As melhores fotos da National Geographic de 2017

Estas 44 imagens são prova de que 2017 foi um bom ano para a fotografia documental.

Por Redação National Geographic
Publicado 27 de dez. de 2017, 19:24 BRST, Atualizado 5 de nov. de 2020, 03:22 BRT
"A melhor coisa de ser uma garota é que agora não tenho que fingir ser um menino". Avery Jackson, Kansas City, Missouri. Esta foto foi originalmente publicada em “Eu tenho 9 anos – Crianças de todo o mundo contam de que modo o gênero afeta suas vidas”em janeiro de 2017.
Foto de Robin Hammond, National Geographic
Um turista em um barco na Laguna San Ignacio tenta tocar em uma baleia-cinzenta, das muitas que vão à baía para se acasalar e criar os filhotes. Outrora temidas pelos pescadores, as baleias 78 amistosas agora são uma parte vital da economia. Esta foto foi originalmente publicada em “Gestores do mar” em setembro de 2017.
Foto de Thomas P Peschak
À medida que a escuridão cai sobre Guassa, os geladas descem por um desfiladeiro em direção ao penhasco onde dormem. Eles passarão a noite empoleirados em rochas estreitas para evitar ataques de leopardos, hienas e cães selvagens. Esta foto foi originalmente publicada em“Os macacos veganos da Etiópia”em maio de 2017.
Foto de Jeffrey Kerby e Trevor Beck Frost, National Geographic
Colin Murdoch, que administra a população de cervos na floresta de Reraig, perto de Loch Carron, alimenta os cervos para estimular o crescimento das galhadas. Além de oferecer observação de cervos, a propriedade realiza excursões na região selvagem. Esta foto foi originalmente publicada em “O que será da paisagem escocesa?” em julho de 2017.
Foto de Jim Richardson, National Geographic
A água não é obstáculo ao maior mamífero terrestre do Brasil, a anta. Ela atravessa rios ao andar normalmente pelo leito, alguns metros abaixo da superfície. Para fazer esta fotografia, fiquei várias semanas de campana no Rio Olho d’Água. Perdi oportunidades ao me distrair com os peixes. A passagem da anta dura segundos. Esta foto foi originalmente publicada em "Os jardins submersos" em abril de 2017.
Foto de Luciano Candisani
O controle dos Zetas no estado mexicano de Coahuila enfraqueceu e a vida noturna voltou para Allende. Centenas de pessoas se reuniram no outono passado para o cabalgata, um desfile festivo de vaqueiros que dura dois ou três dias, pára em várias fazendas na área e termina com um rodeio noturno. Esta foto foi originalmente publicada em “A morte veio visitar” em agosto de 2017.
Foto de Kirsten Luce, National Geographic
Os primos Ronald e Ana Raisa caminham sobre uma duna na Ilha dos Lençóis. Com 30 metros de altura, ela é chamada de “Muro”, e é o único ponto em que celulares “às vezes funcionam”, diz ele. A ilha fica nas Reentrâncias Maranhenses, uma imensa rede de baías e enseadas perto da divisa com o Pará, na transição entre os litorais nordestino e amazônico. Esta foto foi originalmente publicada em "Os herdeiros do rei perdido" em junho de 2017.
Foto de Gui Christ
Em Seul, os e-stadiums e os salões de jogos cobram cerca de um dólar por hora, e alguns locais ficam abertos 24 horas por dia. Logo depois que a Coréia do Sul estabeleceu internet de alta velocidade e amplamente disponível, ficou claro que algumas pessoas estavam arruinando suas vidas através do hábito obsessivo de jogar. O governo agora paga o tratamento. Esta foto foi originalmente publicada em “O cérebro viciado” em setembro de 2017.
Foto de Max Aguillera-Hellweg, National Geographic
Em 2011, o cartel dos Zetas, buscando vingança contra membros que consideravam informantes, atravessaram Allende e cidades vizinhas, matando dezenas, talvez centenas de pessoas. Para esta comunidade, o feriado do Dia dos Mortos, quando os mexicanos honram os seus antepassados, assumiu uma pungência maior. Esta foto foi originalmente publicada em “A morte veio visitar” em agosto de 2017.
Foto de Kirsten Luce, National Geographic
Na capital Manila, nas Filipinas, peritos resgatam um corpo e reúnem provas de uma execução relacionada a drogas. A vítima, Angelito Luciano, de 41 anos, era um voluntário da comunidade que ajudava a polícia em ações antidrogas. Esta foto foi originalmente publicada em “Estado de luto” em junho de 2017.
Foto de Adam Dean, National Geographic
No norte da Índia, a árvore nim, ou árvore-generosa, é conhecida como curativa para todos os males e também como uma manifestação da deusa hindu Shitala, uma figura materna. Para os moradores do bairro que adoram a árvore no Templo de Nanghan Bir Baba, em Varanasi, ela é isso e muito mais. A árvore é adornada com tecidos e uma máscara da deusa para reforçar a ligação entre ela e os seus adoradores. Esta foto foi originalmente publicada em “A sabedoria das árvores” em março de 2017.
Foto de Diane Cook e Len Jenshel, National Geographic
Pinguins-imperadores rumam para o mar aberto em busca de alimento. As manchas acima deles são microalgas que aderem ao gelo marinho e, na primavera, fazem fotossíntese. O acampamento do fotógrafo ficava numa destas placas de gelo. Esta foto foi originalmente publicada em “Debaixo do frio azul” em julho de 2017.
Foto de Laurent Ballesta, National Geographic
Em 2 de janeiro de 2017, o brasileiro Yan Boechat (no meio, entre os espanhóis Ángel Manuel Sastre e Pablo Cobos) trabalhava em Ganus, a 40 quilômetros de Mosul. O atirador curdo disparava contra posições do Isis logo adiante.
Foto de Cristina Veit
Os geladas se amontoam para ficar aquecidos (acima). Extrair calorias de gramíneas, ervas e sementes é um trabalho duro para esses primatas. Esta foto foi originalmente publicada em “Os macacos veganos da etiópia” em abril de 2017.
Foto de Jeffrey Kerby And Trevor Beck Frost, National Geographic
Duas iguanas-marinhas parecem imperturbáveis pela presença de um dos seus irmãos mumificados, provavelmente morto de fome, na Isla Fernandina, Equador. Endêmicos das Galápagos, esses lagartos com o tamanho de um guaxinim procuram algas ao longo da costa; os machos maiores mergulham no oceano. As algas que comem morrem em água morna, tornando os "diabretes da escuridão" de Darwin suscetíveis às mudanças climáticas. Esta foto foi originalmente publicada em “Equilíbrio em jogo” em junho de 2017.
Foto de Thomas P Peschak, National Geographic
Mauli Dhan sobe 30 metros por uma escada de corda de bambu até uma colmeia carregada do mel neurotóxico. A fumaça da grama queimada desorienta as abelhas e reduz o número de picadas. Mas um gesto em falso antes de ele segurar a corda de apoio ao seu lado pode ser fatal. Esta foto foi originalmente publicada em “O último caçador de mel” em julho de 2017.
Foto de Renan Ozturk, National Geographic
O aprendizado da mentira é algo natural no desenvolvimento da criança. O psicólogo Kang Lee investigou como elas mentem com mais sofisticação à medida que crescem. Aqui, o seu assistente Darshan Panesar e Amelia Tong, de 9 anos, testam um equipamento de espectroscopia funcional quase infravermelha (fNIR, na sigla em inglês), usado por Lee nas pesquisas. Esta foto foi originalmente publicada em “Por que mentir?” em junho de 2017.
Foto de Dan Winters, National Geographic
Alto como uma girafa e com a envergadura de um caça F-16, o Quetzalcoatlus northropi foi um dos maiores animais voadores do planeta. Este modelo, em tamanho real, sendo pintado em um ateliê em Minnesota, vai ser levado a um centro cultural no Kuwait. Esta foto foi originalmente publicada em “Íncriveis animais alados” em novembro de 2017.
Foto de Robert Clark- National Geographic
Quadro de Che Guevara adorna restaurante em Vallegrande. Foto originalmente publicada em "Os caminhos de Che Guevara na Bolívia, 50 anos depois" em dezembro de 2017.
Foto de Izan Petterle
Tania López, sete anos, brinca com o gato em uma sala cujas paredes foram enegrecidas por um antigo fogo aberto. O novo fogão, fornecido pela StoveTeam International, é eficiente e seguro para uso. Esta foto foi originalmente publicada em “A cozinha que mata” em setembro de 2017.
Foto de Lynn Johnson, National Geographic
Soltar beija-flores em túneis de vento permite aos pesquisadores investigar a mecânica do vôo em velocidades aéreas de até 35 milhas por hora. Este beija-flor preto na Universidade da Califórnia, Riverside é parte de um experimento testando se o acasalamento aéreo é uma boa representação das habilidades físicas de um pássaro. Em outras palavras: Os pássaros machos que realizam os mergulhos mais acrobáticos para impressionar as fêmeas também possuem a capacidade de voar mais rápido? Para esta fotografia, uma névoa de vapor de água foi adicionada para tornar visível o movimento do vento. (Fontes: Sean Wilcox e Christopher Clark) Esta foto foi originalmente publicada em “Beleza fugaz” em agosto de 2017.
Foto de Anand Varma, National Geographic
Hipopótamos, abundantes no delta e nos rios que o alimenta, pastam a noite em terra e descansam de dia na água. Os machos lutam por território, as mulheres protegem seus jovens - e seus dentes caninos longos e auto-afiados podem ser letais para intrusos. Esta foto foi originalmente publicada em “Missão: salvar o Delta do Okavango” em novembro de 2017.
Foto de Cory Richards, National Geographic
Alguns felídeos de pequeno porte são predadores eficazes. O caracal, visto na Ásia e na África, tem meio metro de altura, mas já foi filmado saltando sobre cercas de 3 metros para atacar ovelhas. Esta foto foi originalmente publicada em “Gatos das sombras” em fevereiro de 2017.
Foto de Joël Sartore, National Geographic
Um filhote de onça de 10 meses volta à segurança de uma árvore na região do Pantanal Mato-grossense, a maior área de terras úmidas tropicais do e um dos últimos refúgios das onças pintadas. Desde cedo, as mães instigam os filhotes a galgar as árvores, para que consigam escapar de predadores. Esta foto foi originalmente publicada em “O espírito do jaguar” em dezembro de 2017.
Foto de Steve Winter, National Geographic
Na fonte sagrada Zamzam, no Iraque, Turkia Hussein (no centro), acompanhada de seus dois filhos, torna-se yazidi novamente.
Foto de Marcio Pimenta
É hora da refeição para órfãos famintos no Reteti Elephant Sanctuary no norte do Quênia. Estabelecido no ano passado, o refúgio é composto por Samburus locais, cujo objetivo é retornar suas novas responsabilidades para a natureza. Esta foto foi originalmente publicada em “Creche de elefantes” em agosto de 2017.
Foto de Ami Vitale, National Geographic
Uma refugiada do acampamento de Kutupalong: a maioria dos rohingyas que moram nessa área fugiu de uma campanha de terror em Mianmar, deflagrada pelos militares locais entre 2016 e 2017. Esta foto foi originalmente publicada em “Sem casa, sem esperança” em outubro de 2017.
Foto de William Daniels, National Geographic
Em um abrigo em Vrindavan, na Índia, “a cidade das viúvas”, Lalita, sentada, tem a cabeça raspada e usa a veste branca que a sua cultura outrora considerava obrigatória para a viuvez. Já a gerente do abrigo, Ranjana, uma viúva bem mais jovem, sofre menos restrições. Esta foto foi originalmente publicada em “Vida após o luto” em fevereiro de 2017.
Foto de Amy Toensing, National Geographic
Aarti, nove anos, está vulnerável à violência sexual, enquanto vende flores sozinha em uma rua arruinada de Deli. Apesar do risco, milhões de crianças em todo o mundo trabalham para ajudar a sustentar suas famílias em vez de freqüentar a escola. Esta foto foi originalmente publicada em “A perigosa vida das meninas” em janeiro de 2017.
Foto de Stéphanie Sinclair, National Geographic
Drew Moore, de 11 anos, faz pose com a coleção de armas de ar comprimido no seu quarto. Em sua cidade no estado americano do Arkansas, caça e condição masculina são indissociáveis: “Não é que não gostamos” de homens que não caçam, diz sua madrasta, Callie, “mas, com certeza, gostamos dos que caçam”. Esta foto foi originalmente publicada em “Para ser homem” em janeiro de 2017
Foto de Pete Muller, National Geographic
Classificado como mulher no nascimento, Hunter Keith, 17 anos, sente-se um menino desde a quinta série. Na sétima série, ele contou a seus amigos; na oitava série, contou aos pais. Duas semanas antes desta foto, seus seios foram removidos: agora pode andar de skate sem camisa em seu bairro de Michigan. Esta foto foi originalmente publicada em “O novo gênero” em janeiro de 2017.
Foto de Lynn Johnson, National Geographic
Do lado de fora de uma chicheria em Lamay, Peru, no Vale Sagrado do Império Inca, Lucio Chávez Díaz bebe um copo de chicha frutillada, uma cerveja de milho com sabor de morango. As cervejas puras, vinhos e destilados de hoje são uma exceção histórica – as bebidas alcoólicas há muito tempo recebem todo tipo de ingredientes, desde pinhas de pinheiros até resinas de árvores e mel. Esta foto foi originalmente publicada em “Um caso de amor de 9 mil anos” em fevereiro de 2017.
Foto de Brian Finke, National Geographic
Mark Landis, que afirma ser um fracasso como artista comercial, passou quase três décadas imitando obras de pintores famosos, como este quadro, que segue o estilo do artista americano William Matthew Prior. Fingindo ser um filantropo ou um jesuíta, ele doava os quadros a museus de arte e apreciava o modo respeitoso como era tratado. Esta foto foi originalmente publicada em “Por que mentir?” em junho de 2017.
Foto de Dan Winters, National Geographic
Em um templo hindu perto de sua casa em Delhi, na Índia, três gerações de uma família com albinismo posam para um raro retrato em família. Quando duas pessoas com albinismo – uma característica genética recessiva – têm filhos, as crianças terão albinismo. Esta foto foi originalmente publicada em “O mundo em branco” em junho de 2017.
Foto de Stéphanie Sinclair, National Geographic
O Trem da Paz da zona desmilitarizada leva soldados e turistas sul-coreanos de Seul para terminais de trens mais próximos. Cada cabine tem um tema diferente – paz, amor e harmonia, projetados para inspirar sentimentos de esperança e reconciliação. Esta foto foi originalmente publicada em “A fronteira entre as Coreias está cheia de armas, soldados e turistas” em novembro de 2017.
Foto de David Guttenfelder, National Geographic
Depois que instituições de caridade gastaram US$ 28 mil para instalar uma linha de esgoto em Safeda Basti, 62 casas construíram e conectaram banheiros privados, alguns deles nos telhados (no inferior esquerdo). Sem outros encanamentos, no entanto, a maioria dos residentes ainda deve transportar água para descarga e para lavar as mãos de torneiras na rua. Esta foto foi originalmente publicada em “No lugar errado” em setembro de 2017.
Foto de Andrea Bruce, National Geographic
Com as mãos nuas e preparados para luta, meninos da tribo Venda em Tshifudi, África do Sul, participam da tradição do boxe conhecida como musangwe. Para meninos com menos de nove anos, é um gasto de energia masculina e um controle da agressão. Os adultos supervisionam as lutas para conter a violência. Esta foto foi originalmente publicada em “Para ser homem” em janeiro de 2017.
Foto de Pete Muller, National Geographic
Peregrinos ortodoxos etíopes celebram a Páscoa no topo da Igreja do Santo Sepulcro. Em uma longa disputa com coptas egípcios, os monges etíopes ocuparam um mosteiro no telhado por mais de 200 anos, para pressionar a reivindicação de uma parte da igreja. Esta foto foi originalmente publicada em “Em busca do Jesus real” em dezembro de 2017.
Foto de Alessio Romenzi, National Geographic
Uma foca-de-weddell acompanha o filhote. Ao chegar à idade adulta, o pequeno terá as mesmas medidas da mãe – cerca de 3 metros e meia tonelada. Estas focas mantêm-se perto da costa, retomando o fôlego graças aos buracos no gelo. Esta foto foi originalmente publicada em “Debaixo do frio azul” em julho de 2017.
Foto de Laurent Ballesta, National Geographic
Um tubarão-branco desliza nas águas da Reserva da Biosfera Isla Guadalupe, a 200 quilômetros da costa. Mergulhadores são atraídos a este lugar, um dos dois pontos no planeta onde estes tubarões se reúnem em águas claras. O ecoturismo em Baja rende milhões de dólares para o México. Esta foto foi originalmente publicada em “Gestores do mar” em setembro de 2017.
Foto de Thomas P Peschak, National Geographic
O escritor Mark Synnott escala um penhasco nas montanhas Boysuntov do Uzbequistão. Dentro desta parede de pedra calcária encontra-se um local subterrâneo sinuoso. Até agora, oito missões exploraram a caverna Dark Star. Ninguém sabe até onde a caverna se estende. Esta foto foi originalmente publicada em “No ventre da Terra” em março de 2017.
Foto de Robbie Shone, National Geographic
A dependência das drogas sequestra os circuitos neurais no cérebro. Os cientistas vêm buscando tratamentos capazes de proporcionar uma saída do ciclo de desejo, recompensa e crise de abstinência, que aprisiona dezenas de milhões de pessoas. Janna Raine viciou-se em heroína há 20 anos depois de tomar analgésicos fortes por causa de um acidente no trabalho. Em 2016, ela vivia sob um viaduto na cidade americana de Seattle. Esta foto foi originalmente publicada em “O cérebro viciado” em setembro de 2017.
Foto de Max Aguillera-Hellweg, National Geographic
Muitas vezes, é preciso suportar chuvas torrenciais para coletar o néctar e evitar o estresse físico. Este beija-flor-de-anna sacode para longe a água, balançando a cabeça e o corpo, como fazem os cães. Cada sacudida dura 4 centésimos de segundo, sujeitando a cabeça da ave a uma força 34 vezes maior que a da gravidade. Ainda mais incrível é o fato de que os colibris fazem isso não só quando empoleirados mas também em pleno voo. Esta foto foi originalmente publicada em “Beleza fugaz” em julho de 2017.
Foto de Anand Varma, National Geographic
Alguns rohingyas vivem fora dos refúgios próximos à cidade de Cox’s Bazar. Este homem mora em um acampamento na Baía de Bengala, perto de árvores plantadas por um hotel para turistas atraídos pela praia. Esta foto foi originalmente publicada em "Sem uma casa, sem esperança," em outubro de 2017.
Foto de William Daniels, National Geographic

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados