As 7 maravilhas naturais do Brasil para conhecer em 2026 escolhidas por National Geographic

As paisagens brasileiras são conhecidas por sua beleza impressionante, com cachoeiras estrondosas, dunas ondulantes e até mesmo um canyon, tudo dentro das fronteiras do grande país.

Por Daniel Stables
Publicado 8 de jan. de 2026, 07:02 BRT
A Praia do Sancho, no arquipélago de Fernando de Noronha (Brasil), foi eleita a praia mais ...

A Praia do Sancho, no arquipélago de Fernando de Noronha (Brasil), foi eleita a praia mais bonita de 2024 por um famoso site internacional de turismo. Sua paisagem apresenta belas falésias de calcário e águas cristalinas.

Foto de Arquivo Agencia Brasil

Lar da maior floresta tropical e da cachoeira mais imponente do mundo — a Amazônia e as Cataratas do Iguaçu, respectivamente —, o Brasil é um lugar de superlativos quando se trata de muitos temas, especialmente de maravilhas naturais, já que conta com belezas que vão desde dunas alagadas e montanhas imponentes até arquipélagos cobertos por densas florestas.

Os vastos ecossistemas do Brasil variam de pântanos tropicais a matagais secos, cânions profundos a planaltos elevados — e, entre eles, abrigam incríveis 15 a 20% de todas as espécies de plantas e animais da Terra, colocando o Brasil entre os países com maior biodiversidade do mundo

Você poderia passar a vida inteira explorando as maravilhas naturais do Brasil. Confira aqui algumas das melhores e variadas belezas da natureza brasileira. 

Areia e água se encontram de forma única nos Lençóis Maranhenses, paisagem que virou parque protegido ...

Areia e água se encontram de forma única nos Lençóis Maranhenses, paisagem que virou parque protegido e que considerada única. Ela é uma das joias da natureza no Brasil.

Foto de Yann Arthus-Bertrand, Getty Images

1. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, lugar de paisagem única e impressionante


Após a estação chuvosa, este parque nacional localizado na região Norte, no estado do Maranhão, oferece uma das vistas mais impressionantes do Brasil. Os vales entre suas imponentes dunas de areia branca se enchem de água, criando um oceano de areia branca e águas esmeraldas

Esse fenômeno ocorre entre maio e setembro, período em que muitas das lagoas ficam profundas o suficiente para nadar. Dê um mergulho e você poderá até encontrar companhia na forma de peixes-lobo, que se enterram no solo durante a estação seca e ressurgem durante as enchentes anuais.

2. Cataratas do Iguaçu: as maiores cataratas do mundo em volume de água


nome indígena tupi para as Cataratas do Iguaçu, “Y Ûasu”, significa “água grande”, o que resume bem a essência do local — este é o maior sistema de cachoeiras do mundo e um dos mais espetaculares, sendo a maior catarata em largura e volume de água. Colunas estrondosas caem em cascata por escadarias de rocha cobertas por uma densa selva, enquanto a luz do sol projeta arco-íris nos jatos d’água poderosos. 

Para uma experiência imersiva definitiva nas Cataratas do Iguaçu, faça uma caminhada pela selva entre tucanosmacacos bugios e capivaras do Parque Nacional do Iguaçu, seguida de um passeio de barco para ver as cataratas de perto.

mais populares

    veja mais
    As Cataratas do Iguaçu são consideradas a 8ª maravilha do mundo. Localizadas na fronteira entre Brasil ...

    As Cataratas do Iguaçu são consideradas a 8ª maravilha do mundo. Localizadas na fronteira entre Brasil e Argentina, podem ser visitadas em parques dos dois lados da fronteira. 

    Foto de Bruno Bimbato Parque Nacional do Iguaçu

    3. Parque Nacional da Tijuca e sua natureza exuberante em pleno Rio de Janeiro


    Rio de Janeiro pode ser conhecido como uma cidade de vida noturna e festas de rua, mas no Brasil a natureza nunca está longe — por isso, não é surpresa encontrar uma das maiores florestas urbanas do mundo, o Parque Nacional da Tijuca, nas montanhas com vista para as famosas praias do sul da cidade. 

    O parque abriga um dos monumentos artificiais mais famosos do mundo, a colossal estátua do Cristo Redentor, mas é a natureza que predomina aqui, com trilhas para caminhadas serpenteando por riachos borbulhantes, faces rochosas cobertas por trepadeiras e macacos-prego sacudindo os galhos das jaqueiras.

    (Você pode se interessar também: Descubra as maravilhas tranquilas do mundo: parques naturais onde o silêncio reina)

    4. Fernando de Noronha: o arquipélago preservado com praias paradisíacas


    Mesmo para os padrões brasileiros, o arquipélago de Fernando de Noronha parece maravilhosamente selvagem: são 21 ilhas rochosas ao largo da costa do estado de Pernambuco, na região Nordeste, cobertas por arbustos de alcaparras e florestas de folhas largas, todas interrompidas por bizarras formações rochosas vulcânicas que se assemelham a dedos retorcidos e agarrados. 

    A população humana de cerca de 3 mil habitantes é superada em número pelas tartarugas marinhas, baleias e outras formas de vida marinha que se aglomeram nas costas das ilhas, incluindo a maior população conhecida de golfinhos-rotadores do mundo. Esses cetáceos receberam esse nome por causa de seus saltos acrobáticos nas ondas — e quando você avistar as praias paradisíacas de Fernando de Noronha, sempre presentes nas listas de “mais belas praias do mundo” da imprensa de turismo, talvez queira se juntar a eles e pular de alegria.

    A Chapada Diamantina é um dos melhores destinos do Brasil para os amantes de caminhadas.

    A Chapada Diamantina é um dos melhores destinos do Brasil para os amantes de caminhadas.

    Foto de Vismar Ravagnani, Getty Images

    5. Parque Nacional da Chapada Diamantina: beleza e biodiversidade no coração do país


    O “Grand Canyon do Brasil” é um apelido bastante sugestivo, e o Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, faz jus a ele: um mundo perdido de cânions e montanhas de topo plano, tudo coberto por floresta seca, pastagens arbustivas e campos infinitos de cactos. Aventuras a pé estão na ordem do dia aqui, com uma variedade de trilhas para todos os níveis de condicionamento físico – só é preciso amar caminhadas.

    trilha fácil do Ribeirão do Meio segue o caminho de um riacho florestado por quase seis quilômetros, terminando em uma cachoeira com um toboágua natural, pelo qual você pode deslizar até uma piscina natural refrescante com profundidade suficiente para nadar. Os caminhantes mais aventureiros, por sua vez, vão adorar os desafios de vários dias oferecidos no verdejante Vale do Pati.

    (Conteúdo relacionado: Conheça as 4 chapadas mais famosas do Brasil)

    6. Pico da Bandeira: perfeito para quem ama caminhar na natureza


    pico mais alto do Planalto Brasileiro (e o terceiro maior do Brasil), o Pico da Bandeira (2.892 m), que fica na divisa entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, no Sudeste, recompensa os caminhantes com algumas das melhores vistas das montanhas do país

    As inversões de nuvens ondulantes (cobertores de nuvens que se acumulam nos vales abaixo dos picos das montanhas) se abrem para revelar as florestas de pinheiros e os prados de flores silvestres do Parque Nacional do Caparaó, entrelaçados por rios cintilantes que, desta grande altura, parecem uma rede de trilhas prateadas de caracóis. 

    Você seria perdoado por pensar que essas recompensas da natureza estão disponíveis apenas para os alpinistas mais intrépidos, mas a caminhada até o cume é surpreendentemente fácil, aberta a qualquer pessoa com um nível básico de condicionamento físico e levando cerca de 4 a 6 horas para ida e volta.

    7. As dunas de areia do Ceará: uma rota belíssima de praias e dunas douradas


    No estado nordestino do Cearáa terra e o mar não se encontram em uma colisão violenta de penhascos imponentes e ondas quebrando, mas sim de forma bela e suave, com grandes extensões de praias rasas que se elevam em fileiras de dunas de areia entrelaçadas com lagoas. 

    Rota das Dunas se estende por 70 km ao longo da costa nordeste do Brasil, com as dunas mais famosas margeando praia de Jericoacoara, no Ceará, onde a areia branca como osso atinge 30 metros de altura. A vista para o oeste do sol se pondo sobre o mar – melhor vista do alto da duna apropriadamente chamada de Duna do Pôr do Sol – torna este um dos melhores lugares do Brasil para assistir ao pôr do sol.

    Publicado na edição de outubro de 2025 da National Geographic Traveller (Reino Unido).

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Saúde

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2026 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados