As ameaças ocultas da mudança climática: medo, ansiedade e depressão

À medida que os desastres naturais se agravam e se tornam mais frequentes, o medo sobre o que o futuro reserva está entrando cada vez mais na sala de terapia.

Gwen Nordgren está sentada junto às ruínas de sua casa na Califórnia, Estados Unidos, dois meses depois de um incêndio que destruiu a residência dela. Os desastres naturais, como incêndios florestais, estão piorando à medida que o planeta aquece, e as pessoas que vivem em seu caminho estão passando por tristezas e traumas.

Foto de Pete Muller Nat Geo Image Collection
Por Sarah Gibbens
Publicado 19 de abr. de 2023, 13:08 BRT

mudança climática está secando os rios, sobrecarregando os incêndios florestais, elevando os mares e alterando as estações do ano. Estas mudanças desastrosas nos ambientes dos quais dependemos para a alimentação e para morar também estão prejudicando nossa saúde mental.

"Ansiedade, tristeza, desespero e depressão – estamos vendo muito disso na pesquisa. Especialmente quando mais pessoas começam a entender que a mudança climática é um fenômeno muito real", diz Derrick Sebree, psicólogo da Escola de Psicologia de Michigan, nos Estados Unidos. 

Um relatório da ONU recentemente publicado observou que os casos de saúde mental são resultantes de condições climáticas extremas e do aumento das temperaturas. Ele também advertiu que estas condições extremas só vão piorar. Em 2017, a Associação Americana de Psicologia argumentou que especialistas em trauma e terapeutas serão quase tão essenciais quanto centros de resfriamento e lares elevados para ajudar as pessoas a lidar com o clima mais quente e um planeta em mudança.

Eis o que saber sobre o que a mudança climática está fazendo à nossa saúde mental e o que pode ser feito para tratá-la.

TEPT: o rescaldo de um trauma 

Quando o Furacão Katrina atingiu Nova Orleans, nos EUA, a tempestade e as inundações resultantes mataram quase 2 mil pessoas e destruíram quase 300 mil casas. No rescaldo do Katrina, um estudo com 400 pessoas encontrou 100 delas com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) durante dois anos após a tempestade. 

Os terapeutas que tratam os sobreviventes de desastres naturais dizem que os problemas de saúde mental podem nem sempre aparecer imediatamente.

"Dois a três anos depois, alguém pode pensar que estava indo muito bem, e depois boom, não está", diz Dix Moore-Broussard, um terapeuta que experimentou o Katrina e tratou aqueles que sofreram de TEPT. 

Junto com os sintomas típicos do transtorno – pesadelos, flashbacks e ansiedade – Moore-Broussard diz que viu pacientes que tinham "ansiedade antecipada", intensa preocupação com o que poderia acontecer no futuro. E os sintomas podem vir inesperadamente ou ser provocados pelo tempo, lembrando os furacões.

"Já trabalhei com crianças que não conseguiam lidar com uma tempestade", diz ela. 

Este tipo de trauma pode perturbar o funcionamento normal do cérebro, de acordo com um estudo recentemente publicado que acompanhou os impactos dos incêndios florestais na saúde mental. As pessoas que tinham sido impactadas pelos incêndios florestais lutavam para se concentrar e processar seus pensamentos.

Eco-ansiedade

"Nos últimos quatro ou cinco anos, como os impactos da mudança climática se tornaram menos abstratos e mais reais, a eco-ansiedade passou de afetar pessoas que estavam muito preocupadas com o meio ambiente, tornou-se uma questão principal", diz Thomas Doherty, um psicólogo especializado em mudança climática.

Após uma onda de calor que bateu o recorde em 2021, as pessoas na Colúmbia Britânica, no Canadá, estavam até 40% mais propensas a relatar a sensação de ansiedade climática. 

Entre os jovens, a ansiedade sobre como a mudança climática irá moldar o futuro é um problema particularmente urgente. Uma pesquisa com 10 mil jovens de 16 a 25 anos, em 10 países, revelou que 59% deles estavam muito preocupados com a mudança climática e 84% estavam pelo menos moderadamente preocupados.

Os sentimentos negativos foram agravados quando as pessoas sentiram que seus governos estavam ignorando ou fazendo muito pouco para lidar com a mudança climática, mostrou a pesquisa. 

Calor e violência

As altas temperaturas têm sido associadas à violência, abuso de álcool e suicídio. O calor pode nos deixar desconfortáveis, sedentos e exaustos. Também pode tornar mais difícil ter uma boa noite de sono, um problema associado à saúde mental precária. 

