Origem dos filisteus pode ser finalmente revelada por DNA antigo

Relatos históricos e arqueologia concordam que os maiores vilões da Bíblia Hebraica eram ‘diferentes’ — mas diferentes em que sentido?
9 fotos
Nove poderosos reinos antigos que você provavelmente nunca ouviu falar
Da Nigéria ao Peru, passando pelo Paquistão: essas monarquias podem ser pouco conhecidas hoje em dia, mas já impuseram muita autoridade.

Descobertas múmias egípcias próximas a pirâmide muito mais antiga

As múmias de cerca de 2,5 mil anos de idade foram enterradas nas proximidades da Pirâmide Branca, em Dahshur, construída por um faraó que reinou há 3,8 mil anos.

Antigo navio naufragado no Mar Negro é descoberta sem precedentes

Arqueólogos afirmam que o navio de 2,4 mil anos está tão bem conservado que até o mastro e os bancos dos remadores sobreviveram por milênios.

DNA revela que os povos nativos mais antigos da América importavam papagaios exóticos

Descoberta sugere que araracangas eram criadas em cativeiro para a comercialização muitos séculos antes do que se imagina.

Espiões bíblicos revelados em mosaico de 1,5 mil anos

Uma antiga representação dos espiões de Moisés em Canaã foi descoberta em uma sinagoga “inigualável” em Israel.
Arqueologia

Milhares de ossos humanos revelam rituais de batalhas bárbaras

A descoberta de vítimas de um exército germânico que lutou há 2 mil anos está surpreendendo arqueólogos por diversos motivos.
Arqueologia

Revelada origem de tesouro espanhol misterioso de 2,7 mil anos atrás

Nova análise afirma que o Tesouro do Carambolo não tem nada a ver com as teorias que o conectavam à mítica Atlântida.

Exclusivo: desenhos gigantes são encontrados em deserto peruano

Com a ajuda de drones, arqueólogos descobriram e mapearam novas linhas de Nazca que datam de pelo menos dois milênios atrás. Humanos e animais estão entre os chamados geoglifos

Comércio de cães maia data de 2,4 mil anos atrás

Um estudo sobre ossos e dentes mostra que os animais eram transportados de diferentes regiões e tinham um papel importante em sacrifícios cerimoniais.

Crânios alongados pertenciam a noivas "estrangeiras", sugere DNA

Arqueólogos há muito suspeitavam que os crânios modificados encontrados em sepulturas alemães pertenciam aos hunos. Agora, a evidências genéticas podem confirmar isso.

Exclusivo: Tumba real em Canaã joga luz sobre a antiga cidade bíblica

Uma sepultura real intacta descoberta no antigo Armagedom está repleta de riquezas – e promete desvendar segredos com análise de DNA.

Quem eram as mulheres mais poderosas da História Antiga?

Enquanto o movimento #MeToo ganha cada vez mais força, pedimos a historiadoras que olhem para o passado para encontrar as lições de grandes personalidades políticas femininas.

DNA de criança da antiguidade revela a história dos primeiros americanos

Estudo em ossos de 11.500 anos oferece pistas surpreendentes sobre as origens da diversidade genética do Novo Mundo.

Ancestral humano de 3,6 milhões de anos é revelado ao público

A montagem do "Pé Pequeno", o esqueleto hominídeo mais antigo já encontrado na África Austral, foi um esforço que demorou mais de 20 anos.
9 fotos
9 descobertas impressionantes de tesouros antigos
Civilizações do mundo inteiro esconderam valiosos tesouros ao longo dos tempos. Pouco a pouco elas redescobertos.

Descoberto relógio de sol feito para celebrar vitória em eleição romana

Arqueólogos acreditam que o relógio de 2 mil anos foi doado a uma pequena cidade romana por político eleito.

Vestido estiloso, com pregas e decote V, é o mais antigo do mundo

Peça egípcia de 5 mil anos dá ideia de como era a moda há muito, muito, muito tempo.