Gosta de visitar a Flip? Conheça outros 5 ótimos festivais literários pelo mundo
Da Jamaica à Índia, esses festivais literários celebram o poder da palavra escrita e oferecem a você a oportunidade de ouvir autores famosos e promissores, bem como conhecer outros amantes de livros.

Uma mulher posa para uma foto no Festival Literário Internacional Calabash, em Treasure Beach, Jamaica. O Jake's Hotel, de propriedade familiar, sedia o festival anual.
Todos os anos, milhares de leitores, escritores, editores e curiosos do mundo literário vão à pequena cidade de Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro, para o maior festival literário do Brasil, a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que esse ano acontece de 30 de julho a 03 de agosto.
Os amantes da leitura buscam celebrar a literatura em diferentes partes do mundo. Se você gosta de frequentar a Flip, com certeza irá se interessar por eventos que acontecem em lugares que também guardam muita riqueza cultural. O ritual de se reunir em torno de livros é uma tradição mundial — desde a pequena vila de pescadores de Treasure Beach, na Jamaica, até uma rua rural no País de Gales.
Ler atentamente um novo livro em um ambiente diferente com pessoas que pensam da mesma forma gera comunidade e inspiração. Acrescente a isso um cenário deslumbrante, palestrantes fascinantes e alguns dos melhores restaurantes e hotéis do mundo nas proximidades, e os festivais de livros também podem servir como ponto de partida para uma grande aventura de viagem.
Seja você um leitor de longa data ou simplesmente alguém em busca de inspiração durante uma viagem, aqui estão cinco festivais literários pelo mundo que valem a pena visitar e que você deve considerar planejar agora mesmo.
(Você pode se interessar: Quais são as 7 maravilhas do mundo natural na América do Sul? A lista inclui um lugar único do Brasil)
1. Calabash Literary Festival, na vila de pescadores de Treasure Beach, na Jamaica
Este festival que acontece a cada dois anos mostra todo o poder da comunidade e dos livros. Durante três dias, autores premiados compartilham palavras poderosas através de trechos de seus livros mais recentes. Entre os participantes e palestrantes da edição deste ano estavam nomes badalados como Padma Lakshmi, Jamaica Kincaid, Zadie Smith e Angelina Jolie.
As tardes do Calabash Literary Festival são passadas em conversas acompanhadas de rum punch no Jake’s Hotel, um hotel familiar que é o anfitrião do popular festival. Após a devastação causada pelo furacão Beryl na região da Jamaica em 2024, o festival literário retornou em maio de 2025, apoiado por uma comunidade internacional.
Os participantes se deliciaram ao ouvir a atriz e cantora norte-americana Sheryl Lee Ralph ler trechos de seu livro de memórias, “Diva”, enquanto a jamaicana Safiya Sinclair leu a prosa instigante do livro “How to Say Babylon”.
** Onde ficar: Ao planejar uma visita, não há lugar melhor para se hospedar do que no próprio local do evento: o Jake's Hotel, que oferece uma coleção de bangalôs e chalés coloridos à beira-mar, a poucos passos do palco principal do festival. A propriedade representa o sabor e clima mais autêntico da Jamaica.


O poeta britânico Linton Kwesi Johnson segura um exemplar de seu livro, “Time Come”, no Festival Literário Internacional Calabash, na Jamaica.
Durante o Festival Literário Internacional Calabash, os amantes de livros podem se hospedar no Jake's Hotel, com 49 quartos, localizado em Treasure Beach, na costa sul da Jamaica.
2. Jaipur Literature Festival, na histórica cidade de Jaipur, na Índia
Este renomado festival de cinco dias na histórica “cidade rosa”, como é conhecida Jaipur, começou em 2006 como uma pequena reunião para amantes de livros. Desde então, quase meio milhão de pessoas viajaram para a Índia para participar de um festival literário onde é possível encontrar uma celebridade com a mesma facilidade com que se encontra seu autor favorito.
A 18ª edição deste ano contou com escritores aclamados, ganhadores do Prêmio Nobel, vencedores do Prêmio Booker e luminares como Geetanjali Shree e Lucy Caldwell. As adaptações teatrais de alguns livros ocupam o centro do palco no Palco Musical do festival.
** Onde ficar: considere se hospedar no The Oberoi Rajvilas, um palácio de 68 quartos que se estende por quase 13 hectares de gramados bem cuidados, oferecendo um refúgio da agitação da cidade.
(Se você gosta de livros, veja: Qual é a livraria mais bonita do mundo?)

As pessoas se reúnem no gramado durante o popular Jaipur Literature Festival, o maior festival literário gratuito do mundo.
3. Brooklyn Book Festival, em meio a agitação de Nova York, nos Estados Unidos
Todos os anos, no mês de setembro, o Brooklyn se transforma em um paraíso literário por nove dias. Como o maior festival gratuito da cidade de Nova York, o Brooklyn Book Festival celebrará seu 25º aniversário neste outono com uma das mais diversificadas programações de autores.
Muitos gêneros literários estão bem representados, incluindo poesia e histórias em quadrinhos. O encerramento do festival acontece em parques e praças do centro do Brooklyn.
O mercado literário do festival oferece uma grande variedade de livros vendidos diretamente por autores e editoras. Para aqueles que não podem comparecer ao festival pessoalmente, há um Dia do Festival Virtual para acompanhar a programação de talentos. Além do festival, nunca é difícil encontrar algo para fazer no Brooklyn, especialmente no outono, quando as temperaturas são mais agradáveis.
** Onde ficar: faça do lendário The Beekman, A Thompson Hotel sua base, um hotel deslumbrante projetado pelo arquiteto sueco Martin Brudnizki com um átrio de nove andares e muitos recantos tranquilos para você se aconchegar com sua próxima grande leitura. Porém, esse hotel não fica no Brooklyn, e sim em Lower Manhattan.
Caso queira ficar mais próximo do festival, considere opções como o New York Marriott at the Brooklyn Bridge ou o Ace Hotel Brooklyn ou o hotel boutique The Hoxton, em Williamsburg.
(Leia também: Viva uma experiência brasileira e latina em Nova York)

Os leitores podem viajar até a charmosa cidade de Hay-on-Wye, no País de Gales, para o Hay Festival Literature & Arts.
4. Hay Festival of Literature & Arts, na pequena cidade de Hey-on-Wye, no País de Gales
Situado tendo como pano de fundo as charnecas verdejantes e as vistas deslumbrantes do Parque Nacional Brecon Beacons, no País de Gales (Reino Unido), o Hay Festival of Literature & Artes reúne vozes da literatura de países como Quênia, Peru e México. Sua localização na cidadezinha Hay-On-Wye também é bastante significativa.
Na década de 1960, o antiquário e acadêmico Richard Booth começou a encher os prédios vazios da pequena cidade com livros usados. Leitores vorazes do Reino Unido e de outros países começaram a invadir este canto do País de Gales, ansiosos por encontrar outro tesouro que os mantivesse virando páginas.
Hoje, esta popular cidade do livro ganha ainda mais destaque com o Hay Festival, que acontece todo mês de maio. Além de conversas com autores premiados, há também atividades bem diferentes como oficinas de culinária, passeios por castelos centenários e apresentações musicais.
** Onde ficar: O Swan at Hay é um hotel aconchegante com somente 19 quartos, situado na borda do Parque Nacional Brecon Beacons. Você também pode se hospedar no Llangoed Hall, um refúgio rural imponente que impressiona pela atenção excepcional aos detalhes em cada quarto, incluindo uma garrafa de vinho Madeira decantada de boas-vindas na chegada.

Mais de 200 autores e 20 mil participantes se reúnem em Berlim para o International Literary Festival Berlin, que acontece a cada mês de setembro, na primavera local.
5. International Literary Festival Berlin, na cosmopolita capital da Alemanha
Este mega festival literário em Berlim, na Alemanha, reúne mais de 200 autores e cerca de 20 mil participantes, todas as primaveras. Poesia contemporânea, prosa, não ficção, romances gráficos e literatura juvenil são discutidos em 300 eventos em teatros e salas de museus da cidade sempre no mês de setembro.
Entre os palestrantes presentes este ano estão a chilena Isabel Allende, autora de “A Casa dos Espíritos”, e Arundhati Roy, autora de “O Deus das Pequenas Coisas”. Uma parte emocionante deste festival é o Programa Jovem, que oferece às crianças e adolescentes leituras e workshops que incentivam a diversidade cultural.
** Onde ficar: Os amantes de livros devem considerar o Grand Hyatt Berlin e o Hotel Palace Berlin. Ambos os hotéis estão a poucos passos de alguns dos pontos turísticos mais populares da cidade, incluindo a Berliner Philharmonie (Sala Filarmônica) e a Catedral de Berlim.