"É uma fonte de estresse, você sabe que está desconfortável", diz Susan Clayton, especialista em mudança climática e psicologia na Faculdade de Wooster, nos EUA. "Se alguém se chocar com você, talvez seja mais provável que você salte em cima da pessoa e diga: 'seu idiota, você fez isso de propósito'".

Como a mudança climática torna mais comuns ondas de calor como as vistas no Noroeste do Pacífico, em 2021, e no Paquistão, em 2022, isso pode resultar em mais suicídios. Um estudo publicado em 2018 na revista Nature Climate Change projetou que o aumento futuro do calor climático poderia contribuir para mais de 20 mil suicídios nos Estados Unidos e no México nos próximos 30 anos. 

"A ameaça à saúde humana é grande", diz o autor do estudo Marshall Burke, um especialista em política ambiental da Universidade Stanford, EUA. "Acho que é uma das maiores motivações para fazer qualquer coisa a respeito da mudança climática". 

Enquanto um dia quente de verão pode pairar sobre uma cidade inteira, nem todas as partes da cidade o sentem igualmente. "As populações urbanas e de baixa renda estão tipicamente com taxas mais altas de exposição ao calor extremo", diz Sebree. "Não se pode fugir dele, a menos que se tenha recursos".

Estudos mostram que os bairros mais periféricos experimentam temperaturas mais quentes e têm menos árvores e acesso à sombra.

Luto pelo clima 

Muitas vítimas de desastres climáticos viram suas casas destruídas em um instante, mas outras estão lentamente observando o ambiente ao seu redor se transformar. Como com a "eco-ansiedade", os cientistas cunharam uma nova frase para capturar este tipo único de amálgama de luto. A condição foi descrita como um tipo de saudade de casa sentida sem nunca ter se mudado de casa. 

Para documentar como estas mudanças prejudicam o bem-estar de uma pessoa, os cientistas passaram um ano realizando 72 entrevistas em profundidade com a comunidade inuit, do Canadá. Em comunidades indígenas como estas, onde as pessoas dependem da caça e da pesca para sobreviver, e onde as famílias semearam raízes por gerações, a mudança climática está fazendo com que o lar pareça estrangeiro.

Rigolet, onde foram feitas entrevistas, fica no extremo leste do Canadá, banhada pelo mar distante da Groenlândia. Noventa e oito por cento dos participantes do estudo relataram um profundo amor por suas terras, e muitas das entrevistas revelaram mudanças ambientais que prejudicaram a saúde mental e emocional dos participantes.

Tais mudanças repentinas e profundas deixam as comunidades em tumulto. Outro estudo das comunidades indígenas no Ártico canadense revelou que as taxas de suicídio eram "alarmantemente altas" no Ártico.

Cura do trauma climático 

Os psicólogos estão levando a sério a mudança climática. A Aliança de Psicologia Climática ajuda os pacientes a encontrar terapeutas locais que tenham sinalizado interesse em tratar os distúrbios relacionados ao clima.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem encorajado os países a integrar a saúde mental em suas respostas políticas às mudanças climáticas. 

Cada vez mais, os provedores de saúde mental estão usando a natureza em suas prescrições. Tudo, desde caminhadas até a arte japonesa de tomar banho na floresta, está ajudando a tratar as pessoas cujas doenças vêm do mundo exterior. 

"As pessoas que sofrem de ansiedade climática tendem a se preocupar com o meio ambiente e podem se beneficiar de passar um tempo ao ar livre", diz Clayton.

Estudos mostram que passar um tempo na natureza melhora não apenas as condições de saúde mental como depressão e ansiedade, mas também condições físicas como asma e hipertensão arterial.

"[A terapia ao ar livre] ajuda as pessoas a entender sua conexão com o meio ambiente e a natureza", diz Sebree. "Acrescenta ao bem-estar, um melhor senso de si mesmo, esta ideia de que você é parte de algo. Para algumas pessoas, há um elemento espiritual. Ele oferece uma profundidade de conexão consigo mesmo, com outras pessoas e criaturas".

A conexão com um terapeuta ou mesmo com um amigo para compartilhar as preocupações com a mudança climática também pode ajudar. 

"Muitas pessoas que sofrem o estresse da mudança climática relatam que nem sempre são levadas a sério", diz Clayton. "Apenas ser validado é importante. É alguém dizer ‘sim, você está certo em se preocupar com isso’".

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados