Origem dos filisteus pode ser finalmente revelada por DNA antigo

Relatos históricos e arqueologia concordam que os maiores vilões da Bíblia Hebraica eram ‘diferentes’ — mas diferentes em que sentido?

DNA antigo traz reviravoltas à história migratória dos neandertais

Surpresas genéticas com os ossos de 120 mil anos revelam a história repleta de nuances desse parente próximo do homem moderno.

Estudo genético sugere que tiranossauro tinha olfato poderoso

Análise recente de genes modernos e cérebros pré-históricos corrobora a ideia de que o olfato do dinossauro carnívoro era invejável.
Saúde

Primeiros bebês com genes editados correm risco de morte prematura

Em 2018, um pesquisador chinês chocou o mundo ao anunciar o nascimento de dois bebês com genes editados. As mutações podem ter sido prejudiciais e não benéficas.

DNA surpreendente encontrado em povos primitivos da Europa Meridional

Um estudo de 8 mil anos de dados genéticos da Espanha e de Portugal gera um panorama surpreendentemente complexo da ascendência de seus habitantes.

Misterioso humano pré-histórico encontrado no 'topo do mundo'

Um fóssil de mandíbula questiona os registros dos primeiros habitantes do planalto tibetano e fornece novas informações sobre os denisovanos.

Cavalos velozes evoluíram apenas recentemente, indica importante estudo sobre equinos

O maior estudo de genoma não humano já realizado revela surpresas sobre os cavalos domesticados — e também uma advertência.

Bizarros caranguejos-ferradura são, na verdade, parentes das aranhas

Esses grandes habitantes do mar fazem parte da árvore genealógica dos aracnídeos, afirmam cientistas em novo estudo.

Extremamente rara, zebra ‘loira’ é registrada em habitat natural

De acordo com cientistas, as imagens confirmam que zebras albinas são capazes de sobreviver na natureza.

Sim, este porco tem cabelos cacheados

Os cachos têm várias funções, desde esquentar o corpo para atrair parceiros a somente deixá-los mais bonitos. Conheça outros animais com pelos encaracolados.

Metade macho, metade fêmea: raro cardeal-do-norte encontrado nos EUA

Os ginandromorfos são raros, mas nem sempre incomuns: fenômeno provavelmente ocorre em todas as espécies de aves.
Saúde

12 inovações que vão revolucionar o futuro da medicina

Além de tratar, o cuidado personalizado e baseado em dados vai, cada vez mais, prevenir doenças.

Encontradas as primeiras evidências de humanos no 'topo do mundo'

Milhares de artefatos de ardósia encontrados no Planalto do Tibete mostram a resiliência dos primeiros humanos ao se espalharem para fora da África.
Ciência

Nova ferramenta de DNA revoluciona a ciência marinha

Com o eDNA, ou DNA ambiental, cientistas podem fazer a contagem de peixes e outros animais com uma simples coleta de uma pequena amostra de água.

Será que as lebres-americanas irão vencer a disputa entre a evolução e as mudanças climáticas?

Em alguns habitats da espécie, a neve não cai tanto quanto antes, o que coloca o animal em risco.

DNA de fósseis encontrados no Brasil, incluindo o povo de Luzia, reescrevem a história da ocupação das Américas

Estudos inéditos analisaram restos mortais de 64 indivíduos, a partir de fósseis de 10 mil anos, e indicam que americanos descendem de uma única migração que atravessou o Estreito de Bering há 20 mil anos.
Ciência

Você ama ou odeia café? A genética tem a ver com isso

Cientistas estão descobrindo como a agitação, a insônia e até o sabor amargo são influenciados por pequenas variações em nosso código genético.

Camundongos do mesmo sexo geram filhotes por meio de edição genética

Cientistas usaram material genético de duas mães e dois pais. Apenas os filhotes nascidos de duas mães sobreviveram e chegaram a ter sua própria prole.

Maior roedor do mundo luta de forma surpreendente contra o câncer

Análise genética da capivara revela como o ícone sul-americano se tornou um gigante gentil e tem se esquivado do risco da doença.