Para onde viajar em janeiro de 2025?

Com o início do novo ano, as viagens estão no radar e as opções são inúmeras. É um ótimo mês para explorar climas mais quentes ou curtir o frio e observar a beleza que pode ser encontrada em vários lugares.

Por Stephanie Cavagnaro
Publicado 31 de dez. de 2024, 08:17 BRT
Utah, nos Estados Unidos, é um destino privilegiado para quem gosta de esportes de inverno, juntamente ...

Utah, nos Estados Unidos, é um destino privilegiado para quem gosta de esportes de inverno, juntamente com seus parques nacionais de tirar o fôlego, como o Bryce Canyon.

Foto de Brent Clark, Getty Images

O ano começa com as pessoas querendo viajar, afinal é verão no Hemisfério Sul e muitas pessoas acompanham as férias escolares e tiram uns dias de descanso. Janeiro é um dos melhores meses para procurar lugares mais verdes e ficar perto da natureza em diferentes partes do mundo.

No Hemisfério Norte, nessa época o clima é mais frio, nem todas as pessoas gostam de aproveitar o inverno pois os dias ficam mais escuros e sombrios. Porém, a aurora boreal pinta os céus nórdicos e os esquiadores deslizam pelas pistas brancas em lugares como os Alpes europeus, o Canadá e os Estados Unidos. E é possível também fazer uma escapada de sonho das cidades europeias, com destinos como Praga (República Tcheca), Viena (Áustria) e Budapeste (Hungria), ideais para passeios com neve em ruas de paralelepípedos.

Mas se você quiser vencer a tristeza do inverno com mais vitamina Da Patagônia argentina e chilena é um parque de diversões para quem gosta de caminhar e ver paisagens incríveis. Enquanto o Caribe e a América Central são quentes e quase sempre secos, com atividades aquáticas como mergulho e observação de golfinhos no mar estonteante. 

Países como a África do SulNova ZelândiaAustrália podem ficar sufocantes no alto verão, mas grande parte do sudeste da Ásia (especialmente Tailândia, Camboja, Vietnã e Malásia) toma sol confortavelmente sob uma cúpula de céu azul.

(Você pode se interessar por: Veja por que planejar uma viagem pode ajudar sua saúde mental)

1. Etiópia 


As sufocantes temperaturas tradicionais na Etiópia diminuem o suficiente no inverno local para o viajante explorar o canto mais “extraterrestre da Terra”. A desolada Depressão de Danakil, no norte da Etiópia, é um dos lugares mais secos, quentes e baixos do planeta, composto por lagos de salfontes ácidas amarelo neon, lagos de lava e uma proporção enorme de vulcões ativos na África. 

À medida que as chuvas diminuem no mês de janeiro, as estradas anteriormente cobertas de lama para o sul do remoto Vale do Omo tornam-se novamente acessíveis. Reserve uma excursão responsável com um guia local para visitar esses vastos pântanos, lar de muitas tribos étnicas.

Dois dos mais importantes festivais religiosos da Etiópia estão no calendário deste mês: Natal etíope e Timkat, uma celebração cristã ortodoxa que ocorre de 19 a 20 de janeiro de cada ano. Comemorando o batismo de Jesus Cristo no rio Jordão, os habitantes de todo o país se submergem em piscinas sagradas. Também há banquetes, festas de rua e procissões de peregrinos. Eventos sagrados podem ser testemunhados em Gondar, que abriga um grande palácio do século 18, e na espiritual Lalibela, onde quase uma dúzia de igrejas medievais são esculpidas em rocha vulcânica.

** Dica de turismo sustentável: 
Cerca de 1/3 das famílias etíopes vive abaixo da linha da pobreza, portanto, uma ótima maneira de apoiar os moradores locais é reservar passeios realizados por membros na comunidade. As opções do pequeno grupo SimienEcoTours incluem caminhadas nas Montanhas Lasta e hospedagem em alojamentos comunitários no caminho, enquanto a Yared Tour & Travel tem viagens com tema de café para o sudoeste, que incluem cerimônias de café com os habitantes locais.

A Depressão de Danakil, na Etiópia, é um dos lugares mais secos, quentes e baixos do ...

A Depressão de Danakil, na Etiópia, é um dos lugares mais secos, quentes e baixos do planeta.

Foto de Wysiati, Getty Images

2. Utah, Estados Unidos


Assista a um filme no maior festival de cinema independente dos Estados Unidos. O Sundance Festival foi fundado em 1978 para apresentar cineastas independentes e, desde então, se transformou em uma celebração de 10 dias de histórias cinematográficas. Todo mês de janeiro, o festival se estende por Park City, cidade que fica coberta de neve, no alto das montanhas Wasatch, em Utah. Muitos cineastas icônicos têm suas primeiras raízes em Sundance, incluindo Quentin TarantinoWes Anderson.

Depois de assistir aos filmes mais esperados do ano, estique as pernas nas pistas. Utah é um paraíso para os esportes de inverno, com frequentes chuvas de neve em suas cadeias de montanhas escarpadas. Pratique snowboard direto para a Main Street do Park City Mountain Resort ou vá para o Deer Valley Resort, exclusivo para esquiadoresPow Mow (Powder Mountain), por sua vez, é o local ideal para passeios noturnos e esqui remoto.

** Dica de turismo sustentável: 
Seja ecológico pegando um dos ônibus elétricos de emissão zero gratuitos da cidade de Park City e apoiando as lojas que estocam produtos feitos localmente. Procure cosméticos e arte em vidro na Made in Park City ou chocolate envelhecido em barril de bourbon na pequena fabricante Ritual. Mais paradas para conhecer produtos locais podem ser encontradas no site do Visit Park City.

mais populares

    veja mais
    Hiking through Utah's cinematic landscape

    As caminhadas pelas paisagens cinematográficas de Utah, nos Estados Unidos, muitas vezes parecem de outro mundo.

    Foto de Getty Images

    3. Somerset, Inglaterra


    Migre com milhões de pássaros estorninhos-malhados para Somerset, na Inglaterra, para curtir o inverno local. Contra o céu fresco de janeiro, a murmuração sinuosa das aves é melhor testemunhada nos Somerset Levels, uma extensão de planícies antigas que se estendem entre as Colinas Quantock e Mendip

    Assista à dança aérea no atmosférico Avalon Marshes ou nos pântanos de Ham Wall para ver os estorninhos saírem simultaneamente de seus canaviais ao amanhecer e se aglutinarem em nuvens ao anoitecer, enquanto as aves de rapina giram em torno deles. Entre em contato com a linha direta de estorninhos  para obter dicas sobre onde observar o espetáculo.

    Quando estiver devidamente “congelado de frio”, pendure seu chapéu de lã na maior cidade de SomersetBath, que atrai as pessoas para suas fontes termais curativas desde os tempos romanos. Aproveite as águas ricas em minerais na piscina da cobertura do Thermae Bath Spa, que funciona o ano todo, onde as vistas se estendem pelas grandes fachadas da cidade dourada e pelas colinas em ascensão, enquanto os dedos quentes de vapor sobem da superfície da água. Se você preferir um mergulho mais geladoo lido mais antigo da Grã-Bretanha foi reaberto no final de 2022 e oferece sessões de natação em águas frias durante todo o inverno.

    (Você pode se interessar: O ano que a Inglaterra cancelou o Natal)

    ** Dica de turismo sustentável: 
    Exmoor National Park foi a primeira Reserva Internacional Dark Sky da Europa. A poluição luminosa afeta os ritmos circadianos dos animais, os padrões de migração e as relações entre predadores e presas. Ao proteger a biodiversidade e conservar os habitats naturais, essa vasta extensão de charneca aberta, bosques e litoral em Somerset e Devon continua sendo um ecossistema importante.

    Somerset, na Inglaterra, é um ótimo local para observação da vida selvagem e caminhadas invernais em ...

    Somerset, na Inglaterra, é um ótimo local para observação da vida selvagem e caminhadas invernais em janeiro.

    4. San Sebastián, Espanha


    Essa cidade costeira da região espanhola do país Basco pode ser um ponto de encontro no verão para o surfe, mas San Sebastián na baixa temporada de inverno europeu é igualmente atraente: o clima é ameno, os hotéis são mais acessíveis, sua megaconcentração de restaurantes com estrelas Michelin geralmente tem disponibilidade e um dos maiores eventos culturais da cidade está no calendário.

    Saia às ruas no dia 20 de janeiro para o homônimo Dia de San Sebastián, o festival mais esperado da cidade. A comemoração em toda a cidade inclui refeições tradicionais bascas, uma reunião jubilosa na Plaza de la Constitución para hastear a bandeira e “tamborradas”. Esses desfiles de tambores envolvem milhares de bateristas que tocam energicamente pelas ruas de paralelepípedos.

    Continue a festa com um copo de bebida forte. Janeiro é o início da temporada de sidra da região. Dirija-se a uma casa de sidra, onde a tradição manda encher um copo em um barril recém-tirado da torneira com a bebida turva e seca. Combine-a com pratos locais, como omelete de bacalhau e bife basco.

    ** Dica de turismo sustentável: 
    San Sebastián é repleta de bidegorri (ciclovias), o que a torna ideal para ser explorada em duas rodas. Também é extremamente fácil de caminhar, com muitas das principais atrações da cidade alcançadas por meio de uma caminhada plana de 15 a 30 minutos. Reserve um passeio a pé diário gratuito para pequenos grupos ou uma excursão de bicicleta elétrica com a Go Local, que realiza passeios sustentáveis que apoiam a economia local.

    Com clima ameno e hotéis acessíveis, a cidade espanhola de San Sebastián é uma perspectiva atraente ...

    Com clima ameno e hotéis acessíveis, a cidade espanhola de San Sebastián é uma perspectiva atraente na baixa temporada.

    Foto de Peeter Viisimaa, Getty Images

    5. Nordeste da China


    Um mundo etéreo de gelo surge nas margens do rio Songhua a cada inverno. Antes que ele derreta com o aquecimento global, relaxe no Harbin International Ice and Snow Festival, o maior do gênero, aberto anualmente no nordeste da China do final de dezembro a fevereiro. Essa cidade cristalina está repleta de esculturas de neve, lanternas de geloprédios iluminados em tamanho real feitos de grossos blocos de gelo.

    Outras características congeladas podem ser encontradas ao sul de Harbin, na cidade de Jilin, onde as árvores são cobertas por uma delicada película de gelo a cada inverno. Considerada uma das quatro maravilhas naturais da China, essas árvores que margeiam o enevoado rio Songhua ficam envoltas em filigranas de gelo, transformando seus galhos em nuvens cremosas de gelo. 

    A cidade comemora o fenômeno com o Rime Ice and Snow Festival anual em janeiro, com fogos de artifíciopatinação no gelolanternas iluminadas que flutuam sonhadoramente pelo rio ao cair da noite.

    ** Dica de turismo sustentável: 
    A rede ferroviária em rápida expansão da China adicionou um novo trem elétrico de alta velocidade de Pequim a Harbin em 2021. O trem-bala de 217 mph foi projetado para operar em temperaturas tão baixas quanto -40C no norte gelado da China. O trem revolucionário tem um corpo de liga de alumínio leve e um design aerodinâmico de baixa resistência para ajudar a diminuir o consumo de energia.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2025 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados