Ciência

Vestígios de DNA fóssil encontrados em crânio de dinossauro

Cientistas descobriram estruturas celulares — e uma substância que se comporta como o DNA — em cartilagem com mais de 70 milhões de anos.

Descoberta nova abordagem sobre catastrófica epidemia conhecida como Peste Negra

Inesperado achado arqueológico em antiga abadia pode revelar como as populações rurais lidaram com os estragos de uma epidemia mortal.

Por que essa rara arraia-jamanta é cor-de-rosa?

Descoberta recentemente na Grande Barreira de Corais, a rara tonalidade rosada desse peixe não se deve a uma infecção ou dieta, segundo os cientistas.
Ciência

Encontrados os mais antigos vestígios das abelhas modernas na Argentina

As tocas de 100 milhões de anos confirmam que a diversificação das abelhas acompanhou as primeiras plantas floríferas.

Você pode ter mais DNA neandertal do que pensa

Novo modelo derruba antigas teorias, revelando uma origem neandertal de europeus e africanos modernos maior do que se acreditava.
Ciência

Primeiros genomas da África Ocidental evidenciam complexidade da ancestralidade humana

O DNA antigo de quatro crianças que viveram há milhares de anos na região oeste de Camarões desenterrou muito mais perguntas do que respostas.

DNA extraído de ‘chiclete’ da Idade da Pedra traz revelação incrível

Pela primeira vez, cientistas utilizam saliva de 5,7 mil anos para sequenciar o genoma humano completo de uma antiga caçadora-coletora, além de uma infinidade de micróbios que viviam no interior de seu organismo.

Como o homem exterminou o único papagaio nativo da região continental dos EUA

O último periquito-da-carolina morreu em cativeiro em 1918. Agora, novas análises genéticas revelam a causa de sua extinção.

O que um DNA de 200 anos nos conta sobre um revolucionário francês assassinado?

Jean-Paul Marat foi esfaqueado até a morte em 1793. Sangue preservado pode ajudar a desvendar a doença que o acometeu em vida.

Estudo controverso aponta a origem do homem moderno

Pesquisa reacende longo debate sobre como e onde nossa espécie surgiu.

Ossos revelam complexidades sociais “invisíveis” em antigos lares europeus

Análise de DNA e isótopos de moradores da Alemanha há cerca de 4 mil anos revelam ligações inesperadas entre propriedades rurais da Idade do Bronze.

Até os ossos deste raro galo são pretos. Saiba o porquê

Existem quatro raças de galináceos com o interior do corpo todo preto. As espécies possuem a mesma mutação genética.

Rara zebra com bolinhas em vez de listras fotografada no Quênia

O futuro do animal é incerto, pois a maioria das zebras com coloração incomum não sobrevive por muito tempo.

DNA revela primeiro retrato de misterioso parente dos seres humanos

Por quase uma década, pesquisadores se perguntaram como eram os Denisovanos. Agora, temos o melhor modelo do esqueleto da espécie.

Estudo de DNA aumenta mistério sobre lago dos esqueletos

Os inúmeros corpos encontrados no Lago Roopkund eram de peregrinos que morreram após um temporal no Himalaia há mais de cem anos — ou assim pensavam os pesquisadores.

Será que o DNA conseguirá solucionar o mistério dos crânios europeus alongados?

Novo estudo genômico analisa uma possível correlação entre deformação craniana artificial e migração após o colapso do Império Romano.

Quem foram os primeiros europeus?

Novos exames de restos mortais de antigos povoadores comprovam que a Europa sempre abrigou diferentes povos, mesclando legados genéticos de imigrantes vindos da África, do Oriente Médio e das pradarias da atual Rússia.

Crânio enigmático pode ser do mais antigo humano de fora da África

Estudo controverso alega que Homo sapiens primitivos estavam na Grécia há 210 mil anos, o que suscitou um intenso debate.

Origem dos filisteus pode ser finalmente revelada por DNA antigo

Relatos históricos e arqueologia concordam que os maiores vilões da Bíblia Hebraica eram ‘diferentes’ — mas diferentes em que sentido?