A Terra é a nossa casa – veja como ela está mudando a cada ano

Conheça histórias da National Geographic, escolhidas a dedo, que mostram como o mundo está se preparando para o seu futuro.

Em todo o mundo, as florestas enfrentam ameaças existenciais devido à desflorestação, às alterações climáticas, às pragas e aos incêndios florestais. Estes ecossistemas são apenas um exemplo de como a vida no nosso planeta está mudando.

Foto de Jeff Frost, Nat Geo Image Collection
Por Nathan Lump, Editor in Chief
Publicado 25 de abr. de 2024, 08:00 BRT

Durante 136 anos, a National Geographic tem vindo a traçar o estado do nosso planeta, iluminando os leitores sobre as maravilhas do nosso mundo e ajudando-os a compreendê-lo melhor. Nunca tivemos vergonha de documentar os desafios que as comunidades de todo o mundo enfrentam, como a poluição, o desenvolvimento excessivo e, claro, as alterações climáticas

Sobretudo nos últimos cinco anos, vem chamando a atenção não só para os problemas – que são evidentes e cada vez mais urgentes – mas também para as soluções que nos podem ajudar a resolver as questões que todos enfrentamos enquanto seres vivos no planeta Terra.

Confira, a seguir, uma lista selecionada de 20 histórias deste período que exploram o estado da nossa casa, todas elas com uma relevância duradoura nos dias de hoje. Temos artigos sobre a forma como o mundo natural está sendo remodelado, sobre a poluição global e sobre as promessas e os perigos da nossa rápida transição energética. E analisamos os efeitos das alterações ambientais sobre nós, desde a insegurança alimentar aos conflitos.

Na minha opinião, há três conclusões fundamentais a retirar desta cobertura. Em primeiro lugar, ao procurarmos resolver as causas profundas das alterações climáticas – nomeadamente, as emissões de gases com efeito de estufa – teremos de tirar partido da tecnologia para nos ajudar, a par de reduções globais, e alguma dessa tecnologia é promissora. Em segundo lugar, atualmente não estamos fazendo nenhuma destas coisas com a rapidez suficiente e precisamos de um maior empenho dos sectores público e privadoe de cada um de nós como indivíduos, para inverter a nossa atual trajetória.

E, em terceiro lugar, tanto agora como no futuro, o impacto das crises ambientais não se fará sentir de igual modo, sendo os mais vulneráveis de entre nós – tanto a vida selvagem como as populações humanas – os que mais sofrem. Mas a solução do problema cabe-nos a todos e só o podemos fazer em conjunto. Continuo a ter esperança de que vamos conseguir.

A natureza está mudando

A primeira luz do dia atinge a montanha Gothic no Colorado, Estados Unidos.

Foto de Elliot Ross, Nat Geo Image Collection

1. A natureza está fora de sincronia no planeta – e isso está mudando tudo, em todo o lado

Em média, as famosas flores de cerejeira de Washington D.C., nos Estados Unidos, têm atingido o pico de floração por volta de 2 de abril. Este ano, as flores começaram a despontar em meados de março, atingindo o pico a 17 de março. Este é apenas um exemplo de como o tempo da natureza está fora de sincronia

As árvores estão deixando cair as suas folhas coloridas de outono mais tarde na estação, as flores estão a florescer mais cedo e a neve está quase a desaparecer no inverno em algumas regiões. Estes “novos relógios” são ruins para a vida selvagem – os polinizadores podem não recolher o pólen a tempo, as árvores não descansam o suficiente e a camuflagem dos animais não faz o seu trabalho, expondo as espécies aos predadores.

2. Como as florestas do mundo se transformaram nas últimas duas décadas

As florestas não só proporcionam habitats para milhares de espécies diferentes, como também nos ajudam a combater as alterações climáticas, retirando o dióxido de carbono da atmosfera e fixando-o no subsolo. No entanto, temos visto abatê-las em um ritmo alarmante. Agora, as alterações climáticas estão a causar condições meteorológicas extremas – secas em algumas regiões, inundações noutras – e a dificultar a sobrevivência das árvores. Temos soluções para as ajudar, mas resta saber se as vamos pôr em prática.

A poluição luminosa tem obscurecido a visão do céu noturno para muitas pessoas. Em todo o mundo, a vida selvagem, desde os pássaros aos pirilampos, está a lutar para sobreviver em noites brilhantes.

Foto de TAFRESHI BABAK, Nat Geo Image Collection

3. As nossas noites estão ficando mais brilhantes e a Terra está pagando o preço dessa poluição luminosa

Cerca de 83% do mundo vive sob céus noturnos cheios de poluição luminosa. Este fato não se limita a obscurecer a nossa visão das estrelas; também desequilibra o nosso ritmo circadiano – crucial para um sono saudável. Mas é a vida selvagem que mais sofre. Atraídos pela luz brilhante, os pássaros podem desviar-se das suas rotas migratórias e é mais provável que voem fatalmente contra edifícios. E as espécies de pirilampos, muitas das quais em perigo de extinção, não conseguem acasalar com sucesso quando o céu está poluído pela luz. Isto põe em perigo toda a sua existência.

4. Estamos conseguindo salvar algumas espécies e perdendo outras

A edição de abril de 2020 da Nat Geo explorou dois cenários: um em que salvamos o planeta e outro em que não fazemos nada. Esta edição incluiu um artigo sobre os nossos sucessos em matéria de conservação e os avanços na preservação do habitat e nos programas de reprodução em cativeiro que salvaram animais que pensávamos que deixariam de existir. Um artigo complementar mostrou que muitas outras espécies continuam a ser esquecidas.

Uma cria de lontra marinha procura alimento numa fronde de algas gigantes. As lontras marinhas estavam antes em vias de extinção, mas os cuidadosos esforços de conservação restauraram as suas populações.

Foto de Ralph Pace U.S. FWS permit #37946D

5. As lontras marinhas estão se recupernado da quase extinção. Nem toda a gente está contente.

As lontras marinhas têm um pelo espesso e luxuoso, razão pela qual quase foram extintas. Atualmente, as suas populações estão se recuperando. As leis de conservação e os cuidados práticos dos tratadores humanos ajudaram a trazê-las de volta. Mas o que acontece quando se reintroduz uma espécie que esteve ausente durante décadas?

Este feto de rinoceronte branco do sul, macho, com 70 dias de idade, foi o resultado da primeira transferência bem sucedida de embriões de rinoceronte. Os dispendiosos projectos de reprodução podem ser uma das únicas formas de salvar espécies em perigo de extinção.

Foto de Ami Vitale

6. A primeira gravidez de rinoceronte por fertilização in vitro do mundo pode salvar animais quase extintos

Para o rinoceronte branco do norte, a fertilização in vitro pode ser a única forma de sobrevivência da espécie. Apenas duas fêmeas de rinoceronte idosas permanecem na Terra. O último macho morreu em 2018. Mas os cientistas guardaram o esperma e os óvulos de vários indivíduos e planejam implantá-los no rinoceronte branco do sul, uma espécie geneticamente semelhante.

A experiência custa milhões de dólares, e nem toda a gente tem a certeza de que vale a pena o custo. No entanto, espécies de todo o mundo estão a enfrentar ameaças existenciais semelhantes. Será que nos devemos esforçar muito para as salvar?

O sol nasce e se põe em ambos os lados da Cidadela em Bears Ears, um monumento nacional em Utah, nos Estados Unidos. Para proteger o planeta, os conservacionistas dizem que mais áreas naturais precisam ser legalmente protegidas.

Foto de Stephen Wilkes, Nat Geo Image Collection

7. Em um clima de aquecimento, precisamos repensar radicalmente como conservamos a natureza

Estamos enfrentando o que os cientistas dizem ser uma crise de extinção. Os ecossistemas estão sendo destruídos – por causa da indústria, da expansão urbana e das mudanças climáticas - e a vida selvagem que vive neles está desaparecendo permanentemente. Os conservacionistas dizem que alguns parques nacionais aqui e ali não estão sendo suficientes. Precisamos conservar a natureza em todos os lugares: em grandes parques remotos, nas cidades, em florestas privadas de madeira, em cursos d'água navegáveis e muito mais.

O que polui o nosso ar e a nossa água?

Garrafas de plástico enchem uma instalação de reciclagem em Valenzuela, Filipinas. A poluição plástica entope os rios e ameaça a vida selvagem marinha.

Foto de Randy Olson, Nat Geo Image Collection

8. Criamos o plástico. Dependemos dele. Agora estamos a afogar-nos nele

Era suposto o plástico revolucionar o nosso mundo e, em muitos aspectos, foi o que aconteceu. O material é leve e durável, o que o torna útil desde a indústria agrícola até aos cuidados médicos. No entanto, muito pouco plástico é reciclado. Atualmente, é uma das principais fontes de poluição. Para além de prejudicar o ambiente e a vida selvagem, pequenos pedaços microscópicos de plástico, chamados microplásticos, estão a ser encontrados nos nossos alimentos, no ar e no sangue.

9. A poluição atmosférica mata milhões de pessoas todos os anos, como uma “pandemia em câmara lenta

Estima-se que sete milhões de mortes por ano sejam atribuídas à poluição atmosférica. Tudo, desde as emissões dos automóveis, pode ser mortal quando exposto a essa poluição repetidamente. Embora esta situação continue a ser mortal em muitas partes do mundo, existem soluções comprovadas que sabemos que funcionam. Uma legislação abrangente, como uma Lei do Ar Limpo, pode reduzir drasticamente a poluição, embora cerca de 45% dos norte-americanos continuem a estar regularmente expostos a ar sujo

A revolução energética já chegou

10. Até que ponto podemos tornar as viagens aéreas mais ecológicas? E quando?

Mais de 80% das pessoas nunca andaram de avião e as viagens aéreas são responsáveis por 2,5% a 5% de todas as emissões de gases poluentes. Mas não deixe que estes números minúsculos obscureçam a ameaça das emissões da aviação. É uma das maiores formas de aumentar a sua pegada de carbono pessoal. Prevê-se que as viagens aéreas só cresçam, o que significa que os especialistas precisam de encontrar uma forma de tornar as viagens aéreas mais sustentáveis antes que se tornem uma fonte ainda maior de emissões de gases que provocam o aquecimento do planeta.

Um protótipo Maserati MC20 BEV descarrega eletricidade durante os testes. Veículos eléctricos como estes são uma das principais estratégias utilizadas para reduzir o impacto ambiental dos transportes.

Foto de Davide Monteleone, Nat Geo Image Collection

11. O futuro do transporte está aqui – e é elétrico

Os transportes são responsáveis por cerca de 20% das emissões mundiais de dióxido de carbono todos os anos e, desses transportes, os automóveis são responsáveis por um pouco menos de metade. Mas se os carros eléctricos forem ligados a redes elétricas alimentadas por energia renovável, essas emissões caem a pique. Estão em curso grandes investimentos para desenvolver novos modelos de veículos elétricos mais econômicos e para criar incentivos para que os consumidores os comprem.

As piscinas de evaporação escavadas no Salar de Uyuni, na Bolívia, criam um mosaico colorido na fábrica piloto de lítio de Llipi. O lítio é um mineral essencial para o fabrico de baterias recarregáveis.

Foto de Cédric Gerbehaye, Nat Geo Image Collection

12. Este metal está a alimentar a tecnologia atual – a que preço?

Para alimentar o mundo com eletricidade limpa, vamos precisar de uma nova geração de baterias recarregáveis e de longa duração. O lítio é um mineral leve que ajuda a alimentar esta nova classe de baterias, o que torna este mineral de elevada procura extremamente valioso. Para o extrair do solo, as empresas mineiras têm de remexer em paisagens muitas vezes intocadas e os subprodutos desta extração podem contaminar o solo e a água.

13. Ativistas temem uma nova ameaça à biodiversidade – a energia renovável

Poucos lugares são mais adequados para a construção de energias renováveis do que os desertos, onde o sol é abundante e o vento sopra com frequência. Mas será que os ecossistemas desérticos intocados vão pagar o preço? Uma pequena planta chamada trigo mourisco de Tiehm cresce numa pequena região do Nevada onde os solos são ricos em lítio. Esta pequena planta está em perigo de extinção e a exploração mineira neste local poderá apagar permanentemente o trigo mourisco da paisagem.

O que todas essas alterações ambientais estão causando nas pessoas?

Uma mulher desmaia com o calor durante o Hinglaj, uma peregrinação hindu pelo deserto do Paquistão ocidental. O calor extremo é responsável por mais mortes do que qualquer outro tipo de clima extremo.

Foto de Matthieu Paley, Nat Geo Image Collection

14. Demasiado quente para viver: Milhões de pessoas em todo o mundo vão enfrentar temperaturas insuportáveis

Quando o planeta aquece, dá-se início a uma cascata de consequências complicadas. Mas talvez o efeito mais direto de um planeta em aquecimento seja o grande aumento das temperaturas. O ano passado, 2023, foi o ano mais quente alguma vez registado. Daqui a décadas, poderá ser um dos mais frios. A temperatura perigosamente quente não é apenas incômodo. O calor extremo é uma das principais causas de morte relacionadas com o clima.

15. Os seus alimentos favoritos estão em risco devido ao rápido aquecimento do planeta

Mesmo nas melhores condições, cultivar alimentos é difícil. Os agricultores têm de enfrentar inundações, secas, vagas de frio e pragas. À medida que o clima muda, as condições de cultivo estão mudando e tornando-se ainda mais imprevisíveis. As inundações são mais frequentes, as secas duram mais tempo e o inverno está diminuindo, tornando as culturas mais vulneráveis às vagas de frio da primavera. Alguns dos nossos alimentos mais apreciados - abacates, café, chocolate, pêssegos, tomates - terão de se adaptar ou ser cultivados em novos locais.

Um incêndio florestal de 2018 no norte da Califórnia deixou apenas ruínas nesta comunidade de casas móveis. Os incêndios florestais no Oeste estão a tornar-se maiores e mais comuns em resultado de décadas de má gestão e de um clima mais quente e seco.

Foto de Pete Muller, Nat Geo Image Collection

16. À medida que as alterações climáticas alteram paisagens queridas, sentimos a perda

Se a mudança das nossas paisagem já nos enche de melancolia, pode estar a sentir nostalgia, um sentimento de saudade de um lugar que nunca deixou, enquanto o vê mudar à sua volta. Desde o recuo das zonas húmidas do Louisiana até ao aquecimento das férias de inverno no Norte, as pessoas estão a sentir o luto pelas casas que estão perdendo.

17. A ameaça oculta das alterações climáticas: o luto e o trauma

Os terapeutas vêm cada vez mais pacientes que suportam o fardo psicológico das alterações climáticas. Depois de sofrerem uma catástrofe natural, como um incêndio florestal ou um furacão, os sobreviventes têm de lidar com a perturbação de stress pós-traumático. Além disso, depois de conhecerem as previsões para o futuro, alguns pacientes debatem-se com a “eco-ansiedade”, uma perturbação de ansiedade motivada pelo medo do que o futuro clima lhes reserva.

18. O degelo do Ártico está a aquecer uma nova Guerra Fria

Não existe terra firme no Ártico. É uma região feita de gelo que encolhe no verão e cresce no inverno. Mas esta região está aquecendo mais depressa do que qualquer outra na Terra; em média, quatro vezes mais depressa, e está a criar rotas de navegação - valiosas - através do topo do mundo. O acesso a estas passagens está a aumentar o conflito entre as nações que querem o seu controle.

Uma mulher avalia a sua casa depois de esta ter sido significativamente danificada pelos furacões Laura e Delta em 2020. No Golfo Sul, as comunidades repetidamente atingidas por furacões têm de se confrontar regularmente com a forma e a possibilidade de reconstrução.

Foto de ANNIE FLANAGAN, Nat Geo Image Collection

19. Quantas catástrofes “naturais” pode uma cidade suportar?

Algumas partes dos Estados Unidos correm mais riscos de sofrer uma catástrofe climática do que outras. Partes da Califórnia estão regularmente expostas a incêndios florestais e a Costa do Golfo é atingida por furacões ano após ano. Quando se vive no caminho da catástrofe e se sabe que só vai piorar, o que é que se faz? Reconstruir? Fazer adaptações dispendiosas? E quando é que finalmente se muda? Esta é uma questão com que Lake Charles, Louisiana, se debateu. A cidade fica apenas a cerca de 48 km da costa do Louisiana que se está afundando e, em 2020, foi repetidamente atingida por furacões.

20. O que pode fazer agora mesmo para defender o planeta?

Ninguém tem mais a perder num planeta em aquecimento do que as gerações mais jovens, e estas não estão a desistir da oportunidade de viver em um planeta saudável sem dar luta. Estas perguntas e respostas com o explorador do Nat Geo e ativista climático argentino Eyal Weintraub ajudam os leitores a compreender como também eles podem defender uma ação política para proteger o planeta.