Por que os Estados Unidos detonaram uma bomba nuclear no espaço

Os resultados do teste Starfish Prime, de 1962, servem como um aviso do que pode acontecer se o campo magnético da Terra for atingido novamente com altas quantidades de radiação.

A vida segue em Chernobyl, 35 anos após o pior acidente nuclear do mundo

Embora tenha havido evacuações em massa após a catástrofe radioativa, Chernobyl nunca ficou totalmente desabitada.

Filhos de sobreviventes de Chernobyl não apresentam excesso de mutações genéticas

O maior e mais avançado estudo desse tipo não apenas atualiza os resultados anteriores, como também apresenta novos detalhes sobre como a chuva radioativa do desastre causou determinados tipos de câncer.

Ex-morador revisita zona de exclusão de Fukushima

Terremotos seguidos de tsunamis destruíram boa parte da costa leste do Japão em 2011. No distrito de Futaba, a maioria das casas ficou intacta, mas 150 mil pessoas foram desalojadas devido aos altos níveis de radiação.

O acidente de Chernóbil pode ocorrer de novo em outro lugar?

A resposta é não, mas reatores como os usados na usina da União Soviética que explodiu em 1986, chamados RMBK, ainda estão operando.

Sinal de rádio misterioso é registrado pela primeira vez na Via Láctea

Três novos estudos rastrearam a explosão até uma estranha “estrela magnética” — e estão ajudando a resolver um grande quebra-cabeça astronômico.

Astrônomos conseguem observar detalhes de um buraco negro

Utilizando uma tecnologia semelhante à ecolocalização, cientistas conseguiram mapear a região ao redor do horizonte de eventos de um buraco negro distante em detalhes inéditos.

Misteriosa zona de falhas tectônicas descoberta no litoral da Califórnia, nos EUA

Novo método, que utiliza cabos de fibra óptica, detectou o sistema antes oculto — podendo revelar outras surpresas sísmicas ao redor do mundo.

Físicos descobrem torções de luz no formato de croissants

O fenômeno óptico similar ao pão de massa folhada pode um dia ser empregado na indústria ou na melhoria da tecnologia da comunicação.

Encontrada origem de curiosa rajada de rádio no espaço sideral

A descoberta aumenta o mistério das rajadas rápidas de rádio, que consistem em ecos de explosões cósmicas extremas.

Avistado 'fio' gigante de emissões de rádio ligando aglomerados de galáxias

Cientistas já previam que a estrutura de nosso universo se assemelha a uma enorme teia. Agora, pela primeira vez, conseguimos enxergar um dos fios.

Desastre de Chernobyl: o que aconteceu e os impactos a longo prazo

O acidente em uma usina nuclear na União Soviética chocou o mundo, alterou permanentemente a região e deixou muitas perguntas sem resposta.

O mundo oculto da vida microscópica revelado em fotos extraordinárias

Ampliada cerca de cem vezes, uma larva deixa de ser repulsiva e se torna até simpática em uma série de retratos incomuns.

Tecnologia ajuda a esclarecer 6 grandes mistérios da arte

Cientistas utilizam técnicas avançadas no estudo de obras de arte históricas.

Origem de misteriosa radiação no espaço é finalmente descoberta

Há muito tempo pesquisado, este achado pode dar início a uma nova forma de estudar o cosmos.

Turismo nuclear – um legado surpreendente do desastre de Chernobyl

Depois de um acidente nuclear em 1986, Pripyat, na Ucrânia, foi abandonada. Hoje, deserta, a cidade recebe turistas.

Imagens incríveis revelam o brilho invisível das flores

A luz ultravioleta revela cores extraordinárias e brilhos inacreditáveis em plantas aparentemente normais.