uma grande variedade de serviços, incluindo o First Love Yourself, o Gender Creative Kids Canada e o Nova Scotia Rainbow Action Project.

    ** Onde se hospedar: O Pebble Bed & Breakfast tem quartos charmosos com vista para Northwest Arm, uma enseada com águas azuis brilhantes para passeios de barco e pesca. O Wellshire Bed and Breakfast em Lunenburg fica na histórica Cidade Velha, com um jardim bem cuidado e um lago. O Halifax Marriott Harbourfront Hotel é certificado ecologicamente e tem vistas pitorescas da água, além de uma piscina interna e academia de ginástica.

    Eureka Springs em Arkansas, Estados Unidos

    Uma cidade montanhosa famosa por suas fontes minerais e arquitetura vitoriana, Eureka Springs, no estado de Arkansas, pode não ser o primeiro lugar em que você pensa como um destino amigável para gays, mas com mais de 30% de sua população se identificando como LGBTQIA+, a cidade é líder em hospitalidade sulista. 

    Milhões de pessoas vêm para a Grande Peça da Paixão, a estátua do “Cristo dos Ozarks” e a Thorncrown Chapel, uma joia arquitetônica com 425 janelas. De acordo com o arquiteto E. Fay Jones, é um lugar para “ter seus melhores pensamentos”. No centro de Eureka Springs, passeie pelo Historic Loop, um passeio a pé de 5,6 km com 300 edifícios da era vitoriana. Não perca os degraus de arco-íris na North Main Street para uma foto do Orgulho. 

    ** Dicas para a comunidade LGBTQIA+: Apelidada de “capital gay dos Ozarks”, Eureka Springs há muito tempo defende a igualdade. Antes de os Estados Unidos legalizarem o casamento entre pessoas do mesmo sexo em 2015, os residentes de Eureka Springs formaram registros de parceria doméstica, e a cidade promulgou leis que proíbem a discriminação com base na orientação sexual ou expressão de gênero.

    ** Onde se hospedar: As opções de propriedade de gays incluem o Magnetic Valley Resort, um retiro só para homens (inclusive homens trans) em um ambiente sereno, e o Wanderoo Lodge, que aceita animais de estimação e tem um bar, restaurante e a maior piscina da cidade.

    Barcelona, Espanha

    Cidade litorânea do norte da EspanhaBarcelona tem de tudo: históriaarte, lugares belíssimos projetados pelo famoso arquiteto Gaudígastronomia e praias. O bairro da moda, Eixample, conhecido pelos habitantes locais como Gaixample por sua grande comunidade LGBTQIA+, é ótimo para bares de cerveja artesanal, galerias de arte, lojas sofisticadas, edifícios modernistas e o Arco do Triunfo, projetado como entrada para a Feira Mundial de Barcelona de 1888. 

    Você também deve visitar as casas de Gaudí: Casa Batlló (“Casa da Inspiração”) e La Pedrera Casa Milà, o último projeto de residência particular de Gaudí (concluído em 1912), para experiências imersivas com hologramas. A praia Mar Bella (com uma seção opcional para roupas) é popular entre a comunidade LGBTQIA+.

    ** Dicas para a comunidade LGBTQIA+: Barcelona, a capital catalã é particularmente acolhedora para o espectro da comunidade queer, com vários eventos LGBTQIA+, bairros queer-friendly e pontos de encontro inclusivos.

    ** Onde se hospedar: O Kimpton Vividora, no Bairro Gótico, é um favorito que aceita animais de estimação e tem piscina. O Hotel Ohla, na mesma área, é conhecido pelos 1.000 olhos de cerâmica em sua fachada e por seu restaurante com estrela Michelin. O Axel Hotel, heterossexualmente amigável, em Gaixample, também é bastante popular entre a comunidade LGBTQIA+ e abriga o Sky Bar, que apresenta um leque de penas representando a diversidade.

    Colônia, Alemanha

    Poucos lugares fazem mercados de Natal melhor do que a Alemanha, e a progressiva cidade universitária de Colônia não é exceção. Cada mercado oferece uma chance de saborear um glühwein quente, procurar artes e artesanatos feitos à mão, apreciar decorações ornamentadas e provar o Wiener schnitzel

    O maior e mais famoso Christkindlmarkt (mercado de Natal) pode ser encontrado em frente à Catedral de Colônia, onde uma árvore de Natal gigante e belas luzes de cordas no alto criam uma atmosfera alegre. No espírito (do feriado) de inclusão, não perca o Heavenue, um mercado de Natal queer com o sexy St. Nick, shows ao vivo e barracas repletas de cores.

    ** Dicas para a comunidade LGBTQIA+: Colônia compete com Berlim pelo título de cidade mais amigável para os gays na Alemanha. Você encontrará um dos maiores festivais do Orgulho da Europa, dois bairros LGBTQIA+ distintos (Rudolfplatz-Schaafenstrasse, no oeste, e Heumarkt-Mathiasstrasse, no leste) e muitos espaços queer.

    ** Onde se hospedar: O Excelsior Hotel Ernst am Dom é uma opção de luxo cinco estrelas a poucos passos da Catedral de Colônia. O Maison Marsil é um hotel butique de propriedade familiar com muita personalidade no coração da cidade.

    Los Cabos, México

    No extremo sul da península da Baja California, no México, a região de Los Cabos inclui as populares cidades de Cabo San Lucas e San José del Cabo, conectadas pelo Corredor: 32 km de praias que podem ser percorridas a pé, campos de golfe, resorts e ótimos locais para mergulho com snorkel e pesca. 

    Visite a popular Medano Beach de Cabo San Lucas, repleta de hotéis à beira-mar e muitos lugares para tomar margaritas o dia todo. Logo em frente à praia, você verá o marco El Arco, um arco de calcário de três andares onde o Oceano Pacífico encontra o Mar de Cortez. Pegue um táxi aquático para a Lovers Beach, um belo local para nadar no lado do Mar de Cortez do arco.

    ** Dicas para a comunidade LGBTQIA+: Cabo San Lucas é particularmente acolhedor, sediando uma marcha anual do Orgulho LGBTQIA+. Também abriga muitos resorts e empresas inclusivas.

    ** Onde se hospedar: O ME Cabo, na praia de Medano, deixa você perto de toda a ação; caminhe até a cidade ou sente-se à beira da piscina com vista para o mar e El Arco e, à noite, participe das festas ao longo da movimentada faixa de praia. Ele também possui a distinção Queer Destinations Committed, um padrão internacionalmente reconhecido de inclusão para a comunidade LGBTQIA+.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados