O que um DNA de 200 anos nos conta sobre um revolucionário francês assassinado?

Jean-Paul Marat foi esfaqueado até a morte em 1793. Sangue preservado pode ajudar a desvendar a doença que o acometeu em vida.

Estudo controverso aponta a origem do homem moderno

Pesquisa reacende longo debate sobre como e onde nossa espécie surgiu.

Ossos revelam complexidades sociais “invisíveis” em antigos lares europeus

Análise de DNA e isótopos de moradores da Alemanha há cerca de 4 mil anos revelam ligações inesperadas entre propriedades rurais da Idade do Bronze.

Até os ossos deste raro galo são pretos. Saiba o porquê

Existem quatro raças de galináceos com o interior do corpo todo preto. As espécies possuem a mesma mutação genética.

Rara zebra com bolinhas em vez de listras fotografada no Quênia

O futuro do animal é incerto, pois a maioria das zebras com coloração incomum não sobrevive por muito tempo.

DNA revela primeiro retrato de misterioso parente dos seres humanos

Por quase uma década, pesquisadores se perguntaram como eram os Denisovanos. Agora, temos o melhor modelo do esqueleto da espécie.

Estudo de DNA aumenta mistério sobre lago dos esqueletos

Os inúmeros corpos encontrados no Lago Roopkund eram de peregrinos que morreram após um temporal no Himalaia há mais de cem anos — ou assim pensavam os pesquisadores.

Será que o DNA conseguirá solucionar o mistério dos crânios europeus alongados?

Novo estudo genômico analisa uma possível correlação entre deformação craniana artificial e migração após o colapso do Império Romano.

Quem foram os primeiros europeus?

Novos exames de restos mortais de antigos povoadores comprovam que a Europa sempre abrigou diferentes povos, mesclando legados genéticos de imigrantes vindos da África, do Oriente Médio e das pradarias da atual Rússia.

Crânio enigmático pode ser do mais antigo humano de fora da África

Estudo controverso alega que Homo sapiens primitivos estavam na Grécia há 210 mil anos, o que suscitou um intenso debate.

Origem dos filisteus pode ser finalmente revelada por DNA antigo

Relatos históricos e arqueologia concordam que os maiores vilões da Bíblia Hebraica eram ‘diferentes’ — mas diferentes em que sentido?

DNA antigo traz reviravoltas à história migratória dos neandertais

Surpresas genéticas com os ossos de 120 mil anos revelam a história repleta de nuances desse parente próximo do homem moderno.

Estudo genético sugere que tiranossauro tinha olfato poderoso

Análise recente de genes modernos e cérebros pré-históricos corrobora a ideia de que o olfato do dinossauro carnívoro era invejável.
Saúde

Primeiros bebês com genes editados correm risco de morte prematura

Em 2018, um pesquisador chinês chocou o mundo ao anunciar o nascimento de dois bebês com genes editados. As mutações podem ter sido prejudiciais e não benéficas.

DNA surpreendente encontrado em povos primitivos da Europa Meridional

Um estudo de 8 mil anos de dados genéticos da Espanha e de Portugal gera um panorama surpreendentemente complexo da ascendência de seus habitantes.

Misterioso humano pré-histórico encontrado no 'topo do mundo'

Um fóssil de mandíbula questiona os registros dos primeiros habitantes do planalto tibetano e fornece novas informações sobre os denisovanos.

Cavalos velozes evoluíram apenas recentemente, indica importante estudo sobre equinos

O maior estudo de genoma não humano já realizado revela surpresas sobre os cavalos domesticados — e também uma advertência.

Bizarros caranguejos-ferradura são, na verdade, parentes das aranhas

Esses grandes habitantes do mar fazem parte da árvore genealógica dos aracnídeos, afirmam cientistas em novo estudo.

Extremamente rara, zebra ‘loira’ é registrada em habitat natural

De acordo com cientistas, as imagens confirmam que zebras albinas são capazes de sobreviver na natureza.